quinta-feira, 13 de setembro de 2012

"Confessar tudo que nos faz menos que a integridade..."

Ao confessar, não justifique ou racionalize, confessa-os
   
                           Aceite o perdão amoroso de Deus e perdoa a si mesmo!

   Pecado - é tudo aquilo que deixa o homem aquém da imagem criada por Deus, é muito mais que a prática de um ato mau; pecado é ter relações distorcidas; é racionalização inteligente; é ser menos que a integridade; é romper-se a aliança com Deus. A racionalização e a justificação do ato, caracterizam falta de humildade em reconhecer as iniquidades,  o que denota o grande pecado do orgulho.

   Confessar tudo: "não somente os pecados evidentes da carne, mas também atitudes mentais, sentimentos hostis ainda não transformados em ação, sentimentos de culpa secretos, objetivos falsos e reações prejudiciais; os da omissão, as coisas que deixamos de fazer e que deveríamos ter feito. 
   "Confessando os pecados conhecidos, confessar agora os desconhecidos, aqueles sentimentos cuidadosamente enterrados, que não ousamos enfrentar quando ocorreram e então os reprimimos. Há centenas de coisas que racionalizamos sob o pretexto de que não podia ser de outro modo, ou porque todo o mundo faz o mesmo, ou outra evasiva inteligente qualquer, podemos convencer a nós mesmos no nível intelectual, mas não no nível emocional e espiritual. Deus conhece o seu, o meu coração.
    Diga a Deus como se sente: "se você sente hostilidade, fale de sua inveja ou ciúme, da ganância, cobiça em relação às pessoas e às coisas, sua falta de fé, sentimento de auto justiça, suas atitudes críticas que faz com que você julgue os outros e se justifique. Confesse seu sentimento de auto suficiência, que tem feito você confiar mais em si que em Deus. Conte as mentiras que você pregou ou os artifícios que você usou .... Não justifique ou racionalize, confesse-os.  Ele sabe tudo sobre você".
    "Na confissão, podemos estar certos de que a princípio, ou talvez por anos, atingiremos só a superfície. Os pecados mais profundos ficarão esquecidos ou ocultos. A pobreza de espírito, a maldade e a pequenez, a obstinação e o orgulho - estes nos enganarão, a não ser que iluminados e fortalecidos pelo Espírito Santo nos rendamos à misericórdia e o amor de Deus, confessando-os. Não deve haver racionalização, desculpas, reclamações de que os outros também eram culpados. E, não há razão para auto condenar e sim para achar a causa do problema. Ao confessar aceite o perdão amoroso de Deus e perdoa a si mesmo". 
   "Na confissão, contar os pecados e falhas dos outros  é perda de tempo. O nosso dever é  examinar a nossa culpa  e confessá-la", por menor que seja.
     "Devemos lutar sempre, mesmo sem ganhar, mesmo sem nunca alcançar a meta. A luta aqui nunca cessa, mas a cada passo da peregrinação terrena há um novo sentimento de paz e calma interior, o sentimento crescente de uma Presença trabalhando conosco e dentro de nós. Porque Deus opera em vós... Não estamos sós na luta, não somos condenados pelo nossos fracassos. Embora caiamos milhares de vezes, se nos levantarmos de novo e seguirmos Jesus Cristo, Luz que ilumina as nossas trevas, seremos aceitos e perdoados. Não há limite para seu amor e seu perdão".Jesus nos considera da mesma maneira, e ele é a manifestação de Deus. "Se me vistes, vistes também o  Pai", declarou. Reconhecer  nosso pecado e aprender a olhar com os olhos do coração em busca da misericórdia do Pai é buscar a salvação. "Detenha-se diante da Cruz!... Jesus é o único mediador entre os homens e Deus.     
   "Santo é aquele que peca menos e confessa mais e mais". A humildade é a característica principal do seu caráter; ele se rende à vontade de Deus. 
    Nunca é tempo de parar de confessar...e tenha a convicção de que Deus perdoa instantânea  e voluntariamente, e é por amor que Ele não nos condena. Mas é importante que a confissão seja completa e implacavelmente sincera. A sinceridade para com Deus é o primeiro passo absolutamente essencial. Sinceridade com Deus e consigo mesmo...

  Reflexão: "O pecado básico é a emoção, o sentimento, a atitude que induz à ação. Diga a Deus como se sente. Não justifique ou racionalize, confesse-os.  Ele sabe tudo sobre você. "Ao reconhecer diante de si mesmo e de Deus que tem sido culpado, do orgulho e o hábito de julgar, de se ter uma natureza rancorosa, de hostilidades, não se está dizendo que sua alma é a pior do que a dos outros e que merece ser condenado. Está se incluindo à raça humana e confessando de que não é melhor do que os outros que você condenou, e que precisa de perdão. "Não julgueis para não seres julgados, porque da mesma maneira que medires serás medido". Há certo orgulho sutil que nos impede de aceitar o perdão divino. Ao confessar aceite o perdão amoroso de Deus e perdoa a si mesmo".

Fonte:- As Escrituras, a Bíblia
            -Livro: A arte de compreender-se a si mesmo, Osborne Cecil G., Ed.: JUERP,  7a. ed.
            - imagem:- confiss %C3%A3o. jpg +1 - diegotales.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário