sábado, 7 de julho de 2012

Conversão do coração, uma vida nova

                                      Convertei-vos e crede no Evangelho
 Jesus anuncia o Reino de Deus, revela que Deus é Pai, cuja vontade é que ninguém se perca (Mt 18,12s)

    Um convite à conversão do coração:
   "O ato de conversão implica em uma vontade de mudança de atitude, uma mudança moral, mas é sobretudo um apelo, um ato de confiança: "Meu Deus, tende piedade de mim pecador". (Lc 18,13)  Contudo, a conversão deve incluir não só um retorno moral, mas também um ato positivo de fé em Cristo. Esse arrependimento terá como resposta perdão dos pecados (At 2,38; 3,19; 5,31) será selado pela recepção do batismo e pelo dom do Espírito Santo (At 2,38).
    " A conversão é uma graça devida à iniciativa divina : é sempre o pastor que sai a procura da ovelha perdida (Lc15,4ss). A resposta humana a essa graça é analisada concretamente na parábola do filho pródigo, que põe em admirável relevo a misericórdia do Pai (Lc 15,11-32). O Evangelho do Reino traz uma revelação desconsertante de que "Há mais alegria no céu por um pecador que se converte, do que noventa e nove justos que não têm necessidade de penitência" (Lc15,7.10).
   O apelo à conversão para participar do Reino de Deus é anunciado por João Batista e Jesus volta a fazê-lo em termos próprios no início do seu ministério e com poder. ( Mc1,15; Mt 4,17);
 "Jesus mostra para com os pecadores uma atitude de acolhimento que escandaliza os fariseus (Mt 9,10-13). Ele chama à conversão todos os que dela necessitam ( Lc 5,32p) revelando que Deus é Pai, cuja alegria consiste em curar e perdoar e cuja vontade é que ninguém se perca  (Mt 18,12ss). Jesus não somente anuncia esse perdão ao qual a fé humilde se abre, ao passo que o orgulho se lhe fecha.( Lc 7,47-50; 18,9-14). Ele apresenta Deus como modelo de misericórdia ( Lc 6,35ss) para aqueles dos quais é Pai, e que devem imitá-lo para serem seus verdadeiros filhos ( Mt5,43ss. 48).
 Jesus veio para "chamar os pecadores à conversão" (Lc 5,32), aí está um aspecto essencial do Evangelho do Reino. O homem que toma consciência do seu estado de pecador pode aliás voltar-se a Jesus com confiança, pois o Filho do Homem tem o poder de perdoar os pecados (Mt 9,6).
"Mas a mensagem de conversão esbarra na auto suficiência humana em todas as suas formas,o apego às riquezas ( Mc 10,21-25) até a orgulhosa segurança dos fariseus ( Lc 18,9). A impenitência atual de Israel é sinal do endurecimento do seu coração. Se não mudarem de conduta,os ouvintes de Jesus perecerão à semelhança da figueira estéril. (Lc 136-9 ; Mt 21,18-22)". Os cristãos de origem judaica constatam com surpresa  que "o arrependimento que leva à vida é oferecido aos pagãos como a eles" (At 11,18) que além de buscar o arrependimento moral e exige que desapegue dos ídolos para se voltarem para o Deus vivo.(At 14,15). Uma vez dado o primeiro passo, são levados a "se voltar para Cristo, pastor e guarda de suas almas" (1P ,25).
 " Jesus compara a Palavra de Deus com uma semente colocada no coração do homem, para ali ser o princípio da vida moral nova ( Mt 13,18-23 p). Por outro lado, ele ensina que é necessário "voltar ao estado de crianças" para entrar no reino dos céus ( Mt18,3). Verdade esta que se explica no IV evangelho: "É preciso nascer de novo para entrar no reino dos céus" (Jo 3,3.5).
  Para renascer sobrenaturalmente, o homem deve portanto receber em si um princípio de vida vindo "do alto", de Deus; ora com a Palavra, ora o com o Espírito de Deus. Segundo 1P 1,22-25, Deus nos gerou por sua Palavra ( a pregação evangélica) que ele depositou em nós como "semente" de vida e a qual devemos obedecer. Como crianças recém-nascidas, desejamos o leite da Palavra que nos deve fazer crescer até a salvação (1P2,2). Cristo, palavra de Deus que se deve "receber" pela fé ( Jo 1,1. 12s)".
"Vida nova- recriado pela Palavra  e pelo Espírito o homem se torna um ser novo cujo comportamento moral é radicalmente transformado. Ele abandona o mal e já não segue suas paixões e obedece à Palavra que lhe prescreve o amor aos irmãos, não pode mais pecar contra as exigências do amor fraternal (1J 3,9s). Ele vive doravante sob a moção do Espírito (Rm 8,14) e enxertado na vida de Cristo" ( Rm 6,5).
  " Se Deus muda o coração do homem, começa então aparecer os sinais de fé que só Jesus ressuscitado pode fazer isso por nós". ( João Paulo II)
  Reflexão:Converter-se a Deus é seguir a Jesus Cristo. É preciso querer uma vida nova e estar aberto à Palavra e a ação de Deus na sua vida, seguir seus preceitos, e a Verdade vos libertará. "Tenha consciência, seja lá quem fores, de que tu és amado! Lembra-teo Evangelho é um convite à alegria! Não te esqueças que tens um Pai e que toda vida, mesmo a mais insignificante aos olhos humanos, tem valor eterno e infinito aos seus olhos!" (João Paulo II).
Fonte: As Escrituras, a Bíblia
           Vocabulário de Teologia Bíblica, Ed. Vozes
           Cruzando o Limiar da Esperança de João Paulo II/ a Vittorio Messori, Ed. Francisco F. Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário