quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Deus prova o homem para conhecer seu coração,

                             a realidade profunda,  além das  aparências incertas...                             
                     A prova é um dom da graça, e a tentação um convite ao pecado .

Provação - lembra uma realidade voltada para a ação: um exame, um concurso; a outra ligada ao sofrimento: uma doença, um luto, um fracasso. De acordo com uma sabedoria já religiosa - o sofrimento é sentido como um teste revelador do homem.

O sentido ativo é primário na Bíblia,  "por à prova"-  significa procurar conhecer a realidade profunda, além das aparências incertas. Como uma liga, como um adolescente, deve o homem "provar o seu valor"; não havendo nisso nada de aflitivo.

Deus prova o homem para conhecer o fundo do seu coração, ( Dt 8,2) e para dar a vida (Tg 1,12). E o homem tenta também provar a si que é  "como Deus",  mas sua tentativa é por uma sedução e culmina na morte, (Gn 3; Rm 7,11). Aqui a prova se torna tentação, e um terceiro personagem intervém: o Tentador".

Assim, a "prova" está indicada para conceder a vida (Gn 2,17) ; Tg 1,1-12), enquanto que a tentação "gera a morte" (Gn 3 ; Tg 1,13s); a prova é um dom da graça, e a tentação um convite ao pecado. A humanidade está engajada numa prova que a transcende e que ela não vencerá senão pelo efeito duma graça (Gn 3,15) pela vinda da descendência que levará a prova a seu termo vitorioso. Cristo é a descendência segundo a promessa, o primogênito do povo novo. No deserto, Jesus vence o tentador em seu próprio terreno (Lc 4,1s ; 11,18s). Ele é ao mesmo tempo o homem que se alimenta da Palavra de  Deus e "Javé salvador" a quem seu povo continua a tentar (Mt 16,1 ; 19,3;  22,1)

Deus tem um propósito por trás de cada problema -  Ele usa  as circunstâncias para desenvolver nosso caráter, e para nos trazer para perto de si. "O Senhor está perto dos que tem o coração quebrantado e salva os de espírito abatido" (Sl 34,18). "Quando passais por diversas provações, sabeis que a prova da vossa fé produz a paciência. Mas é preciso que a paciência efetue a sua obra, a fim de serdes perfeitos e íntegros, sem fraqueza alguma. Se alguém necessita de sabedoria, peça a Deus - que a todos dá liberalmente, com simplicidade e sem recriminação - e ser-lhe-a dada. Mas peça com fé sem nenhuma vacilação" ( Tg 1,2-6).

 "É somente ao sofrer que conheceremos a Jesus. No sofrimento, aprendemos coisas a respeito de Deus que não podemos aprender de nenhuma outra forma.Os problemas nos forçam a olhar para Deus e a depender dele em vez de confiar em nós mesmos.  Suas mais íntimas e profundas experiências de adoração ocorrerão nos dias mais sombrios, quando seu coração estiver partido, você estiver abandonado, não tiver nenhuma opção, a dor for intensa -  você vai buscar somente a Deus. É durante períodos de sofrimento que podemos aprender a fazer nossas orações mais sinceras, autênticas e honestas para com Deus. Quando sentimos dor física ou emocional, não fazemos orações superficiais. Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus. E por outro lado, todas as coisas contribuem para o mal daqueles que vivem em oposição a Deus, insistindo em seguir o próprio caminho".


Reflexão: Cada problema é uma oportunidade para edificação do caráter;  o domínio próprio, mansidão, produz paciência e prova a fé e a esperança. E "sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que amam e são chamados...". As Escrituras comparam as provações ao fogo que refina o metal, queimando as impurezas. Pedro nos diz: "Essas dificuldades vêm para provar que sua fé é pura. Essa pureza de fé vale mais que o ouro" (1P 1,7).Jesus nos disse que teríamos problemas no mundo.Coragem, eu venci o mundo" (Jo 16,33)  Ele estará conosco até o final dos séculos. Aquele que nos dias de sua vida mortal pôde "vir em auxílio dos que são provados" (He 2,18),quererá, no dia do juízo, quando voltar em glória, identificar-se com todos os sofredores da terra (Mt 25,35-40).

Fonte:- As Escrituras Sagradas, a Bíblia
           -Vocabulário de Teologia Bíblica - Ed. Vozes
           -Uma Vida com Propósitos - Rick Warren - Ed. Vida
           -imagem: 33 jpg - quando passamos por provações.

17 comentários:

  1. ouvi falar que DEUS É onisciente, onipresente, onipotente, e que sonda os pensamentos do homem! acho desnecessário essa tal de prova ou teste, falar que DEUS PROVA PRA SABER O QUE TEM NO CORAÇÃO DO HOMEM É O MESMO que dizer que ele não é onisciente, e que ele precisa ver pra crer, só acho que toda a igreja de hj que se diz cristã terá que reanalisar esse conceito furado. se deus é onisciente ele sabe o que esta no coração, e se o onipresente acredito que o seja também não só em espaço mas também em tempo, sendo assim ele saberia os meus pensamentos daqui a 10 minutos diante de qualquer situação, saberia também minhas decisões e resposta a qualquer uma delas seja boa ou ruim, talvez seja um equivoco dizer que DEUS precisa provar pra saber, esse seu conceito descrito acima me incomoda e entristeci o coração de DEUS, POIS É ADOTADO PELA IGREJA DO MUNDO INTEIRO, PRECISAMOS REVER ESSE CONCEITO SINCERAMENTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como certeza também eu creio irmão que Deus não precisa examinar o coração de ninguém para ver quem é o homem, pois ele conhece muito bem cada um de nós. Creio que a prova de Deus não é para nos conhecer, mas para poder gerar em nós um fruto mediante situações difíceis na vida. Pois está escrito que ele não tenta ninguém ao mal nem ao pecado. Creio que ele permite certas coisas,mas tudo está no controle do Senhor, em não permitir passarmos por situações que não suportaria

