segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A tentação começa na mente,

um desejo dentro de nós
Entra em jogo nossa liberdade no tempo, diante de Deus e Satanás

Tentação -"é o ato de sedução de Satanás; leva o homem ao pecado (Rm 7, 9ss). A tentação vem do Tentador (At 5,3 ; ICor 7,5) através do mundo e sobretudo do dinheiro (1Tm 6,9). O homem tenta tornar-se "como Deus", uma tentativa provocada por uma sedução que culmina na morte, a morte do ser. (Gn 3 ; Rm 7,11). Satanás é percebido como o autor pessoal da tentação primeira".
    "Israel conhece a tentação da incredulidade, após saída do Egito. Ele contesta a presença do Deus salvador em meio a prova do deserto (Ex 17,7); quer sair da prova intimando Deus a terminá-la (Ex 15,21) obstina-se apesar dos sinais evidentes, em pedir "provas" do poder divino (Mc 8,11ss). 
    Além da tentação de querer ser como Deus, da tentação da incredulidade, de duvidar do poder de Deus,  de lhe de ser infiel, ou de lhe preferir o mundo, há ainda a do insulto, a da blasfêmia contra Deus.

  "A experiência da prova-tentação não é simplesmente de ordem moral; insere-se num drama religioso e histórico; faz entrar em jogo nossa liberdade no tempo, diante de Deus e Satanás. Toda tentação é uma oportunidade para você fazer o bem. No caminho do amadurecimento espiritual, cada tentação se torna um degrau, em vez de pedra de tropeço, quando você tem o discernimento entre o certo e o errado e escolhe o certo. A tentação apenas apresenta uma escolha, embora ela seja a principal arma de Satanás para a destruição, enquanto que Deus quer utilizá-la para fortificar você, para formar seu caráter: a mansidão, domínio próprio, o amor, a verdade...

"Aprendemos a verdadeira paz quando optamos por confiar em Deus em situações nas quais somos tentados a ficar preocupados ou temerosos. Da mesma forma a paciência é cultivada em situações nas quais somos forçados a esperar, enfrentando a tentação  de nos revoltar por causa de nosso pavio curto". Deus utiliza a situação oposta de cada aspecto para nos permitir fazer uma escolha. Você não pode afirmar que é bom, se jamais foi tentado a ser mau. Não se pode dizer que é  fiel, se nunca teve a oportunidade de ser infiel. A integridade é construída ao se derrotar a tentação da desonestidade, a humildade cresce quando nos recusamos ser arrogantes e a resistência se desenvolve toda vez que resistimos à tentação de desistir. Cada vez que você derrota a tentação, torna-se semelhante a Jesus".

"A tentação segue os mesmos artifícios desde a Criação. Nas Escrituras, observa-se que a tentação segue um processo de 4 fases, que Satanás usou tanto em Adão e Eva quanto em Jesus.
      Na 1a. fase, Satanás identifica um desejo dentro de você. Pode ser um desejo pecaminoso, como um desejo de vingança ou de controlar os outros, pode ser um anseio normal e legítimo, como o desejo de ser amado, valorizado e de sentir prazer. A tentação começa quando Satanás sugere (com um pensamento) que você ceda a um desejo maléfico ou realize um desejo legítimo de forma errada ou na hora errada. Tome cuidado com os atalhos; frequentemente são tentações. Satanás sussurra: "Você merece isso! você deveria ter isso agora! Vai ser emocionante, confortante, vai fazer que você se sinta melhor"
   " Pensamos que a tentação está ao redor de nós, mas Deus diz que ela começa dentro de nós. Se você não tiver desejo interno, a tentação não tem como atraí-lo. A tentação sempre começa na sua mente, e não na circunstância onde ela ocorre. Jesus disse: Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam impuro o homem. (Mc 7,21-23). Donde vem as lutas e contendas entre vós? Não vem elas de vossas paixões? Deus resiste aos soberbos, mas dá sua graça aos humildes (Tg 4, 1- 6).
     A 2a. fase é a dúvida - Satanás tenta fazê-lo duvidar do que Deus disse sobre o pecado: "Será que é mesmo errado? Será que Deus realmente proibiu fazer isto? Não é possível que Deus tenha proibido isso para outro povo, em outra época? Deus não quer que eu seja feliz? A Palavra de Deus adverte: tomai precaução! Não deixem os maus pensamentos ou dúvidas levarem algum de vocês a se afastar do Deus vivo (Hb 3,12).
     A 3a. fase  é o engano - Satanás é incapaz de falar a verdade e é chamado pai da mentira. (Jo 8,44) tudo que ele disser será falso ou nada além de meia verdade. Satanás oferece a mentira para substituir o que Deus já disse em sua Palavra. Satanás diz: "você não vai morrer.Você será mais esperto que Deus. Você pode se dar bem com isso. Ninguém vai saber. É apenas um pecadinho". Mas um pecadinho é como uma gestação recente: acabará aparecendo.
   A 4a. fase é a desobediência - Você acaba agindo de acordo com a ideia que vinha alimentando em sua mente. O que começou com simples uma ideia, nasce como conduta. Você cede a qualquer coisa que chamar sua atenção e cai nas armadilhas do inimigo. Tiago alertouas pessoas tentadas quando são atraídas e enganadas pelos próprio maus desejos; esses desejos fazem com que o pecado nasça, e o pecado uma vez consumado gera a morte" (Tg 1, 14-16).

Reflexão: É importante lembrar que "sua forma de pensar determina sua forma de sentir, e o que você sente influencia sua forma de agir. Tenha cuidado com que você pensa, pois sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. Deixem que Deus os transforme em nova pessoa, mudando a maneira de pensar. Nossos atos devem ser coerentes com nossa fé, respaldadas por uma atitude cristã".
  "Os que vivem segundo a carne gostam do que é carnal; os que vivem segundo o espírito apreciam as coisas que são do espírito. Ora, a aspiração da carne é a morte, enquanto a aspiração do espírito é vida e paz. Portanto, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas se pelo Espírito mortificardes as obras da carne, vivereis, pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus, são filhos de Deus e co-herdeiros de Cristo, com quanto soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados"(Rm 8,5-6; 13-16). Feliz o homem que não cede e não pratica o mal quando é tentado, porque depois receberá como recompensa a coroa da vida que Deus prometeu àqueles que o amam" (Tg 1,12).

Fonte: -As Escrituras, a Bíblia
             -Vocabulário de Teologia Bíblica -Ed. Vozes
             - Livro: Uma Vida com Propósitos de Rick Warren - Ed. Vida
             -imagem: tentação 1. jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário