segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A humildade, cura e salva dos problemas


porque destrói toda necessidade de competir
                            "Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração"(Mt 11,29)

    Humildade - "ser humilde não é negar nossas qualidades e sim atribuí-las ao Senhor". Nem sequer consiste em afirmar que todos são melhores do que eu, e sim em reconhecer que nossos dons nos foram dados gratuitamente .(Tomás Forrest).

    Humilde - "não é aquele que não se destaca, nem faz coisas grandes e importantes; também não é quem se esconde, e sim aquele que em tudo o que faz, seja pouco ou seja muito, não fica com a glória para si, mas em justiça entrega a Deus o que lhe corresponde".

"Quando pensamos que um título ou função nos torna superiores aos demais caímos num grave erro. Santo Inácio dizia que o primeiro grau de humildade consiste em 'nunca mentir', não aparentar o que não somos, não usar máscaras ou pintura que nos faça parecer melhores. A humildade  leva-nos a viver a verdade: "Preciso de Deus e dos outros para tudo. Sou uma pessoa limitada, que precisa do poder divino. O fariseu do Evangelho comparou-se com todo mundo, até com Deus. O publicano, reconheceu a própria condição de homem pecador e graças a isso foi totalmente curado".

"Jesus manso e humilde" - Paulo resume a vida de Cristo numa frase: "Humilhou-se a si mesmo" (Fl 2,8). Com toda razão Jesus descreve-se a si mesmo ao afirmar: "Aprendam de mim, que sou manso e humilde de coração" ( Mt 11,29). Sendo Deus fez homem, sendo rico fez-se pobre e sendo Senhor fez-se servo. Trata os discípulos como amigos e sendo seu Mestre chega a lavar os seus pés. Perdoa a todos, não se defende quando o condenam. Nunca procura nada para si, sempre dá tudo... até a prova máxima de amor: morre ultrajado, despido numa cruz, ao lado dos ladrões, sem se envergonhar.
     Diante da tentação de grandeza e glória opta pela cruz. e, uma vez ressuscitado, exaltado pelo poder de Deus, não surge ostentando sua glória, mas esconde no pão e no vinho, disfarça-se de mendigo, pede esmolas, não tem o que vestir, nem o que comer, emigra de um país a outro. Prostra-se nas camas dos hospitais e o encontramos através das grades da prisão".

 A humildade é a fonte da saúde integral da pessoa. "Ela nos cura porque destrói a necessidade de competir. Acaba com as batalhas sutis ou violentas que nos mantém em pé de guerra. Liberta-nos da pressão de ter que chegar sempre em primeiro lugar em todas as metas e de ser o centro de atenção de todas as reuniões. Transforma a nossa hipersensibilidade para não sofrer pelas menores contrariedades.

A humildade baseia-se na verdade: "o que somos e o que não somos, o que podemos ser e o que não podemos, o que fazemos e o que Deus realiza. Nós, de nós mesmos, nada podemos, mas com o poder de Deus podemos tudo".
 O humilde tem clara consciência de ser filho amado de Deus, rei da criação, amigo e herdeiro de Jesus Cristo, templo do Espírito Santo... tudo isso graças ao dom gratuito de Deus. Assim não se enche de vaidade, mas reconhece que recebeu uma graça imerecida. Aceita ser incapaz de amar, mas sabe que tem capacidade para tal, que lhe vem do alto; então diz : "farei tudo que Deus colocar em minhas mãos porque minha suficiência vem d'Ele".
 "Quem de nós pode louvar a Deus como convém? Ninguém. Então digamos: Pai, ajuda-me a louvar-te e bendizer como tu o mereces"  
                                         Faz-me humilde com tua humildade Senhor!                                                                                                           
Pai, eu te dou graças por minhas limitações porque graças a elas reconheço que preciso de ti e dos meus irmãos

Reflexão: A humildade nos faz viver a verdade, nos leva à liberdade, à felicidade, ao desprendimento e à alegria. O Pai é fonte de todo o bem. Somos chamados a participar da Natureza divina (2 Pd 1,4).

Fonte:Do livro: Jesus Cristo médico da minha Pessoa,  de Tomás Forrest / José Prado Flores - Comunidade Emanuel - Ed. Louva-a-Deus - 4a. ed. -1991
          -Imagem: - Jesus e o exemplo de humildade
                          - oração de ação de graças, confiança e louvor

Nenhum comentário:

Postar um comentário