      Excluir
    2. esse fabio dos santos está assistindo muito youtube por exemplo salatiel junior kkkkkk

      Excluir
    3. Deus é uniciente.quando Deus te prova ele estar mostrando pra ver mesmo até a onde você pode ir porque Deus ti conhecer mais do que você mesmo. O kit...

      Excluir
  2. Se vc se apresenta para servir a Deus ,prepare-Se para a provação, tenha coração reto.seja constante e não se desvie no tempo da adversidade. Portanto Leiam o livro de jó e vão perceber que ele era íntegro e reto , mas o tentador desafiando Deus, disse que o mesmo se passasse por tribulações o amaldiçoado na cara.e Deus permitiu ....tudo o que aconteceu com ele , menos tirar a vida dele....leiam mais a bíblia e parem de dar ouvidos a terceiros...

    ResponderExcluir
  3. Peço aos amigos que leiam e me expliquem esse texto em Deuteronômio cap 8.2... Sim, temos plena convicção de que Deus é Onisciente, Onipresente e Onipotente, portanto, me expliquem por favor.
    está escrito Assim: E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te tentar, PARA SABER O QUE ESTAVA NO TEU CORAÇÃO...

    ResponderExcluir
  4. Acredito que esse trecho do versículo, "para saber o que estava no teu coração" não quer dizer que Deus quer saber o que estar no coração do indivíduo, e sim o indivíduo que está passando pela prova que vai saber o que tem no seu coração, pois o ser humano não conhece os seus limites.

    ResponderExcluir
  5. Deus é onipotente onisciente onipresente Deus sabe de todas as coisas não tá aprovando meu coração ele está nos preparando para nós não vacilar

    ResponderExcluir
  6. um exemplo série tem pecado que vai te levar para o buraco se você for preparado para não cair daquele buraco você não vai cair naquele buraco amém entendeu Deus está preparando

    ResponderExcluir
  7. Estou passando por grandes provas, o q me fez parar para indagar com Deus varias vezez é q eu sempre vivi na prova sempre desde pequena sempre passei por momentos de provas q mesmo sendo muito jovem eu conseguia sentir q era espiritual porem com passar dos anos conforme fui conhecendo a Deus eu persebi q as provas foram aumentando de forma q monentos de Paz se tornaram como q momentaneos tipo aproveite porque logo vem prova sofrimento. E nao é so uma prova sao varias ao mesmo tempo como problema familiar conjugal com filhos saude financeiro juridico e o pior vc sabendo da sua inocencia... Por tempo eu murmurei nao vou dizer q meu semblante nao fica intristecido fica sim... Choro com Deus e ate com algumas pessoas mas hoje tenho plena certeza de q tudo q estou passando tem um proposito e q é pra meu crescimento e fortalecimento eu nao sei muito bem o q vem por ai se eu estou sendo preparada para um vento mais forte q todos esses q passei e estou passando, se é uma preparaçao entre eu e Deus para q eu venha ser moldada da firma q Deus quer por nao esta do jeito correto ainda ou se é a vitoria ja chegando o fato é q eu penso q nao é vitoria chegando mais sim Deus me moldando e me preparando pra batalhas maiores e eu agradeço a Deus pelas provas doi muito doi de mais porem eu sinto ele comigo enquanto uns me rejeita me agride eu sinto ele me abraçando e me confortando. E mesmo q tem horas q eu fico fraca e mesmo q tem horas q acho q nao vou suportar mesmo assim eu me agarro nele e pela fé eu vou seguindo. Mas nem sempre foi assim em outros tempos eu tentei tirar minha vida pensei em fazer isso varias vezez achando q essa seria a soluçao. Por isso tenho plena certeza Deus prova quem ama ele prova para nos fortalecer.

    ResponderExcluir
  8. DEUS PROVA O HOMEM, PARA O HOMEM CONHECER O SEU CORAÇÁO. DEUS REVELA O ESTADO DO NOSSO CORAÇAO!

    ResponderExcluir
  9. Porquê Deus prova o homem?
    Para mostrá-lo que ele não tem domínio sobre si.
    Para ensina-los a busca-lo de todo coração pois se Deus não prova o homem achará que pode resolver tudo na força do seu braço.

    ResponderExcluir
  10. Nas maiores provas que temos maiores ecperiencias com Deus...
    Se fossemos levar ao pé da letra..não precisariamos nem orar e pedir algo a Deus...Ele ja sabe de tudo...
    Quem precisa de Drus somos nós....
    DEUS PROVA SIM...para nòs mesmos sabermos quem somos....
    Ele nao criou robôs...comandados por Ele...mas temos as escolhas amá-lo ou não....Deus te abençoe...
    Os grandes homens da biblia foram provados...agora imagine nós...

    ResponderExcluir