terça-feira, 27 de novembro de 2012

"Amai-vos uns outros..." (Jo 13,35)

                                               A prova do cristão "é o amor"...
                              "Nisto sabereis que são meus discípulos e meus amigos!"...

"Amai-vos uns aos outros" (Jo 13,35) - "Esse amor tem dois níveis:
 - Jesus diz: "Amai aos outros, como amais vos mesmos" ( Mc 12,31). O amor com que amamos a nós mesmos é a medida mínima com que devemos amar aos demais. Não fazer ao outro o que não queremos que nos façam, ou seja, ao outro o que gostaríamos para nós.

- Se não nos amamos a nós mesmos, não saberemos amar os demais, o que constitui problema neste nível. Existe quem não se ama autenticamente e não se respeita, que não se valoriza e então se auto destrói. Essas pessoas não estão capacitadas para dar amor e, em geral, não sabem recebê-lo. Como não ama a si mesma não compreendem como se pode amar aos outros.

- O segundo nesse nível é extraordinário, ultrapassa o normal. Jesus nos propõe: " amai-vos uns aos outros como eu vos amo" (Jo 13,34). Em seguida diz como ele nos ama: "Como o Pai me ama assim também eu vos amo" (Jo 15,9).

Cada um é amado por Cristo Jesus - com o mesmo amor que é amado pelo Pai celestial. O modelo para nos amarmos uns aos outros é o amor como Deus ama seu Filho único, isto é, um amor divino. Esse amor que lhe custou a vida de seu único Filho. Jesus Cristo se doou com eterno amor.

A prova do cristão "é o amor"- a prova  que somos cristãos não é ir a missa todos os dias, assistir um grupo de oração, ou ter uma devoção muito especial. O termômetro que indica se somos de Cristo é "o amor". A vida cristã é uma vida de amor, e se não me amo, simplesmente não sou cristão, embora diga que sou, embora leia a Bíblia, ou cumpra certas normas práticas.Cristianismo e amor são sinônimos. Só o amor nos faz cristão e nos identifica com cristãos".

Não se pode agradar a Deus sem respeitar os outros, sobretudo os mais abandonados, os menos "interessantes". Jamais se acreditou poder amar a Deus sem se interessar pelos homens... "Praticava a justiça e o direito... Julgava a causa do pobre e infeliz. Conhecer-me não é isto?" (Jr 22,15s). Esse amor pede reciprocidade. O mandamento do Deuteronômio permanece em vigor" (Mt 22,37).

                                           Uma vida de doação, aos menos favorecidos...

Reflexão: "Deus  revela que 'é Aquele que se doa por amor'. Jesus é a revelação concreta do seu amor. Na pessoa de Jesus, o homem ama a Deus e é amado por ele. Deus se manifesta na história das pessoas através de acontecimentos e atos concretos de amor. Pessoas especiais são escolhidas por Ele para se doarem por amor. Aquele que já experimentou o amor de Deus na sua vida  tem um conhecimento mais profundo do sentido do amor. Se tivermos um fraco conceito de Deus e do seu amor, nunca nos sentiremos inteiramente amados e perdoados por Ele". Buscai-o enquanto se pode achá-lo....

Fonte: -   Livro: Jesus Cristo, médico da minha Pessoa
              de Tomás Forrest / José H. Prado Flores - Ed. Louva-a-Deus,  4a. ed. 1.991
            - Vocabulário de Teologia Bíblica, Ed. Vozes
            - imagens: Madre Tereza de Calcutá e sua missão de amor
                            -Irmã Dulce e os pobres

Nenhum comentário:

Postar um comentário