quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

"A verdade sobre Jesus Cristo"

"Ele é a imagem verdadeira de Deus (Cl 1,15)
                                     "Seu estilo de vida nos conduz à verdadeira vida".  

Jesus Cristo -"Ele não trouxe apenas a verdade: Ele é a verdade. Isto significa que além de ensinar a verdade, seu estilo de vida nos conduz para verdadeira vida em Deus. Ele nos ensinou como vive verdadeiramente um filho de Deus. Ele é a imagem verdadeira de Deus (Cl 1,15), cheio de graça e de verdade (Jo 1,14), testemunha fiel e veraz" (Ap 3,14).

  "É o único Salvador que liberta todos os homens e todo homem. Seu plano é libertar de toda mentira de todo egoísmo, afastando qualquer disfarce e pecado para nos transformar em homens novos, para um dia ele mesmo nos apresentar diante de seu Pai, dizendo-lhe: "Pai, aqui tens outro filho teu como eu".
    Ele foi um homem soberanamente livre, que nunca se deixou subornar pelas glórias que este mundo oferece. Jamais algo o dominou, coagiu a sua liberdade. Nunca dependeu das coisas materiais, nem de quem as possuía em abundância. Até seus inimigos reconheceram que era autêntico e vivia na verdade: - "Mestre, sabemos que és verdadeiro e que ensinas o caminho de Deus em toda verdade, sem te preocupares com ninguém, porque não olhas para a aparência dos homens" (Mt 22,16).

   O mundo e a carne jamais o dominaram. Satã tentou-o, propondo-lhe o desejo de poder, o caminho fácil, mas Ele seguiu em frente com a vitória. Denunciou as mentiras do mundo e por isso todos o odiaram e crucificaram no Calvário. Nunca aprovou enganos e as transitórias glórias mundanas. Renunciou a ser rei e fez-se servo, lavando os pés dos discípulos, curando os enfermos, abençoando as crianças, estabelecendo sempre a prioridade do amor".

 Era particularmente livre da pior das escravidões: o pecado. Pessoa alguma pode acusá-lo de pecado (Jo 4,846). Fez-se semelhante a nós em tudo, exceto no pecado (Hb 4,15).
  Jesus Cristo veio a esse mundo precisamente para nos capacitar para o cumprimento de nossa vocação. Presentou-nos com aquilo que o tornou Jesus: O Espírito Santo, que nos vai transformado em sua própria imagem" (2Cor 3,18).
  Quando ele afirma: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" está descrevendo para nós um modo de viver, dando a entender claramente que seu estilo de vida é o correto para um filho de Deus. portanto, sua maneira de falar, servir, amar e passar o tempo é a única forma de saúde."

 Jesus nos propõe meios totalmente diversos aos do mundo, para conseguir a felicidade. Resumem-se no Sermão da Montanha (Mt 5-7) e de modo especial, nas bem-aventuranças (Mt 5,1-11). Aqui o autor sintetiza o espírito dessa mensagem:
- "Você não é feliz por aquilo que possui e sim quando não necessita. Por isso a verdadeira riqueza começa quando desaparece o afã das riquezas porque já encontrou  a Pérola preciosa.
- A felicidade não está em receber em sim em dar, em dar-se. Não é o possuir que realiza o homem e sim o ser; ser mais homem mais livre, mais autêntico.
- a felicidade não se apoia em ter um nome e prestígio, e sim em não depender das glórias passageiras, ou das críticas.
- O amor, manifestado de maneira especial através do perdão, é a maior armar dos seres humanos. Somente os covarde e os fracos necessitam de armas e bombas atômicas. Os que contam com a força do Alto não precisam de espadas, nem de exércitos (Zc 4,6¨). O poder para destruir é demasiado pobre em comparação com o poder para construir."

Reflexão: "Aqueles que contam com o Senhor renovam suas forças; dá-lhes asa de águias. Correm sem se cansar, vão para frente sem se fadigar" (Is 40,31).

Fonte: do livro:  Jesus médico da minha Pessoa, Tomás Forrest / José H. Prado Flores.
Comunidade Emanuel - 4a. edição- Ed. Louva-a-Deus - 1991
                 -As Escrituras, a Bíblia Sagrada
                -Imagem : Jesus Cristo, o pastor


Nenhum comentário:

Postar um comentário