quarta-feira, 4 de julho de 2012

O Evangelho do Reino de Deus

                                       Ouvir a Jesus é ouvir o próprio Deus        
"É  preciso crer em Jesus para entrar no reino dos céus" (At 8,12)

Observação:  Esta página havia sido publicada no início de julho, mas por um lapso 'ela foi apagada', por isso estou publicando novamente, devido a importância de se conhecer o que diz Jesus sobre o Reino de Deus.

   Jesus em sua pregação põe em primeiro lugar o Reino de Deus. "O que ele anuncia é a Boa Nova do Reino (Mt 4,23; 9,35).  Os milagres de Jesus são os sinais da presença do Reino e fazem entrever o seu significado. Na nova Aliança anunciada pelos profetas, Deus grava-la-á  no coração de cada homem, no mais íntimo do próprio ser, ou então, é o  Espírito que deve vir renovar o coração do homem (Ez 36,26ss). 
   Jesus compara a Palavra de Deus como uma semente colocada no coração do homem para ali ser princípio de vida moral nova ( Mt 13,18-23). Por outro lado, ele ensina que é necessário "voltar ao estado das crianças" para entrar no reino dos céus  (Mt 18,3): como a criança, deve o homem aceder em receber tudo de Deus. Verdade esta que se explica no IV evangelho: "É preciso nascer de novo para entrar no reino dos céus" ( Jo 3,3.5). O Reino vem quando a Palavra de Deus é dirigida aos homens, como uma semente atirada à terra: o reino tem que crescer e crescerá por seu próprio poder, como grão ( Mt 13,3-9; 18-23). 
  Parábola do semeador. Assim disse Jesus: "Eis que o semeador saiu para semear. E ao semear,uma parte caiu à beira do caminho e as vieram e a comeram. Outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra. Logo brotou, porque a terra era pouco profunda. Mas, ao surgiu o sol, queimou-se e por não ter raiz, secou. Outra ainda caiu entre os espinhos. Os espinhos cresceram e abafaram. Outra parte caiu em terra boa e produziu fruto, um cem, outra sessenta e outra trinta. Quem tem ouvidos, ouça!" Aproximando os discípulos perguntaram-lhe:" Porque falas em parábolas?" Jesus respondeu: " Porque a vós foi dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não". Certamente haveis de ouvir, e jamais entendereis. Certamente haveis de enxergar e jamais vereis, porque o coração desse povo se tornou insensível. E eles ouviram de má vontade, e fecharam os olhos, para não acontecer que vejam com os olhos e ouçam com os ouvidos, e entendam com o coração e se convertam, eu os cure.Mas felizes os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.
   Explicação da parábola do semeador:-"Alguém ouve a Palavra do Reino e não a entende, vem o Maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração. Esse é que foi semeado à beira do caminho. O que foi semeado em lugares pedregosos, é aquele que ouve a palavra e a recebe imediatamente com alegria, mas não tem raiz em si mesmo, é de momento : quando surge uma tribulação ou uma perseguição por causa da Palavra, logo sucumbe. O que foi semeado entre os espinhos é aquele que ouve a Palavra, mas os cuidados do mundo e a sedução da riqueza sufocam a Palavra e ela se torna infrutífera. O que foi semeado em terra boa é aquele que ouve a Palavra e a entende. Esse dá fruto produzindo à razão de cem, sessenta e trinta."
   O Reino de Deus é um dom de Deus por excelência, mas para recebê-lo é preciso cumprir certas condições. Se tudo é de graça, os homens devem responder à graça: uma alma simples, uma atitude de criança, uma ativa busca do Reino e sua justiça, o cumprimento da vontade do Pai, especialmente a caridade fraterna ( Mt 25,34), tudo isso se exige de quem quer entrar no Reino e finalmente herdá-lo. Pois todos serão chamados, mas nem todos serão eleitos. É preciso crer em Jesus para entrar no Reino. Jesus é o semeador, nosso coração a terra, e a semente a palavra de Deus.
   Os pecadores endurecidos no mal " não herdarão o Reino de  Cristo e de Deus" (1Co  6,9s;  Gl 5,21;  Ap 22,14s). Consultem as citações bíblicas para maior conhecimento dessa realidade.
  Reflexão: O mundo nos seduz com suas tentadoras e constantes ofertas. Infelizmente, a busca pelos bens materiais,  status, poder e  fama, constantemente nos seduz e nos leva a querer e a ter mais e mais, deixando de lado a fraternidade, os princípios básicos da moral, e da ética. De coração endurecido, o homem se fecha à Palavra de Deus e não produz frutos de vida eterna. Só os que ouvem a Palavra de Deus e creem, aceitam e guardam no seu coração. Deixando-a germinar produzem frutos. O Pai nos ama e não quer que ninguém se perca. E por isso Jesus veio para nos ensinar como chegar até o Pai. Para aprofundar no conhecimento da Palavra, sugiro ler as citações bíblicas da página.

Fonte: As Escrituras Sagradas, a Bíblia
            Vocabulário de Teologia Bíblica, Ed. Vozes
             imagem: Jesus_ pregando jpg  +1

Nenhum comentário:

Postar um comentário