sábado, 3 de novembro de 2012

Nutrir-se de Deus, o único alimento de consistência


"Não só de pão vive o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus" ( Mt 4,4)
                                                 Nutrir-se de Deus é vida

 - A Palavra de Deus - É por si mesma  poder de salvação.
                                      É o alimento da alma, do espírito. 

    "Como todos seres vivos, o homem está obrigado a alimentar-se para poder subsistir, e esta dependência para com o mundo é também um sinal essencial de sua inconsistência, mas é também um apelo a se nutrir de Deus, o único alimento a ter consistência.  Para ensinar ao homem que seu verdadeiro alimento é como o de Cristo, a vontade do Pai (Jo 4,34), A Escritura Sagrada lhe apresenta os atos da alimentação em três planos diferentes, o da criação e o da obediência, o da Aliança e da fé, o Evangelho e da caridade":

1- Deus providencia o Alimento de suas Criaturas- "Dou-vos todas ervas que dão semente...todas ervas que produzem frutos...( Gn 1,29s). Havendo criado o homem e tendo-o feito senhor da criação, Deus lhe dá seu alimento, como a todo o mundo animal. Após o dilúvio, Deus entrega na mão do homem todos animais vivos para serem seu alimento: "Dou-vos tudo isso como vos dei a verdura das plantas" ( Gn 9,2s).  O homem se alimenta dos frutos e das plantas que cultiva, dos animais que lhe pertencem e que ele cria; alimenta -se do produto de sua cultura, de seu trabalho ( Gn 3,19), da "obra de suas mãos" (Dt 14,29). O alimento, produto do seu  trabalho e obra de suas mãos pode levar a gula, ou a embriaguez, capazes de levar à miséria e ao contrário, pode o homem usá-lo com egoísmo e cair no luxo, até a exploração dos pobres, esquecendo que o alimento é um dom de Deus, que deve ser partilhado.

2- Deus alimenta o seu povo com sua Palavra - "Pela Aliança, Deus se encarrega da existência de seu povo.O maná, proveniente "do céu" (Ex 16,4) alimento proporcionado diretamente por Deus (Gn 16,15). Essa situação supõe a fé. O maná feito para alimentar o corpo e para alimentar a fé daquele povo, para ensinar a Israel a esperar sua subsistência e sua sobrevivência da Palavra que procede da boca de Deus (Dt 8,3 : Sb 16,26; Mt 4,4).

3- Deus, Alimento de seus Filhos - "Cristo mostra que Deus lhe basta e, que seu alimento é a vontade do Pai e deseja ensinar que é ele "o pão de Deus, o que desce do céu e que dá vida ao mundo" (Jo 6,32). No sermão da montanha, ele convida a "não se preocupar com o alimento" (Mt 6,25) e a procurar em primeiro lugar o Reino de Deus". (Mt 6,33) e propõe ele mesmo a sua carne como verdadeiro alimento e seu sangue como verdadeira bebida ( Jo 6,55). A Eucaristia, na qual  o pão da terra se torna corpo de Cristo, torna o homem filho de Deus, capaz de se alimentar, em quaisquer circunstâncias de Jesus Cristo, de suas palavras, de seus gestos, de sua vida".

                               
                                     "Eu sou o pão vivo que desceu do céu" (Jo 6,32)

Reflexão: O homem sem Deus é escravo do materialismo, do individualismo, e o Dinheiro é o senhor de sua vida. A miséria espiritual leva à escravidão aos vícios, ao egoísmo, à violência e toda espécie de mal...Sem o amor de Jesus Cristo no nosso coração, somos incapazes de amar o outro, de ter compaixão e perdoar; de partilhar fraternalmente com quem precisa. O mundo tem sede e fome de Deus...

Fonte: As Escrituras Sagradas, a Bíblia
           Vocabulário de Teologia Bíblica, Ed. Vozes
-imagens: - A Bíblia, a Palavra de Deus -jpg 1
               - O Pão Eucarístico - sobre isso.com / o que-e-a-eucaritia

Um comentário:

  1. Acho incrível como vc seleciona as passagens da bíblia de acordo com os temas que aborda no texto. Isso ajuda muito na compreensão. Beijos, Denise.

    ResponderExcluir