quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Planejados para agradar a Deus

                               e  adorá-Lo em espírito e verdade
       "Tu criaste todas as coisas, e é para teu agrado que elas existem e foram criadas". (Ap 4.11)

 Planejados para agradar a Deus - Todos fomos planejados para agradar a Deus. "No momento que cada um nasceu Deus estava lá como testemunha invisível, sorrindo ao assistir o seu nascimento. Ele quis que cada um viesse ao mundo, e a chegada de cada um deu lhe enorme prazer. Deus não precisava nos criar, mas escolheu fazê-lo para satisfação dele", para participar da obra da Criação.
    Viver em seus caminhos, deve ser o primeiro propósito de nossa vida. "Se somos tão importantes para Deus, se ele nos considera valiosos o suficiente para nos manter consigo por toda a eternidade, que maior relevância nós poderíamos alcançar? As Escrituras nos dizem que Deus quis que nos tornássemos seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois esta é a sua vontade". E Jesus veio para nos ensinar tudo que seu Pai lhe deu a conhecer.

 "Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele prestará culto"(Mt 4,10). É nosso primeiro dever para com Deus, adorá-lo. É nosso dever e salvação darmos glória a Deus. O gesto clássico do "orante" na liturgia cristã - com os braços estendidos, as mãos exprimindo, conforme sua posição, a oferenda, a súplica ou a saudação,  inclui o seu sentido profundo.

 O Senhor se agrada somente daqueles que o adoram e confiam em seu amor( Sl  147,11).Quando adoramos, nosso objetivo é agradar a Deus e não a nós mesmos. Nossa motivação é glorificar e    agradar ao nosso Criador; uma necessidade intrínseca de nos ligarmos a Deus. Adorar é tão natural quanto comer e respirar. Quando não conseguimos adorar a Deus, sempre achamos um substituto, ainda que no fim seja nós mesmos. A razão pela qual Deus nos fez com esse desejo  é que ele anseia por adoradores! Jesus disse: "...os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai  em espírito e verdade, e são estes os adoradores que o Pai deseja" ( Jo  4.23).

Jesus Cristo é o Senhor - a adoração reservada ao Deus único é devida a Jesus crucificado, confessado como Senhor e Cristo (At 2,36). "Ao seu nome se dobra todo joelho no céu, na terra e nos infernos"(Fp 2,9ss ;  Ap 15,4). Adoração ao Messias, um Deus feito homem e salvador (Ap 13,4-5). A adoração não cessará nem de dia nem de noite (Ap 4,8) pela qual são rendidas honra e glória Àquele que vive pelos séculos. (Ap 4,10 ; 15,3s)

"Qualquer atitude que venha agradar a Deus é um ato de adoração. Adorar é um estilo de vida". Tudo o que fizerem,  façam de todo coração, como para o Senhor, e não para os homens.(Col 3,23  ) este é o segredo de um estilo de vida em adoração. Em Isaías,  cap. 29, Deus reclama  de uma adoração sem entusiasmo e hipócrita, louvores fingidos, palavras vazias. O senhor diz: "Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam é feita só de regras feitas pelo homem".( Is 29,13).

 Louvar deve ser a nossa primeira atividade - assim que abrirmos os olhos pela manhã, e nossa última atividade ao fechá-los à noite. A adoração, não é fazer parte de nossa vida, ela deve ser nossa vida. O rei Davi disse: "Eu agradecerei ao Senhor o tempo todo. Minha boca sempre o louvará" (Sl  39,1).Cada atividade  pode ser transformada em ato de adoração, quando se faz para louvar, para glorificar a Deus. Sua vida diária, seu dormir, comer, trabalhar e passear, ponha diante do Senhor como oferta (Rm 12,1). O seu trabalho se torna ato de adoração quando você o dedica a Deus e o realiza consciente de sua presença. Procuremos sempre ajuda do Senhor, estejamos na sua presença e cantemos glórias e louvemos ao Senhor desde o nascer até o por do sol. (Sl  113,3).

  Sem fé é impossível agradar a Deus, pois para se chegar a ele, é necessário que se creia  primeiro que ele exite e que recompensa os que o procuram (Hb 11,6).

Reflexão: "A essência da adoração é a rendição ao Senhor, um ato inteligente e racional.  E o maior obstáculo às bênçãos de Deus em sua vida não são os outros, mas você mesmo: sua teimosia, seu orgulho obstinado, egoísmo e sua ambição. Você não pode cumprir os propósitos de Deus em sua vida enquanto estiver enfocado em planos pessoais. Seus momentos mais sábios serão aqueles que disser sim a Deus".

Fonte: - As Escrituras Sagradas.
            - Vocabulário de Teologia Bíblica, Ed. Vozes
            - Livro: Uma Vida com propósitos - de Rick Warren - Ed. Vida, 2003
           imagem: Chamado de Deus -jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário