quinta-feira, 19 de julho de 2012

Perdão, chave do nosso relacionamento com Deus


                                    Deus não pode perdoar a quem não perdoa
                                            Perdoa a teu próximo seus erros!...

"Dou-vos um novo mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado" (Jo 13,34).
  Jesus ensina que Deus não pode perdoar a quem não perdoa, para pedir perdão é preciso perdoar o próprio irmão. Ele fala com determinação sobre essa verdade, citando a parábola do devedor implacável e insiste na necessidade do perdão quando ensina a rezar o do Pai Nosso. Jesus não sugeriu apenas que devíamos nos amar uns aos outros, ordenou-o como um novo mandamento. 
   Parábola do devedor implacável: - "Eis porque o Reino dos Céus é semelhante a um rei que resolveu acertar contas com seus servos. Ao começar o acerto, trouxeram-lhe um que devia dez mil talentos. Não tendo este com que pagar, o senhor ordenou que o vendessem, juntamente com a mulher e com os filhos e todos os seus bens, para o pagamento da sua dívida. O servo porém, caiu aos seus pés e prostrado, suplicava-lhe: 'Dá-me um prazo e eu te pagarei tudo'. Diante disso, o senhor compadecendo-se do servo, soltou-o e perdoou-lhe a dívida. Mas, quando saiu dali, esse servo encontrou um de seus companheiros de servidão, que lhe devia cem denários e agarrando-o pelo pescoço pôs-se a sufocá-lo e a insistir: 'Paga-me o que me deves'. O companheiro caindo a seus pés, rogava-lhe: 'Dá-me um prazo e eu te pagarei. Mas ele não quis ouvi-lo, antes, retirou e mandou lançá-lo na prisão até que pagasse o que devia. Vendo os companheiros de serviço o que acontecera, ficaram muito penalizados e, procurando o senhor, contaram-lhe todo o acontecido. Então o senhor mandou chamar aquele servo e lhe disse: 'Servo mau, eu te perdoei toda a sua dívida, porque me rogaste. Não devias também tu ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?' Assim encolerizado, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que pagasse toda a dívida. Eis como meu Pai celeste agirá convosco, se cada um de vós não perdoar, de coração, ao seu irmão"(Mt 18,23-35)
   Seguindo o exemplo de Deus e de Jesus ( Lc 23,34+) e assim como já faziam os israelitas entre si, os cristãos devem perdoar uns aos outros.( Lv 19,18- 19 . Ef 4,32; 2Cor 2,7). O "o próximo" aplica-se a todos os homens, compreendendo aqueles, aos quais é preciso pagar o mal com o bem".  
  "Perdoa a teu próximo seus erros, assim quando rezares teus pecados te serão perdoados. Se um homem nutre algum rancor contra outrem, como pode pedir a Deus a saúde? De um homem, seu semelhante não tem compaixão, e rezará pelas suas faltas?" (Sl 27,30 ; 28,7). 
O perdão não é somente uma condição preliminar de vida nova, mas um dos elementos essenciais:  Jesus ordena a Pedro a perdoar incansavelmente, ao contrário do pecador que tende a vingar-se sem medida. ( Mt18,21s . Gn 4,24). Vencer o mal com o bem. O cristão deve sempre perdoar e perdoar por amor, como Cristo, como o Pai ( Cl 3,13 ; Ef 4,32). 
  O ato de perdoar é uma decisão, um ato de nossa vontade - que pode ser eficaz mesmo quando não estamos dispostos a favor da outra pessoa. A decisão de perdoar o outro derruba o obstáculo que impede a ação do amor de Deus e, nossas preces são atendidas.  Quando nos decidimos a dar o passo e fazer um ato de perdão na oração, o mecanismo espiritual é posto em movimento para que todo o nosso ser responda com amor, se sinceramente desejamos perdoar".
   Reflexão: O perdão não só tem a chave do nosso relacionamento com Deus, mas chave do nosso relacionamento com os outros. A falta de perdão tirará nossa paz, alegria e saúde. Às vezes precisamos praticar continuamente esse ato de perdão, quando vivemos com alguém que sempre está nos ferindo.
   Fonte: As Escrituras Sagradas, a Bíblia.
           Vocabulário de Teologia Bíblica - Ed. Vozes.
           A Cura pelo Amor - Pe. Alir Sanagiotto,SCJ , Ed. Loyola
           Imagem: perdoar_imagem_01pg  +1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário