quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

"A verdade sobre o homem"

                                      Ele foi feito à imagem e semelhança de Deus
para viver a unidade, liberdade e a verdade

O homem -"não é produto de um cego evolucionismo; foi planejado eterna e pessoalmente pela misericórdia de Deus e foi feito à imagem e semelhança do Criador; onde se fundamenta a dignidade do ser humano"( Tomás Forrest).

"A gloriosa vocação do homem é: viver a unidade, a liberdade e a verdade - construir um mundo de justiça e paz. Com Deus, viver como filho amado; com os homens viver como irmãos. com as criaturas, viver como senhor. E ainda foi chamado a viver, gozar e participar eternamente da Natureza divina. Embora o homem tenha recebido tudo isso, está longe de manifestá-lo.
    Ferido pelo pecado vive em contradição: 
 - A nível pessoal: com traumas, complexos, egoísmo e orgulho, confundindo liberdade com libertinagem, sofre e faz sofrer os outros. Sem controle sobre suas paixões e pensamentos. Desonesto, invejoso, ressentido, etc.
 - A nível comunitário - apesar dos modernos meios de comunicação, o homem tem dificuldade de se comunicar.  As famílias se desintegram, há luta entre as gerações, divisão entre os cristãos e socialmente o homem vive se competindo com os outros. O homem é a causa de dor e sofrimento para os semelhantes. É incapaz de servi-los desinteressadamente.
 - A nível social - os sistemas econômicos dominam e escravizam-no com injusta ordem econômica, guerras fratricidas até em nome da religião; lutas de classes, demagogias, pornografia e corrupção. É como se o custo das conquistas tecnológicas, industriais e de progresso custassem a renuncia aos valores mais importantes e transcendentais, tais como a reconciliação, o perdão, a união e a solidariedade. Estamos ainda muito longe de refletir à imagem e semelhança de Deus. O pecado transfigurou a imagem do homem, por isso a humanidade vive o caos. Só há um único caminho: render-se a Jesus Cristo e a Deus.
    Precisamos reconhecer que o pecado nos feriu profundamente, que nos incapacita para realizar o plano original de Deus para a humanidade. Ainda é difícil identificar em cada um de nós a imagem de Cristo.
   O sistema proposto por Jesus e o apresentado pelo mundo, são totalmente opostos um ao outro, eles se excluem mutuamente e não pode aceitar a ambos parcialmente, optar por um contra ao outro e vice versa. Não há meio termo.
   A fé nos assegura que no caminho de Cristo, está a verdadeira felicidade. E a saúde completa, nós a conseguiremos na medida em que imitemos o seu estilo de vida e não o que o mundo nos apresenta com sua propaganda e sedução..
  Cabe-nos escolher o caminho, mas consciente de que não se pode servir a dois senhores. Que a luz nada tem a ver com as trevas, que a verdade é antagônica a todo tipo de mentira e embuste. Essa postura implica um alto nível de saúde, que se chama força de caráter".

Reflexão: "Na medida em que vivermos a luz da verdade, sairá de nós toda treva da mentira. A verdade nos cura interiormente porque nos liberta de toda escravidão e preocupação, impedindo-nos de perder a paz e a liberdade". Antes de buscarmos a nós mesmos, os interesses materiais, o Senhor nos ensina que devemos primeiro buscar seu Reino e sua justiça e tudo o mais nos será dado por acréscimo" ( Mt 6,33).

Fonte: -Do livro Jesus médico da minha Pessoa - Tomás  Forrest/ José H. Prado Flores.
              Comunidade Emanuel - Edições Louva-a-Deus. 1991 - 4a. ed.
            - imagem: o homem semelhança de Deus, em louvor




Nenhum comentário:

Postar um comentário