domingo, 5 de agosto de 2012

O homem precisa de Deus para ser ele mesmo.

                         "Ao entardecer da vida seremos julgados a respeito do amor"                
                              Deus fala na consciência do homem, na sua história...
  
      A Cruz  de Cristo, a que redime o mundo... 
      "O homem precisa de Deus para ser ele mesmo. Só em Jesus Cristo, para ser reconstruído pela graça da salvação".  "Todo homem que procura a salvação, não apenas o cristão, deve-se deter diante da Cruz de Cristo. Este mistério de salvação é um fato agora consumado. Deus a todos abraçou com a Cruz e a Ressurreição e que sempre recomeça a partir dela. O Mistério pascal se acha agora enxertado na história da humanidade, na história de cada homem, como representado na alegoria de João, da "videira e os ramos" ( cf. Jo 15,1-8). Tendo o homem recusado a vida como um dom e, tendo constatado o seu fracasso em se apossar dela com suas próprias forças, ele volta para Aquele de que vem a graça, uma atitude fundamental de criatura, num diálogo que recomeça de um pecador com seu Salvador". (*)
    O homem precisa de Deus para ser ele mesmo; ao romper a aliança com o Criador torna-se escravo das paixões enganadoras que o levam a morte, a morte do ser. Só em Jesus Cristo encontrará a vida, e vida em abundância.
    "Não continueis a viver como vivem os pagãos, cuja inteligência não leva a nada. Renunciando à vossa existência passada, despojai-vos do homem velho que se corrompe sob o efeito das paixões enganadoras, e renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade. Revesti o homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade" ( Ef 4,17 . 21-24). Jesus veio para que todos "tenham a vida e a tenham em abundância". ( Jo 10,10).
     "Se Deus muda o coração do homem, começa então aparecer os sinais de fé que só Jesus ressuscitado pode fazer isso por nós". Hoje em dia, apesar das aparências, são muitos os que encontram o caminho para experimentar o  Deus que opera. Esta é a grande experiência dos nossos tempos, de modo especial quando se trata dos jovens.(*)
     "Segue-me!" (Mt  8,22). Ele chama os homens de hoje, sobretudo os jovens, para se colocarem a caminho ao longo dos percursos do Evangelho na direção de um mundo melhor. Jesus é o Senhor! Somente nele há salvação: hoje, como ontem e sempre." (*)
 
   Reflexão: Os maiores obstáculos que nos impedem de sermos livres, felizes e realizados habitam dentro de nós e não fora; lembrando que os bens materiais não preenchem o vazio da alma, ela só se realiza em Deus. Reconhecer  nosso pecado e aprender a olhar com os olhos do coração em busca da misericórdia do Pai é buscar a salvação. "Detenha-se diante da Cruz!... Jesus é o único mediador entre os homens e Deus. Tem consciência, seja lá quem fores, de que tu és amado! Lembra-te: o Evangelho é um convite à alegria! Não te esqueças de que tens um Pai e que toda a vida, mesmo a mais insignificante aos olhos dos humanos, tem valor eterno e infinito aos seus olhos!" (*)


Fonte: As Escrituras Sagradas, a Bíblia
         (*) Palavras de João Paulo II - Livro Cruzando o Limiar da Esperança.
                                                 Ed. Vittorio Messori- Francisco Alves
                                                 imagem: o pecador - jpg +1

Nenhum comentário:

Postar um comentário