quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Eucaristia, ação de graça e bênção

   Fé na presença real de Jesus na Eucaristia
     
          Penetrar na verdade oculta, descobrir o tesouro escondido!        
                                           
Eucaristia, sacramento de um alimento -  "é um rito de alimentação. Significa reconhecimento, gratidão, ação de graça.  Bênção que celebra as maravilhas de Deus em benefício do homem e o louvor exprime reconhecimento e ação de graças. Nas refeições judaicas, louvam e agradecem a Deus pelos alimentos que Ele deu ao homem".
   Jesus pronuncia uma "Bênção" na primeira multiplicação dos pães. (Mt 14,19) e na segunda multiplicação, menciona "ação de graças". Ação de graças pelo pão, bênção sobre o cálice.
  No uso cristão, o termo "eucaristia" que prevaleceu para designar a ação de graça instituída por Jesus na véspera de sua morte. Jesus sabendo que havia de morrer, no momento preciso da Páscoa, antecipou por um dia, evocando sua última refeição, o rito pascal, ( Jo 19,14-36)".

A eucaristia, sacramento de um sacrifício. O anúncio da morte redentora, porque o Corpo "será dado por vós"; o sangue será "derramado por vós"... Jesus anuncia claramente a sua morte próxima e a apresenta como um sacrifício, comparável ao das vítimas, cujo sangue selou no Sinai a primeira Aliança  (Ex 24,5-8). Ele dá a entender que sua morte irá substituir os sacrifícios da antiga aliança e libertar os homens, não de um cativeiro temporal, mas do cativeiro do pecado, assim como Deus o havia exigido do Servo (Is 53,12).  Ele instaurará esta "nova  aliança" que Jeremias havia anunciado (Jr 33,31-34).

Comunhão no sacrifício - "Comendo o Corpo imolado de Jesus e bebendo o seu Sangue, os fiéis comungarão do seu sacrifício, fazendo a sua oferenda de amor e beneficiando-se do retorno às boas graças que ela produz. É para que eles o possam fazer em todo lugar e sempre que Jesus escolhe alimentos comuns, o pão e o vinho, para fazer sua carne e seu sangue em estado de vítima e ordena aos seus discípulos, repetir depois dele as palavras que por sua autoridade produzirão essa transformação. Dá-lhes assim uma delegada participação no seu sacerdócio".

                        
        "Eu sou o pão que desci do céu. Quem comer deste pão viverá para sempre" (Jo 6,51).

Fazem-no "em sua memória" - "Toda as vezes que os cristãos repetem esse gesto, ou se lhe  associam, "anunciam a morte do Senhor, até que ele venha" (1Cor 11,26), pois a presença sacramental é a de Cristo em seu estado de sacrifício. Fazem-no "em sua memória" (1Cor 11,25 ; Lc 22,19) trazendo como uma oferenda constantemente renovada que atrai sua graça .A maior dentre todas as maravilhas de Deus, é o sacrifício de seu Filho oferecido para dar aos homens a salvação. Maravilha de amor na qual estes participam unindo-se pela comunhão do Corpo do Senhor e, nele,com todos os seus membros (1Cor 10,14-22). Sacramento de sacrifício de Cristo, a eucaristia é o sacramento da caridade, da união no Corpo de Cristo". "O espírito que vivifica, a carne para nada serve. As palavras que vos disse são espírito e vida" (Jo 6,63)

Reflexão: Participar do banquete da Palavra e da  Eucaristia é  alimentar a alma, o bálsamo do espírito e a força para o combate. "O cristão chamado a viver o amor de Deus precisa sentir o atrativo do Amor.  Na eucaristia, Jesus nos dá o suave testemunho de que nos ama pessoalmente como seus amigos. A alma de fé contempla realmente Jesus Cristo com o olhar interior da graça, numa visão espiritual. O amor porque é transformador,  produz identidade de vida.
                "Creio, Senhor, mas ajuda a minha fé vacilante!" (Mc 9,24)
       
Fonte : As Escrituras Sagradas, a Bíblia.
           Vocabulário de Teologia Bíblica,  Ed. Vozes.
            Imagem: a Eucaristia, presença sacramental - afrentedabatalha.blog. (1a. imagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário