domingo, 25 de novembro de 2012

Deus, amigo do homem

                                "Quem teme o Senhor faz verdadeiros amigos" 
 
"Vós sois meus amigos se 
praticais o que vos mando: amai-vos uns aos outros!"   

"O amigo fiel não tem preço (Sl 6,15s), pois ele ama em todo tempo, tornando saudável a vida. Quem teme o Senhor faz verdadeiros amigos, pois qual se é, tal é o amigo (Sl  6,16s)".
Temor a Deus - é uma disposição ao amor a Deus, à observância de seus mandamentos, a seu serviço  O temor, dizem os sábios é o principio da sabedoria "( Pv 1,7;  Sl 111,10).

  Modelo e  origem da amizade é a amizade que Deus faz com o homem. Enviando Jesus a nosso meio, Deus se mostrou "amigo dos homens" (Tt 3,4). Ele veio para nos ensinar a verdadeira vida em Deus.

 Porque é que aquele partilha do meu pão levanta seu calcanhar contra mim?(Sl 41,10). Jesus teve "companheiros" que partilharam de sua existência (Mc 3,14), mas nem todos tornaram seus "amigos", assim, Judas é ainda chamado "companheiro" (Mt 26,50), enquanto aos outros discípulos Jesus declara: "Já não vos chamo servos, mas amigos" (Jo 15,15). Eles partilharam das suas provações, estavam prontos a enfrentar a noite da Paixão (Lc 22,28s).João foi aquele lhe que foi fiel até à cruz; é o "discípulo que Jesus mais amava" (Jo 13´23)  e ao qual confia sua própria mãe (19,26).

  Praticais o que vos mando: amai-vos uns aos outros. "Já não vos chamo servos, mas amigos, porque servo não sabe o que seu senhor faz; mas vos chamo amigos, porque tudo que ouvi de meu Pai vos dei a conhecer."Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". "Quem escuta a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna" (Jo 5,24).

"Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e produzirdes fruto e para que vosso fruto permaneça, a fim de que tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos dê. Isto vos mando: amai-vos uns aos outros" (Jo, 13 -17).

  Jesus é o verdadeiro amigo do homem-  "... quem o segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida" ( Jo 8,12) A imagem da amizade que reinava na comunidade primitiva ( At 2,44ss ; 4,32) continua a ser para todos os cristãos um ideal e uma força. Quem pratica a misericórdia com o próximo, encontrará a misericórdia de Deus.

Reflexão: Há amizades ilusórias.Todo amigo diz: "Eu sou teu amigo",  mas há amigo que só o é de nome. Essas dolorosas experiências ensinam a proceder com lucidez na escolhas dos amigos, tanto que convém até desconfiar. Acaso não pode a amizade ser enganadora e até arrastar ao mal? O verdadeiro amigo se conhece no tempo da provação. Acima dessas crises permanece a certeza de que a amizade  e a vontade do Senhor é o amor fraterno entre os seus ( Jo 15,12). Os verdadeiros amigos de Jesus são aqueles que ouvindo sua palavra no coração, a põem em prática. O coração sábio aceita os preceitos de Deus e a integridade guia os homens retos, mas os insensatos mantem-se no caos da vida no mundo.

Fonte: As Escrituras Sagradas, a Bíblia
           Vocabulário de Teologia Bíblica, Ed. Vozes
           Imagem: Jesus ensinando à multidão, o sermão da montanha.

Um comentário:

  1. Texto contém muitas verdades. Algumas que precisei viver na pele para aprender. Quem me dera ter lido isso antes... Bjos, D.

    ResponderExcluir