quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Viver uma vida cristã

                               A exemplo de Jesus Cristo, a humildade no servir
                           
            "Se me amais, observareis meus mandamentos: "amais-vos uns aos outros"

Viver uma vida cristã : "Tende para com o Senhor sentimentos perfeitos, e procurai-o na simplicidade do coração porque Ele é encontrado pelos que não o tentam e se revela aos que não lhe recusam sua confiança; com efeito, os de pensamentos tortuosos afastam de Deus" (Sab. 1).

Aos mais velhos- "sejam sóbrios e respeitáveis, sensatos, fortes na fé, na caridade e na perseverança e exemplo de dignidade  aos mais novos, no seu proceder. Procedei com sabedoria no trato com todos.  
As mulheres -"igualmente, devem proceder como convém a pessoas santas: não sejam maldizentes, nem intemperantes, mas sejam capazes de bons conselhos, de sorte que as recém casadas aprendam com elas amar seus maridos e filhos, fiéis a seus esposos, amáveis, a fim de que a palavra de Deus não seja desrespeitada. Tudo que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens, certos de que recebereis, como recompensa, a herança, das mãos do Senhor.

 Aos jovens - "exorto igualmente para que em tudo sejam criteriosos. Sê tu mesmo modelo de bom comportamento, de boas obras, íntegros e grave na expressão da verdade, exprimindo-te numa linguagem digna e irrepreensível, para que o adversário, nada tendo que dizer fique envergonhado. No trabalho, devem ser submissos aos seus superiores, dando-lhes motivos de alegria, não sendo teimosos, jamais furtando, ao contrário, dando prova de inteira fidelidade, honrando, assim, em tudo a doutrina de Deus, nosso Salvador. "Servi a Cristo, Senhor. Quem cometer injustiça, pagará pelo que fez injustamente, e não haverá distinção de pessoas."

Contra as discórdias - "Não faleis mal uns dos outros para que não sejais julgados. Aquele que fala mal de um irmão ou julga o seu irmão, fala mal da Lei e julga a Lei. Ora, se julgas a Lei já não praticas a Lei.  Que cada um esteja pronto para ouvir, mas lento para falar e lento para encolerizar-se; pois a cólera do homem não é capaz de cumprir a justiça de Deus". Deixai de lado a inveja, a ira, a animosidade, maledicência, maldade, palavras torpes de vossa boca, nem enganeis uns aos outros. Deixai também a devassidão, as impurezas, os maus desejos, a cobiça, que é uma idolatria. Dessas coisas provém a ira de Deus sobre os descrentes. "Acautelai-vos, pois, de de queixar-vos inutilmente, evitai  que vossa língua se entregue à crítica, porque até mesmo uma palavra secreta não ficará sem castigo, e a boca que acusa com injustiça arrasta a alma à morte" (Sab 11).

A graça de Deus se manifestou para a salvação de todos homens. "Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com auto domínio, justiça e piedade, aguardando nossa bendita esperança, a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo por nós, para remir-nos de toda iniquidade, e para purificar um povo que lhe pertence, zeloso pelas belas obras" (Tt 2, 11-14). Portanto, como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de entranhada misericórdia, de bondade, humanidade, doçura e paciência.

Deveres do cristão em geral -"lembro-vos que devem ser submissos aos magistrados e às autoridades e estejam prontos para qualquer trabalho honesto, não devem difamar ninguém, sejam pacíficos, cavalheiros e delicados para com todos". Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós. Mas acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição.

Contra a intemperança na linguagem - "Não queirais todos ser mestres, pois sabeis que estamos sujeitos a mais severo julgamento, porque todos tropeçamos frequentemente. Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom comportamento suas obras repassadas de docilidade e sabedoria. Pois, a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo pura pacífica, indulgente conciliadora,cheia de misericórdia e de bons frutos, isenta de parcialidade e de hipocrisia. Um fruto de justiça é semeado pacificamente para aqueles que promovem a paz".

 Exortação final: "Sofre alguém um contratempo? Recorra a oração. Está alguém alegre, cante. Alguém dentre vós está doente? Mande chamar o presbítero da Igreja para que orem sobre ele, ungindo com o óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o doente e o Senhor o porá de pé; e se este tiver cometido pecados, estes lhe serão perdoados. Confessai uns aos outros vossos pecados e orai uns pelos outros, para que sejais curados. A oração fervorosa do justo tem grande poder". Sede perseverantes, sede vigilantes na oração, acompanhada de ação de graças.

Reflexão:A vida cristã é uma vida de amor."Tornai-vos praticantes da Palavra e não simples ouvintes, enganando a vós mesmos! Aquele que ouve a Palavra e não a pratica assemelha-se ao homem que observando seu rosto no espelho, se limita a observar-se e vai-se embora, esquecendo-se logo da sua aparência. Mas aquele que ouve a Palavra e pratica o que ela ordena, perseverando; esse é bem aventurado no que faz " (Tg 2,22-a 25).

Fonte: As Escrituras Sagradas- Atos dos Apóstolos.
          imagem:  Jesus, exemplo de humildade

Nenhum comentário:

Postar um comentário