sábado, 25 de agosto de 2012

Render-se a Deus, é necessário...

                            Aproxima-se de Deus, e ele aproximará de você! (Tg  4,8)
                                Jesus vem ao encontro daquele de coração sincero...

Render-se a Deus - "não é resignação passiva, nem fatalismo, nem acomodação; nem significa suprimir a própria personalidade, nem desistir do raciocínio lógico, mas significa o oposto: sacrificar a vida ou sofrer, a fim de mudar o que precisa ser mudado. "Quanto mais deixamos que Deus assuma o controle sobre nós, mais autênticos nos tornamos, pois foi ele que nos fez. É quando me volto para Cristo e me rendo à sua personalidade que pela primeira vez começo a ter minha própria e real personalidade".
     "A rendição se manifesta mais claramente na obediência e na confiança". As Escrituras nos dizem que Pedro foi um exemplo de rendição, quando Jesus lhe mandou jogar novamente as redes, ele disse a Jesus: "Mestre, esforçamos a noite inteira e não pegamos nada, mas porque és tu quem estás dizendo, vou lançar as redes",(Lc 5,5). Outro aspecto de rendição total é a confiança de Abraão que seguiu as orientações de Deus sem saber aonde isso o levaria... Deus escolheu Maria  para ser mãe de Jesus não por causa de seu talento, riqueza ou beleza mas porque ela havia se rendido completamente a ele. Quando o anjo anunciou o plano de Deus, ela respondeu: "Sou a serva do Senhor, aconteça comigo conforme a tua palavra",(Lc 1,38). José confiou nos propósitos de Deus sem saber porque as circunstâncias iriam se desenvolver daquela forma. Essas pessoas renderam-se completamente a Deus.
   "Você sabe que se rendeu a Deus, quando depende dele para resolver as coisas, e não insiste em manipular outras pessoas, forçar sua programação diária ou controlar a situação. Você larga mão, e deixa Deus trabalhar. Você não tem de estar "no controle". Entregue-se ao Senhor e espere pacientemente por ele, (Sl 37,7). Em vez de ficar tentando com seu esforço, confie mais. Você sabe que está entregue a Deus quando não reage às críticas, ou não tem ímpeto de defender-se. Corações entregues a Deus se destacam em relacionamentos. Você não pressiona os outros, não exige seus direitos  nem é egoísta, quando está entregue a Deus.
  "O medo impede que nos rendamos, mas o amor de Deus lança fora todo o medo.Quanto mais você se der conta do quanto Deus te ama, mais fácil será, você se render. Você pode experimentar o amor de Deus na sua vida, deixando-se ser amado por ele ; um Deus que perdoa você, quando de coração sincero arrepende-se, (Sl 86,5) ele é carinhosamente paciente com você, (Jr 29,11)." 
   O mais importante exemplo de auto-rendição é a pessoa de Jesus. Na noite anterior a sua crucificação, Jesus se rendeu aos planos de Deus. Ele orou: Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas o que tu queres, (Mc 14,36).
     Você se beneficia quando rende sua vida totalmente a Deus. A primeira coisa que se sente é a paz. Seus ensinamentos o libertam para viver abertamente em sua liberdade, (Rm 6,17-18). Você experimenta também o poder de Deus em sua vida. Tentações persistentes e problemas impossíveis aos olhos humanos, podem ser solucionados por Cristo quando estamos entregues a ele. Segundo a Bíblia, Josué se aproximou da maior batalha de sua vida, (Jos 5,13-1519) ele deparou com Deus, prostrou-se em adoração perante a ele e rendeu-lhe a seus planos. Tal rendição veio a vitória em Jericó. Render-se a Deus não o enfraquece, mas o fortalece.
   Jesus disse: "se as pessoas querem me seguir, elas precisam abrir mão de suas vontades (Lc 9,23). Para descobrir o propósito para a sua vida, volte-se para a Palavra de Deus, e não para a sabedoria do mundo. Conhecer seu propósito direciona sua vida. Você deve edificar sua vida sobre verdades eternas, e não sobre os apelos do mundo materialista.
    "Todo mundo, com o tempo se rende a algo ou a alguém. Se não for a Deus, você se renderá às opiniões ou às expectativas dos outros, ao dinheiro, ao prestígio, ao orgulho próprio, a luxuria, ao medo, ao rancor, ao ego. Você, eu fomos feitos para adorar a Deus e se fracassarmos em adorá-lo, criaremos (ídolos) para os quais entregaremos nossa vida. Somos livres para escolhermos a quem nos entregaremos, mas não somos livres das consequências dessa escolha".

   Reflexão: ." Render a Deus não é um tolo impulso emocional, mas um ato inteligente e racional; a atitude mais inteligente que você pode tomar em sua vida. Seus momentos mais sábios serão aqueles em que você disser sim para Deus". Quando você vive à luz da Palavra de Deus, seus valores mudam e a sua vida simplifica. "Se não se rende a Cristo, se rende ao caos!" (E.Stanley Jones).

Fonte: As Escrituras, a Bíblia
           Livro: Uma Vida Com Propósitos, de  Rick Warren - Ed. Vida.
           Imagem: - Jesus em busca do fiel

9 comentários:

  1. Ana Célia, que texto maravilhoso! Ele nos passa muita confiança, pois está evidente que foi inspirado na palavra de Deus. Vê-se que é muito bem sustentado por leituras e consultas fiéis às escrituras. Parabéns! O que é certo a se fazer está aí, Deus nos ensinou. Obrigada por me ajudar a lembrar disso. Esforçarei-me para colocar em prática tudo, em especial essa frase, que me tocou bastante hoje: "Você sabe que está entregue a Deus quando não reage às críticas ou não tem ímpeto de defender-se."
    Beijos, da irmã Denise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo texto! Exatamente a mesma frase que me chamou a atenção, pois tenho visto muitas pessoas que dizem que oram muito, mas pecam justamente nesse ponto, não aceitam críticas injustas e até mesmo justas e reagem ferozmente. Precisamos estar totalmente rendidos ao Senhor!

      Excluir
  2. MUITO EDIFICANTE ESSE TEXTO. DEUS ABENÇOE SEMPRE A TODOS QUE DE ALGUM MODO SE RENDA AOS ENSINAMENTOS DO NOSSO SENHOR JESUS.

    ResponderExcluir
  3. Glória à Jesus!!!! Estou edificada com esse texto! Deus lhe recompense por deixar se usada por Ele.

    ResponderExcluir
  4. Glória a Deus! Como me edificou esse este ensinamento.

    ResponderExcluir
  5. Amei o texto , pois antes nao entendia o que era se render a Deus , hj entendo que se render a ele é depender dele .

    ResponderExcluir