segunda-feira, 16 de julho de 2012

O Deus de perdão

                                     O amor de Deus  pela sua criatura, o homem
                                            Deus ama o pecador e não o pecado

"Conforme as Escrituras, o pecador é um devedor a quem Deus com seu perdão perdoa a dívida (Nr 14,19); perdão tão eficaz que Deus já não vê o pecado, expiado, destruído. Cristo, acentua que o perdão é gratuito e o devedor é incapaz de saldar (Lc 7,42; Mt 18,25ss).
 É em face do pecado que o Deus zeloso se revela um Deus de perdão (Ex 20,5). A apostasia que se segue após a Aliança a que mereceria a destruição do povo ( Ex 32,30ss) é a ocasião se proclamar "Deus de ternura e de piedade, lento para se irar, rico em graça e em fidelidade... que tolera falta, transgressão e pecado, mas nada deixa em pune...".
   Somos um povo de cerviz dura, mas ele perdoa nossas faltas e pecados e faze de nós herança! (Ex 34,6-9) O coração de Deus não é o do homem e o Santo não gosta de destruir (Os 11,8ss) longe de querer a morte do pecador, deseja sua conversão (Ez 18,23) para lhe conceder seu perdão, pois os "seus caminhos não são os nossos caminhos", e seus pensamentos transcendem os nossos pensamentos" (Is 55,7ss).
  Deus perdoa o pecador de coração contrito e sincero, que se arrepende verdadeiramente. Perdoando-o reconforta-o, purificando e cumulando de alegria seu coração contrito e humilhado (Sl 51,10-14.19). O Deus que ama tudo que fez  e que tem piedade de todos, que fecha os olhos aos pecados dos homens a fim de que se arrependam, que os castiga pouco a pouco e lhes lembra em que consiste seu pecado a fim que nele creiam (Sb 11,23-12,2); ele manifesta assim que é o Todo-Poderoso cuja característica é perdoar (Sb 11,23-26).
 O perdão de Deus através de Jesus Cristo - "Jesus foi enviado pelo seu Pai ao mundo como Salvador e não como juiz. Ele chama à conversão todos os que dela necessitam e suscita à conversão (Lc19,1-10) revelando que Deus é Pai, cuja alegria consiste em perdoar e cuja vontade é que ninguém se perca ( Mt 18,12ss). A fé humilde se abre a esse perdão, ao passo que ao orgulhoso, ele se fecha.
  Jesus apresenta  Deus como modelo de misericórdia e perdão ( Lc 6,35s).
  Cristo coroa sua obra alcançando para os pecadores o perdão de seu Pai. Ele é o Cordeiro que tira o pecado do mundo (Jo 1,29), salvando o mundo. Derrama seu sangue em remissão dos pecados ( Mt 14,24). Por seu sangue somos purificados, lavados de nossas culpas (1J 1,7; Ap 1,5)".
  Reflexão: Não tenha medo de olhar para dentro de si e reconhecer que você não é super homem, mas um ser humano com limitações; tem momentos vacilantes e  reações incoerentes e que depende do amor do Pai para amar o próximo. Deus é fonte de amor, misericórdia e perdão "Quem é de Deus ouve as palavras de Deus, se vós não as ouvis, é porque não sois de Deus ( Jo 8,47).

Fonte: As Escrituras Sagradas, a Bíblia
           Vocabulário de Teologia Bíblica, Ed. Vozes.
            Imagem: Perdão.gif +1

Nenhum comentário:

Postar um comentário