sábado, 8 de dezembro de 2012

A enfermidade do Egoísmo

                                          não deixa perceber sua dignidade...
ergue barreiras para não receber amor, traz divisão...

Egoísmo - "é o pecado original com que todos nascemos, é uma força terrível no coração humano que se opõe e resiste ao maravilhoso plano de Deus. O mundo propaga o egoísmo por todos os meios, utilizando o recurso psicológico mais explorado pela propaganda, a comodidade e a lei do menor esforço"(Tomás Forrest).

Somos todos egoístas - "O egoísmo é a maior das inseguranças, leva-nos a buscar a segurança em nós mesmos,  procuramos ser o centro do universo, enquanto todos os outros nos devem servir.

 "O egoísta está enfermo, não percebe sua dignidade e não se reconhece como pessoa merecedora de amor, por isso, com seu egoísmo, ergue altas barreiras para não receber amor. Não se sente amado, nem digno de amor.Não sabe receber porque isto se compromete a dar. No íntimo desconfia do seu próprio amor.
   Só vê a si mesmo, só escuta a si próprio e se preocupa com seus interesses pessoais.Considera-se auto-suficiente, procura que os outros o sirvam, mas tem que ser como ele quer, não como os outros podem. Por isso, não existe gratidão em seu coração. Nunca é pontual, jamais pede desculpas, sempre encontra meios para não enfrentar algo difícil. Não persevera, tem pouca compaixão e nenhuma paciência. Vive mergulhado numa terrível solidão, embora às vezes a disfarce, ou dissimule".

O egoísta afirma: "Isto é meu, comprei com meu dinheiro, com meu trabalho". O cristão, o verdadeiro servo de Cristo, diz: "Nada é meu, nem sequer minha mãe, meus filhos e minha vida; tudo é para o Reino de Deus, para Jesus, para meus irmãos. Sou um simples administrador, que nada traz a este mundo e nada levará".

"O egoísmo é o pecado que origina as guerras e ocasiona todas as arbitrariedades em que estão mergulhados os homens, por isso vivemos numa injusta ordem econômica mundial : o comércio favorece a quem menos necessita e os países pobres são muitas vezes vítimas dos mais poderosos, que se sentem com direitos de neles intervir de diferentes maneiras. O egoísmo e a ganância econômica trazem profundas desigualdades sociais: a fome e a guerra e os desiquilíbrios da natureza, o paraíso que Deus deu ao homem vive o caos. O egoísmo produz também não só sofrimento com também solidão, angustia, amargura e divisão".

Remédio: Morrer a si mesmo - "Jesus disse a Nicodemos que para entrar no Reino era necessário "nascer de novo". Contudo antes de nascer é preciso morrer". O morrer a nós mesmos nos liberta e capacita para levar uma vida sã, em que somos capazes de amar.
    "Se o grão de trigo não cai na terra e morre fica sozinho. Mas se morre produz muito fruto". (Jo 12,24).
Jesus morreu para si mesmo e venceu o egoísmo- "O egoísmo é o pecado de todos homens,  a cabeça e a raiz de todos os pecados que Jesus veio esmagar. Somente Jesus entregou sua vida num ininterrupto gesto de amor. Ele morreu para que já não vivêssemos para nós e sim para Ele, que por nós morreu e ressuscitou" (2Cor 5,15).

Morrer para nós mesmos, a fim de curar profundamente -"O segredo está em fazê-lo voluntariamente por amor, por fé, sabendo que é o caminho que o Mestre nos apontou, optar entre ser servido e servir, ser compreendido  e compreender, ocupar o primeiro lugar, ou cedê-lo ao próximo.. Seguimos invariavelmente as pegadas de Jesus, que diante da glória que lhe era proposta, aceitou a ignomínia  (Heb 12,2); ele que sendo rico, fez-se pobre ( 2Cor 8,9); poderoso, fez se humilde, lavando os pés dos discípulos (Jo 13,5). Esta é a verdade que liberta completamente. Aí está tanto a saúde como a vida em abundância que Cristo Jesus trouxe ao mundo. Quem não ama permanece nas trevas do egoísmo".

                              
                                    A miséria humana..., fruto do egoísmo. 

Reflexão: "Morrer não é fácil. Quando Jesus disse que precisamos renunciar a nós mesmos, definiu o que isto quer dizer: tomar a cruz de cada dia para segui-lo até o Calvário. A cruz é o lugar para se morrer, e morrer diariamente não é fácil para ninguém; mas é o que Jesus, o bom Pastor fez por nós. É portanto, o que devemos fazer se quisermos segui-lo. Morrer para viver e viver para amar.
  Se não morrermos a nós mesmos, qualquer contrariedade se converterá em catástrofe e todos os traumas normais que sofremos na vida sangram e se infectam, contagiando os outros. As adversidades se transformarão em tragédias e os problemas em traumas. E a hipersensibilidade torna as pessoas vítimas de detalhes insignificantes".

Fonte: -As Escrituras Sagradas
          - Do livro:Jesus Cristo, médico da minha Pessoa - de Tomás Forrest /José H. Prado Flores 
             Edições Louva-a-Deus
          -  imagens representando a divisão pelo egoísmo ; e a miséria, fruto desse mal                                                                                                                                        


Nenhum comentário:

Postar um comentário