terça-feira, 4 de setembro de 2012

Confiança e fé em Deus

                                           Rezar é dialogar com Deus, com confiança...                       

                      "Os que põem a sua esperança no Senhor renovam as suas forças..." (Is 40,31)

 Confiança e fé em Deus- "Crer na palavra divina é optar entre duas sabedorias: ter confiança na de Deus e renunciar o parecer próprio. É por a confiança na onipotência e  na providência do Criador, pois tudo é obra Sua, no céu e na terra, (Gn 1,1; Sl 115,3.15).  Mas o homem e a mulher, havendo preferido confiar numa criatura, aprendem pela experiência que isso é confiar na mentira (Gn 3,4ss ; Ap 12,9) provam o fruto de sua vã confiança; sentem medo de Deus e vergonha um do outro; a fecundidade da mulher, e a do solo, passam a ser dolorosas; enfim experimentarão a morte" (Gn 3,7 - 10 , 16-19).
 
   "Defrontando com os encargos da vida e seus perigos, o homem precisa de apoio com quem possa contar, refúgios para se abrigar, superar o medo, a angústia e, perseverar, apesar das tribulações e ter esperança. Mas confiar em quem?!
    Deus convida a confiar só n'Ele para que se tenha o discernimento do bem e do mal.  É vão apoiar-se na riqueza, ( Pv 11,28; Sl 49,7s), na violência (Sl 62,11) nos poderosos... Insensato é o homem que se fia no parecer próprio ( Pv 28,26). "Desgraçado o homem que põe a sua confiança no homem. Feliz aquele que confia em Deus". Jesus lembra a necessidade da opção inicial que recusa qualquer outro senhor que não aquele cujo poder, sabedoria e amor paternal merecem confiança absoluta (Mt 6,24-34); longe de confiar na sua própria justiça ( Lc 18,9-14), é preciso buscar a justiça do Reino (Mt 5,20) que vem só de Deus e, não é acessível senão pela fé. Abraão confia até o sacrifício porque está seguro de que "Deus providenciará"...(Gn 22,8-14). Essa confiança inquebrantável, condição para a fidelidade a Deus.
 A oração humilde, quando apoiada na fé e na confiança em Deus, reconhece a onipotência e sua misericórdia que quer salvá-lo... vendo sua  condição de pecador, busca seu perdão e misericórdia;  percebe a ação maligna que desenvolve no mundo e que pretende dominá-lo... e busca refúgio e abrigo no Senhor. Abre-se ao dom de Deus como criança (Mc 10,15), orando ao Pai celeste com apelos confiantes, fica seguro de tudo obter, a proteção, a providência e a salvação. Pois, os que confiam e permanecem no amor terão, só eles terão plena segurança no Dia do julgamento e da vinda de Cristo, pois o perfeito amor desterra o temor (1J 2,28; 4,16ss). Saibam desde já, o fiel à sua vontade, Deus ouve e atende a sua oração, sua presente tristeza se mudará em alegria, uma alegria que ninguém poderá tirar, pois é a alegria do Filho de Deus.(Jo 16,20ss; 17,13).
      Reflexão: Fé e confiança andam juntas, são os elementos essenciais da perseverança. "Alegrai-vos no Senhor. Repito alegrai-vos!. Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo. Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossa preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. E a paz de Deus, que excede toda inteligência, haverá de guardar vossos pensamentos, em Cristo Jesus,( Fl 4,4 -7)".          

                                  
 Fonte: As Escrituras Sagradas, a Bíblia.
           VTB - Vocabulário de Teologia Bíblica - Ed. Vozes
           Imagens - de oração e confiança

Nenhum comentário:

Postar um comentário