sábado, 15 de dezembro de 2012

A enfermidade do Orgulho

é o princípio de todo o pecado
                          Na humildade,confessar o orgulho, nossa miséria espiritual                                                                  

 Orgulho, sua enfermidade:  "Não se trata do desejo de superação que Deus colocou no coração humano - ser melhor, saber mais, ou ser capaz. É uma sede desmedida de ambição que nos faz entrar em competição: ser mais rico que o outro, mais sábio que o companheiro, mais capaz que o vizinho para demonstrar a superioridade sobre os demais. Assim está sempre insatisfeito, o adúltero e o avaro vivem descontentes porque querem mais do que aquilo que possuem, mais do que têm os outros"(Tomás Forrest). 
   "É uma estima e um amor desordenado da nossa pretensa excelência. Alimenta-se das nossas próprias virtudes e procura confiscar em seu proveito os dons mais delicados de Deus, para com eles cevar" ( São Tomás). "No solo corrompido de nossa miséria, aí está, com raízes mais fundas, o orgulho, princípio de todo pecado" ( Eclo 10,15).

O orgulho, a soberba -  "é por natureza o pior, o mais grave, de todos os pecados. Enquanto todos os vícios fogem de Deus, só o orgulho lhe faz frente. Daí as palavras de São Tiago: "Deus resiste aos soberbos" (Tg 4). A aversão a Deus e aos seus preceitos - que nos demais pecados não é senão uma consequência - constitui a verdadeira natureza do orgulho, cujo ato próprio desprezo de Deus explícito ou, o que é mais frequente, implícito".

-Por orgulho Lúcifer disse: " Não servirei a Deus" e fundou um reino onde ele fosse o número um.
-Por orgulho Adão e Eva não aceitaram a sua condição de criaturas e quiseram ser como Deus.
-Por orgulho Caim matou Abel, por não aceitar que seu sacrifício fosse inferior ao do irmão.
-Por orgulho Hitler quis ser o líder de uma raça superior, exterminando seis milhões de homens   exatamente iguais a todos nós.
-Por orgulho nos prendemos ao desejo do poder que o mundo oferece: dinheiro, títulos, marcas, prestígios, fama, e outros...

   "Se o lema dos egoístas é "tudo para mim",  o do orgulhoso é "sou superior a você"-  vive competindo, mas não pode gozar de seus triunfos porque sabe que são fugazes, cheios de vanglória. "É altivo, vaidoso, irascível, avaro, invejoso. A sensualidade o arrasta, a mortificação repugna-o. É dúbio, falso, egoísta, murmurador e vingativo. As coisas divinas o aborrecem, vive em cansaço espiritual e o desalento domino-o" (Conchita Armida)

"O orgulhoso é em geral, muito tolerante com seus defeitos, desculpa-os sempre, explica-os, ou nega-os. Tem sempre uma razão para justificar-se, mas é muito exigente com as faltas e as limitações dos outros. Seus pecados nunca são pecados, mas as faltas dos outros são indesculpáveis, imperdoáveis e inesquecíveis.

"O orgulhoso está sempre criticando o próximo, caluniando-o se necessário para liquidar seu prestígio, porque não admite ninguém perto de si. Precisa divulgar as faltas dos outros para demonstrar a sua superioridade. Precisa que os outros falem bem dele, não tolera crítica, nem admite correções, ainda que feita com amor".
O remédio é a humildade : aquele que em tudo que faz seja pouco ou seja muito, não fica com a glória para si, mas em justiça entrega a Deus o que lhe corresponde.

Reflexão: "O orgulho é uma enfermidade universal - "Somos todos orgulhosos. Contudo, enquanto censuramos o orgulho nos outros, em nós procuramos ocultá-lo, dissimulá-lo ou disfarçá-lo. É fácil identificar uma pessoa orgulhosa, mas é muito difícil nos reconhecermos como tais. "É a doença que sempre detestamos quando a encontramos nos outros, mas dela todos padecemos, e é ao mesmo tempo a mais difícil de ser reconhecida por nós mesmos" (S.S.Lewis). "Ai daqueles que são sábios aos próprios olhos, e prudentes em seu próprio juízo (Is 5,21). Os olhares altivos serão abatidos"(Is 5,15).

Fonte:  Dos livros: - Jesus Cristo, médico da minha Pessoa - Tomás Forrest / José H. Prado Flores
                              Comunidade Emanuel - Edições louva-a-Deus.
                             - A Arte de Aproveitar as Próprias Faltas - Joseph Tissot - Ed Quadrante
            imagem - Jesus e o pecador jpg 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário