quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O poder de Deus na fraqueza...

                              Do que é morte em nós, Deus quer tirar a vida.
       "O princípio de tudo é viver a verdade  sobre nós mesmos, e a verdade nos libertará".

Fraqueza - "é qualquer limitação que se tenha herdado ou não tem meios de alterar. Todo mundo tem suas fraquezas, muitos defeitos e imperfeições:  físicas, emocionais, intelectuais e espirituais. Normalmente negamos nossas fraquezas, as defendemos, damos desculpas, escondemos, mas tornamos a senti-las.  Essa atitude de negação impede que Deus as utilize a nosso favor".

       "Deus escolhe pessoas comuns e imperfeitas, fracas, a fim de demonstrar o seu poder, realizando coisas extraordinárias, apesar de nossas fraquezas. Sua glória não poderia brilhar doutro modo. Quando o homem já não pode mais nada, Deus intervém (Is 41,12s), de tal maneira que fique bem claro que só Ele agiu. É Deus que que nos engaja em seu serviço; se ele fortalece o homem, é para que ele cumpra a sua vontade e realize o seu desígnio (Sl 41,10;  2Co 13,8). Paulo caracteriza o método divino: "O que há de fraco no mundo, foi isso que Deus escolheu para confundir os fortes" (1Co 1,27). "Tudo posso naquele que me fortalece", exclama Paulo" (Fp 4,13).

    "Na verdade, temos nos fixado muito mais nos nossos defeitos, nas nossas falhas, fraquezas, pecados e infidelidades, do que no amor de Deus. Cada um de nós tem carregado um fardo pesado no meio dos outros, em relação às imperfeições e fraquezas, como fôssemos envolvidos por uma sombra ou por uma cortina. Nós bem no fundo, acreditamos no amor de Deus, mas é aquele amor genérico. Quando se trata de acreditar naquele amor por mim, há uma nuvem que atrapalha e que me impede. O Senhor nos ama, ele é bom, concede graças; ele deseja rasgar as cortinas que nos impedem de receber o seu amor e nele acreditar".

  "Deus é cheio de bondade para conosco e quer fazer um verdadeiro trabalho de libertação em nós. E sabe por quê? Porque em primeiro lugar, aquilo que o inimigo deseja é  fazer-no desacreditar do amor de Deus. O inimigo vai pondo diante de nossos olhos e em nossas mentes e, em especial em nossos sentimentos, um peso naquilo que para nós é negativo. Assim o inimigo vai criando em nos um complexo de infidelidade e de incapacidade no que acabamos por acreditar. Nosso ser sofre por não conseguir ser aquilo que Deus nos criou".

 "Deus não ignora que existe desordem dentro de nós,  há coisas que não entendemos, não somos como gostaríamos de ser; trazemos feridas, mágoas, marcas e revoltas, temos pecados e muitas coisas mais; e sobre esse caos, repousa o Espírito Santo. O princípio de tudo é viver a verdade, quando conhecermos a verdade sobre nós mesmos, seremos libertados pela verdade. Temos que ser sinceros do caos que somos. Não precisamos tapar o sol com a peneira, porque sabemos que sobre esta realidade triste do pecado e de suas consequências que somos nós, repousa o Espírito de Deus. Como no começo da criação, ele quer por ordem no caos".

 "Da escuridão ele quer tirar luz, do que é morte em nós, ele quer tirar vida. Deus quer nos convencer disso e podemos canalizar toda nossa vida de forma torná-la um dom, ou um presente do Espírito Santo e, seu grande carisma é tirar do caos toda beleza, porque ele é o transformador e o demonstrou de forma concreta a começar pela Criação: ..."A terra estava informe e vazia, as trevas cobriam o abismo e o Espírito  de Deus pairava sobre as águas"(Gn 1,2). Ele trouxe luz às trevas e vida sobre a terra. Essa é a obra que o Espírito Santo quer fazer em nós: tirar do nosso caos filhos e filhas de Deus à imagem semelhança do Pai".

Reflexão: "Temos de ser realistas, ver nossa realidade como ela é, ter paciência com nós mesmos, mas ao mesmo tempo, querer verdadeiramente a nossa transformação. Esta é a razão de ser de nossa vida nesse tempo de transformação, no tempo que dispomos para sair do homem velho, para o homem novo, para que o Espírito Santo repousando sobre nós, possa tirar desse caos o homem novo, a mulher nova, feitos à imagem semelhança de Deus". 
     "Só podemos viver essa transformação pelo poder do Espírito Santo. "Sem mim nada podeis fazer",disse Cristo (Jo 15,5). Viver o Evangelho, é vida vivida em novo estilo e que brota em nós com satisfações e gostos novos. Quando passamos pela experiência da efusão do Espírito Santo, começamos sentir em nós gosto por coisas que antes não gostávamos, passamos a ter prazer em coisas novas. O Senhor quer fazer que todas essas coisas novas cresçam em nosso interior provocando uma verdadeira conversão a um estilo novo de vida. O Pai não esquece de nós. Nunca. "Ele é rico em misericórdia"(Ef 2,4). Penetra fundo nos acontecimentos e deles tira um benefício para nós. Deus sempre salva os que nele esperam".

Fonte: - As Escrituras, A Bíblia
           -Vocabulário de Teologia  Bíblica. Editora Vozes
           - Livro: -Curados para amar de Pe. Jonas Abib - Ed. Loyola . Editora. Canção Nova                                      
                     - Uma Vida Com Propósitos, Rick Warren - Ed. Vida - 2003.
                     - imagem: fraqueza - J.C. Barreau - Arquivo jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário