sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

As verdades do mundo:

                                                      o que importa é possuir, diz o mundo...      
                             ganância - dinheiro e poder, fama, vaidade, ostentação...

As verdades do mundo - "Vivemos num mundo enganador porque ele mesmo foi enganado, chegando a usar disfarces religiosos, ou motivos piedosos, justiça ou liberdade para nos afastar da verdade".(Tomás  Forrest)

 O mundo propõe certos valores como fontes de felicidade e realização pessoal. Apresenta-os de maneira tal que consegue seduzir muita gente ao dizer :
  -"Você deve fazer qualquer coisa para conseguir dinheiro, que é fonte de felicidade. Não importa os meios para obtê-lo, injustiça ou corrupção. O ouro, é o que há de mais de valioso neste mundo, mais que a dignidade humana.
   -Você é feliz quando todos falarem bem de você; o reconhecerem e prestarem atenção ao que diz.    Feliz quando seus êxitos são reconhecidos e suas opiniões infalíveis.
  -Você é feliz quando se veste as etiquetas de prestígios, se tem condições  de adquirir coisas finas, caras e especialmente se forem  importadas.
 - Você será feliz na medida que possuir coisas e bens materiais, portanto deve tratar de conseguir tudo o que deseja. O que importa é possuir, embora não seja necessário, de preferência o que está em moda ou proporciona certo ascendente sobre os outros.
- Você é feliz se tem imagem respeitável diante dos outros. Se seu prestígio for reconhecido, se os demais o aplaudem e você triunfa diante deles. Se sobressair entre todos por suas opiniões, e inteligência.
- Feliz quando está acima dos outros, dominando-os. É feliz quando tem quem mandar e todos obedecem. Deve buscar o poder a todo preço, embora tenha que pisotear os outros, difamá-los, ou alterar os votos".
  A busca exagerada dos próprios interesses é origem de frustrações e conflitos com os outros, porque nunca se ficará satisfeito; as ambições vão crescendo mais e mais que o necessário e será isso motivo de competição com os outros, o que provocará violência e injustiça.

  Propaganda do mundo -o recurso psicológico mais explorado pela propaganda é o da comodidade e a lei do menor esforço. E se analisarmos a propaganda também perceberemos que está constantemente nos propondo a maneira de ser superiores aos outros. Bombardeia-nos desde as formas mais sutis até as mais óbvias para que nos sintamos superiores aos outros. A beleza, o carro, uma roupa, o sucesso ou o reconhecimento de determinada pessoa são utilizados como motivos para demonstrar superioridade. A publicidade está sempre incentivando o consumo e a competição.
   Os dois sistemas, o proposto por Jesus e o apresentado pelo mundo são totalmente opostos um ao outro, excluem-se mutuamente e não se pode aceitar ambos parcialmente, optar por um contra o outro e vice versa. Não há meio termo. Pois, não se pode servir a dois senhores. (Mt 6,24) e o Dinheiro é um senhor impiedoso: ele sufoca no cobiçoso a Palavra do Evangelho (Mt 13,22) e ele faz esquecer o essencial, a soberania de Deus (Lc 12,15-21) e a dignidade humana. "Quem põe sua confiança na riqueza nela afundará", (Pv 11,28) ,  Jr 5,9,22) Na ótica do mundo ter vale mais que ser.

"Viver na verdade do que somos fará com que valorizemos nossa dignidade humana, a ponto de já não termos necessidade de aparentar o que indubitavelmente vale menos do que aquilo que somos. A humildade leva-nos a viver a verdade. E a verdade nos liberta do individualismo para podermos viver na solidariedade humana. A verdade cura no mais profundo do ser. A verdade nos liberta dos falsos conceitos de riqueza, revelando-nos que a verdadeira pérola preciosa é a santidade e o maior tesouro é a união pessoal com o próprio Deus. Temos que ser humildes e morrer para nós mesmos, morrer para nosso egoísmo. Esta é a melhor maneira de viver, embora seja contrária aos critérios do mundo". A verdadeira riqueza não é afinal a que se possui, mas a que se dá, tal doação chama a generosidade de Deus" (2 Cor 9,11).

   "Já que o mundo, com sua sabedoria, não reconheceu Deus, na sabedoria divina, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura de sua mensagem. "Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se julga sábio à maneira do mundo, faça-se louco para tornar-se sábio: porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois (diz a escritura), Ele apanhará os sábios na sua própria astúcia (Jo 5,13).

 Reflexão: "Tudo é permitido, mas nem tudo convém. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica. Ninguém busque o seu interesse, mas o do próximo" (1Cor 10,23-24). Somos convidados a viver no mundo, sem pertencer aos valores do  mundo. "Portanto, ninguém ponha sua glória nos homens. O Senhor porá as claras o que se acha escondido nas trevas. Ele manifestará as intenções dos corações" (1Cor 4, 5).

Fonte:  -  As Escrituras Sagradas, A Bíblia.
            -Do livro: Jesus Cristo médico da minha Pessoa - Tomás Forrest / José H. Prado Flores     -                                                                                    Comunidade Emanuel- Edições Louva-a-Deus
          -Vocabulário de Teologia Bíblica - Ed. Vozes
           -imagem: ganância, dinheiro e poder- jpg 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário