segunda-feira, 11 de junho de 2012

Jesus é luz na vida dos que o seguem

                             "Não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo"
            "Quem me segue não anda nas trevas, mas terá a luz da vida"( Mc 8,12)       
   Luz,  só Jesus - a luz que vem do alto!
   "A sua ação iluminadora é em decorrência daquilo que ele é em si mesmo: a própria Palavra de Deus, vida e luz dos homens, luz verdadeira que ilumina todo homem vindo a este mundo". "Eu vim ao mundo, para todo aquele que crê em mim não ande nas trevas." (Mc 12,46)  A revelação de Jesus como luz do mundo, vem mostrar que é o oposto das trevas, no plano moral: a luz refere ao domínio de Deus e de Cristo como sendo do bem e da justiça; as trevas referem ao domínio de Satanás como sendo do mal, da impiedade, embora Satanás se disfarce de anjo de luz para seduzir os homens.   (2Cor 6,14 . 11,14)
  Das trevas à luz - Por nascença, todos os homens pertencem  ao domínio das trevas, notadamente os pagãos "de pensamentos obscurecidos" ( Ef  4,18). Foi Deus que nos chamou das trevas à sua admirável luz ( 1P 2,9). A graça decisiva é experimentada na hora do batismo, quando "Cristo luziu sobre nós"( Ef 5,14) e fomos "iluminados" ( He 6,4). Outrora éramos trevas, agora, luz no Senhor (Ef 5,8) o que nos propõe uma linha de conduta: "viver como filhos da luz" ( Ef  5,8)
 Os iluminados são aqueles que foram batizados no Espírito Santo e o dom do Espírito Santo é um dom gratuito. Quando nos esforçamos para amar, não estamos sob a ação do Espírito Santo. Com esforço, nos cansamos e nos desanimamos. É preciso que acreditemos que é através da fé, do perdão de Jesus que realmente amamos. Deus se manifesta na pessoa concreta de Jesus. Deus atua na existência da pessoa. Ele se manifesta numa experiência concreta, ex.: a história de Abraão, de são Paulo, e outros...  Deus se manifesta não pela lei, mas pela gratuidade.  Experimentando a gratuidade do perdão e do amor no nosso coração, nós mudamos...
  Os que fazem o mal fogem da luz,  para que suas obras não sejam reveladas; os que agem dentro da verdade  aproxima da Luz e creem na luz para se tornarem filhos da luz. ( Jo 3,19ss . 12,36). Jesus recomendava: é preciso que o homem não deixe apagar-se na luz interior, assim como precisa velar sobre seu olho, lâmpada do seu corpo. São Paulo também recomendava: " é necessário revestir-se  das armas da luz e desfazer-se das obras das trevas, na preocupação de não sermos surpreendidos pelo 'Dia do Senhor.' ( Rm 13,12s) . (1Tl 5,4-8)
  Nossa sociedade nos conduz para alienação... O mundo inteiro se acha subordinado à precariedade, submetido à corrupção e à morte do ser.. Mas o Senhor providenciará os acontecimentos para que possamos sair desse estado de vida. Através do Espírito Santo, conheceremos a gratuidade do perdão, experimentaremos amar o outro sem esforço, com o amor de Jesus.
  Na Igreja e no Evangelho encontraremos a fé em Cristo Jesus. A fé vem pela escuta da Palavra. E a conversão poderá vir com muita leitura das Escrituras. Ela denuncia o que está errado em nossa vida. "A Palavra de Deus nos diz: você é pecador! E a Igreja nos leva a convencer-nos do pecado através da Palavra, o que não equivale a condenar. Pois,"O Filho do Homem não veio a este mundo para condená-lo, mas para salvá-lo". Convencer do pecado quer dizer criar as condições para a salvação. A primeira condição da salvação é tomar consciência que somos pecadores e da hereditariedade e confessá-la diante de Deus e a Igreja recebe esta confissão para salvar o homem. É preciso abrir o coração para que se receba a graça do perdão, um dom gratuito de Deus. Salvar é abraçar e soerguer com o amor redentor, com o amor que é sempre maior que o pecado". A parábola do filho pródigo continua sendo a este propósito um paradigma insuperável" (João Paulo II).
  Reveja o amor, a misericórdia de Deus e a graça do perdão, nessa parábola: o filho que estava perdido reconhece pecador, confessa seu pecado ao Pai, que o perdoa e o recebe com grande festa. (Lc 15,11)
A missão da Igreja deve ser: sal - luz e fermento: "Os cristãos devem ser o sal que salga a massa. Temos que ser o fermento que faz crescer a massa, então, estas pessoas serão iluminadas. "Judas, são todos aqueles que negam Cristo, que são contra Jesus. É preciso cultivar a amizade de Jesus. Judas não vibrava com Jesus porque não cultivou Jesus no seu coração, tinha um coração endurecido. O Senhor nos dá um coração sensível, novo, que vibra com os pobres" ( João Paulo II)..

Reflexão -  Jesus é luz que vem do alto e os que o seguem têm sua história iluminada.
"É preciso andar na luz  para estar em comunhão com Deus. O critério é o amor fraternal, por aí se conhece se está nas trevas ou na luz do mundo. Nossa amizade com Jesus deve ser cultivada dia a dia  para que não fiquemos acostumados com os milagres de Jesus e não fiquemos de coração endurecido, acostumados com "minhas maravilhas", com a rotina, o meu trabalho, o sucesso..."

Fonte: -As Escrituras Sagradas
           -VTB - Vocabulário de Teologia Bíblica, Ed. Vozes
           -Cruzando o Limiar da Esperança, João Paulo II - Vittorio Messori - Ed. Francisco Alves
           -imagem: jesus + a + luz + do  mundo.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário