sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Ilusões e o perigo da riqueza

            "É difícil ficar fiel na prosperidade pois a gordura obstrui o coração" (Dt 31,20)
       "Os que confiam nos seus bens e fazem deles sua fortaleza, esquecem a Deus".

  A riqueza - mesmo a mais material, é um bem. Um dom de Deus, um sinal da generosidade divina. Entretanto, o amor ao dinheiro é a raiz de todos males (1Tm 6,10). A cobiça é uma idolatria (Cl 3,5); é se prender a bens criados a um coração pertencente só a Deus (Mt 6,21),  tomar esses bens por senhores, desprezando o único Senhor que é Deus (Mt 6,21).

A riqueza é um bem relativo e secundário - "ela nunca é apresentada como melhor dos bens; prefere-se-lhe, por exemplo a paz da alma, o bom nome, a saúde, a justiça. À riqueza sempre se deve preferir a 'sabedoria'- que é sua fonte, ela é o que é o tesouro, a pérola preciosa que merece todos os cuidados".

"A riqueza
que não é recebida como um dom de Deus,  é vã e perigosa -A velha sabedoria popular não ignora que existem fortunas injustas. De fato, é mal adquirida a riqueza que acaba por excluir a grande massa dos bens da terra e por reservá-los a alguns privilegiados. Ímpios são ainda os ricos que pensam poder passar sem Deus: confiam nos seus bens e fazem deles sua fortaleza, esquecendo a Deus, a única fortaleza que vale.  Uma terra "cheia de prata e de ouro... de cavalos e carros sem número" bem depressa é uma terra repleta de ídolos "(Is 2,7s).   Ai dos que acrescentam casa a casa e ajuntam campo a campo, a ponto de tomar todo o lugar, ficam sendo os únicos proprietários de todo o país (Is 5,8).  Suas casas estão cheias de rapinas, desta maneira se tornaram importantes e ricos, grossos e gordos" (Jr 5,27s). É difícil ficar fiel na prosperidade pois a gordura obstrui o coração, o torna insensível. (Dt  31,20; 32,15). "Saciados seu coração se inflou, por isso eles me esqueceram" (Os 13,6 cf.  Dt 8,12ss). "Quem põe sua confiança na riqueza nela afundará" (Pv 11,28  cf.  Jr 9,22)"  não pode entrar no Reino". (Mt 1 9,23ss). 

Advertência aos ricos - "Vós, ricos, chorai e gemei por causa das desgraças que sobre vós virão. Entesourastes nos últimos dias! Vosso ouro e vossa prata darão testemunho contra vós.  Eis que o salário, que defraudastes aos trabalhadores, que ceifam vossos campos,clama, e seus gritos de ceifadores chegaram aos ouvidos do Senhor dos exércitos. Tendes vivido em delícias e em dissoluções sobre a terra, e saciastes os vossos corações para o dia da matança. Condenaste e mataste o justo e ele não vos resistiu" (Tg 5,1-6).

 "A soberba da riqueza é o mundo e não se pode amar a Deus e o mundo (1J  2,15s). E o dinheiro é um senhor impiedoso; ele sufoca no cobiçoso a Palavra do Evangelho (Mt 13,22), ele faz esquecer o essencial, a soberania de Deus (Lc 12,15-21). O rico que tem nesse mundo "os bens" (Lc 16,25) e "a sua consolação" (6,24) não pode entrar no Reino". (Mt 1 9,23ss).  "Guardai-vos com cuidado de toda cobiça" que consiste em querer aumentar sempre mais os bens, mesmo a custa dos outros, e em apegar-se pela avareza aos bens já possuídos ( 2Cor 9,5).

"Jesus Cristo nos mostra a inconsistência de todas as riquezas humanas por maiores que sejamao revelar que vale o sacrifício de todos os bens (Mt 13,44) para se alcançar o tesouro  do Reino do Céus. Se as riquezas são perigosas, e se a perfeição do Evangelho consiste em sacrificá-las, não é porque sejam más, mas porque só Deus é "O Bom" (Mt 19,17), ele se fez nossa riqueza".

  Deus cumula com suas riquezas - "As riquezas de que Deus cumula em seu Filho são as "da palavra e da ciência" (1Cor 1,5), as "de sua graça  e de sua bondade" (Ef  2,7). Elas são de outra ordem que as deste mundo, nenhuma das quais poderia saciar nossa fome (Jo 6,35) e nossa sede (4,14). Elas vem da mesma generosidade divina e São Paulo convida os cristãos a dar liberalmente de suas riquezas materiais, é porque eles foram cumulados de dons espirituais (2Cor 8,7) e ele lhes promete "toda sorte de graças" (9,8), delas não exclui as riquezas materiais que lhes possibilitarão "ter sempre o necessário" e "ser enriquecidos de todas as maneiras" (9,8 .11). Há o reconhecimento dum povo que crê na generosidade de Deus e vê um sinal nos seus dons. Na terra que Deus promete a seu povo nada pode faltar." (Dt 8,7-10; 28,1-12).

Dar aos pobres -"Renunciar à riqueza não é necessariamente deixar de agir como proprietário. O Evangelho não quer que a pessoa se desembarace da fortuna como dum peso incômodo; pede que distribua aos pobres (Mt 19,21). "Se tiveres muito dá abundantemente; se tiveres pouco, dá desse pouco de bom coração". (Tob 4,9) "O mandamento da 'esmola' se baseia nessa imitação da generosidade divina; "Sê para os órfãos um pai...e serás como o Filho do Altíssimo"(Sl 4,10 ; cf.  Jó 31,18).

Reflexão: A raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. O Mammon é "iníquo"- falso e enganador; é loucura basear-se em bens perecíveis (Mt 16-19s). As pessoas materialistas são insaciáveis, confiam nos seus bens, por isso fazem delas sua fortaleza; a riqueza é o senhor de suas vidas.
    "Porque algumas pessoas não tem nada para ser felizes, são felizes e dão testemunho disso? Por que certas pessoas que têm tudo para serem felizes e não o são? Existe dentro de nós um desejo infinito que só o infinito pode preencher. Só Deus preenche este vazio dentro de nós. Quando descobrimos Deus dentro de nós, podemos olhar nossas riquezas materiais e saber que elas não são a felicidade e que talvez a felicidade seja compartilhá-las"( Jean-Yves Leloup). "A verdadeira riqueza não é a que se possui, mas a que se dá, pois tal doação chama a generosidade de Deus, une na ação de graça aquele que dá e aquele que recebe" (2 Cor  9,11). "Aos ricos desse mundo" recomenda-se "não julgar de cima, não por sua confiança em riquezas temporais, mas em Deus que largamente nos provê de tudo" (1Tm 6,17).

Fonte:- As Escrituras, a Bíblia
          - Vocabulário de Teologia Bíblica-  Ed. Vozes - 5a. ed. - 1.992
          - Livro: As Bem Aventuranças e do Pai Nosso - Jean-Yves Leloup - Ed. Vozes - 2a.ed, - 2.004
          - imagem: tentação1 jpg ( a riqueza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário