quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Escravidão da Mentira


                                           Romper os elos que nos aprisionam...
               Na medida que vivermos a luz da verdade, sairá de nós toda treva da mentira

 Mentira e falsidade -  "É outra enfermidade muito comum, a escravidão da mentira. Tão extensa e generalizada, que é aceita de forma normal e ordinária de vida. Nossa sociedade vive escravizada  pela mentira, encarcerada nos enganos do mundo, presa aos apetites desmedidos e aprisionada aos falsos valores do poder, da glória e do materialismo.O problema do nosso mundo é que está sob o domínio do Pai da mentira, que o seduz de mil formas, submetendo-o assim a sistema de pecado e a situações pecaminosas" (Tomás Forrest).

O orgulho é uma mentira porque nos apresenta como capazes e fortes: leva-nos a cair na armadilha, pensando que por nossos merecimentos possuímos algo que na realidade nos foi dado gratuitamente por Deus. E a humildade nos leva a viver a verdade : preciso de Deus e dos outros. Nós que fomos chamados à liberdade, nascemos na escravidão do pecado. O único caminho para nos apropriarmos dela é viver a verdade. Não se pode ser sadio sem viver completamente livre. A maneira eficaz de expulsar demônios é livrar-nos de todas as cadeias do materialismo, sensualismo, egoísmo, orgulho, vaidade e mentira.

  A cura integral é: ser livre de toda mentira e falsidade, sendo este pecado, o pior de todos enganos. A perfeita liberdade implica a renúncia a Satanás e todas as suas obras e ardis que o mundo seduz com falsos valores: egoísmo, orgulhoso que faz de si mesmo um deus, avareza, cobiça, prevaricação,a idolatria ao dinheiro e os bens materiais, corrupção; elos falsos, desamor, adultério, desintegração familiares, perversão sexual, impiedade, libertinagem, as glórias mundanas..., etc. A perfeita liberdade implica a renúncia a Satanás e a todas as obras e ardis com que seduz o mundo e seguir o estilo de vida de Jesus Cristo.

  Na cura integral, Cristo Jesus partilha conosco o seu Espírito e "onde está o Espírito do Senhor ali está a liberdade" (2Cor 3,'7). Recebemos o espírito de adoção para viver como filhos livres de toda escravidão; e uma vez filhos, co-herdeiros de todos os bens de nosso Pai, Deus.

   A liberdade não é conseguida num instante. O povo de Israel levou 40 anos para chegar à terra prometida.Toda uma geração teve que peregrinar enfrentando obstáculos e perigos. Não há atalhos, nem receitas mágicas. A libertação é um caminho e uma conquista. Não é fácil. É preciso atravessar a solidão do conhecimento de si mesmo e encontrar-se face a face com Deus.

Jesus nos apontou o caminho  que conduz a permanente liberdade:  "Aquele que se mantém fiel à minha Palavra será verdadeiramente meu discípulo; e conhecerá a verdade e a verdade o fará livre" (Jo 8,34). O único caminho é nos mantermos fiéis à sua Palavra, ou seja que seus critérios e valores dirijam a nossa vida. Somente a verdade nos liberta.

    Ele veio libertar-nos de nossa escravidão e romper todos os elos que nos aprisionam, tanto das estruturas injustas, como os nossos medos e complexos e os falsos valores. Sua obra atinge o aspecto interior e exterior, as situações de pecado e todo pecado no singular.
"O Espírito Santo está sobre Ele e ungiu-o para proclamar a liberdade aos cativos e dar liberdade aos oprimidos."(Lc 4,18-19)

Reflexão: "A Verdade nos liberta. Viver na verdade é o único caminho para ser livre. Mas quem nos poderá manifestar essa verdade? "A Lei de Moisés. A graça e a Verdade nos vieram através de Jesus Cristo" (Jo 1,17). Ele não trouxe apenas a verdade. Ele é a verdade. A verdade sobre Jesus e a verdade sobre nós mesmos, e desse modo conheceremos o plano que Deus tem sobre cada um de nós".

Fonte: do livro - Jesus médico da minha Pessoa de Tomás Forrest / José H. Prado Flores.
           Comunidade Emanuel - Edições-Louva-a-Deus - 4a. ed. - 1991
          - imagem -   libertação da mentira, jpg 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário