sexta-feira, 25 de maio de 2012

A Revelação de Deus em Jesus Cristo

                   Deus  envia seu Filho único ao mundo por amor ao homem                                                                  
                                           Jesus Cristo, o eleito de Deus
"É uma iniciativa gratuita de Deus, o único a quem possa confiar a sua obra e que seja capaz de realizar plenamente o seu desejo.O próprio Deus atesta que em Jesus de Nazaré, ele chega finalmente ao termo da obra que tinha iniciado ao escolher Abraão e Israel". (VTB)
       O "Eis o meu eleito!" de Isaías- anunciava o triunfo de Deus. Só Cristo é o eleito de Deus, e não há eleitos senão nele. Ele é a pedra escolhida, a única; aquele que vive um destino único, o do Filho do Homem, e a realizar a própria obra de Deus".
   A vinda de Jesus Cristo mostra até onde pode ir a generosidade divina:" a ponto de dar seu próprio Filho (Rm 8,32), num misto de ternura, fidelidade, misericórdia e graça de Deus. Todas as Escrituras relatam a eleição de Israel, e Jesus sabe que todas têm em vista a ele ( Lc 24,27; Jo 5,46) o que suscita a vontade de servir e de cumprir até o fim aquilo que tem ser cumprido" (Jo 4,34). (VTB )
     "Em Jesus Cristo, Deus se revelou de maneira definitiva e total: tendo dado seu próprio Filho, não tem mais nada para reservar a si e não pode senão dar ( cf. Rm 8,23).A certeza básica da Igreja é: com a vida, morte e ressurreição  de Jesus, Deus se realizou o seu gesto supremo e que todo homem pode doravante ter acesso a ele. " Esse Jesus crucificado . . .  Deus o fez Senhor e  Cristo . . .  a promessa é para vós, para vossos filhos e para aqueles que estão longe" ( At 2,36-39)." Por ele arrependimento e remissão dos pecados" ( At 5,31). Deus está  a nosso alcance, por uma demonstração inaudita de poder e amor, na pessoa de Cristo, ele se oferece a quem o quer receber. Em Jesus Cristo, Deus mesmo nos dá a prova decisiva do seu gesto de amor. Entregando à morte por nós, "o seu filho bem-amado" ( Mc 1,11; 12,6), sua prova de amor pela humanidade. (VTB - p.226)
     "Aderir a Jesus na fé é conhecer o verdadeiro Deus: "a vida eterna é . . . conhecer o único verdadeiro Deus e o seu enviado, Jesus Cristo" ( Jo 17,3).
    "Ele é o único mediador entre Deus e os homens." Mediador pelo fato de ser Deus-Homem.. Traz em Si o mundo da divindade, todo o Mistério trinitário e ao mesmo tempo o mistério da vida no tempo e na imortalidade. É verdadeiro homem. N'Ele o divino não se confunde com o humano. Permanece algo essencialmente divino".  (João Paulo II)
   "Cristo absolutamente original, ser único e irrepetível!  "Cristo não se assemelha nem a Maomé, nem a Sócrates, nem a Buda. Não fala apenas como Maomé, promulgando princípios de disciplina religiosa, a quem devem ater-se todos os que adoram a Deus. Cristo não é simplesmente um sábio no sentido em que foi Sócrates, cuja livre aceitação da morte em nome da verdade tem, no entanto, traços de semelhança com o sacrifício da cruz. Menos ainda é parecido com Buda, com sua negação de todo o mundo criado. Buda tem razão ao não ver a possibilidade de salvação para o homem na criação, mas se engana quando por esse motivo recusa a todo o mundo criado qualquer valor para o homem. Cristo não faz isto nem pode fazê-lo, pois é a testemunha eterna do Pai e daquele amor que o Pai tem por Sua criatura desde o início. O Criador, desde o princípio vê um múltiplo bem na obra criada e faz o homem a sua imagem semelhança." (João Paulo II ).
   Missão de Jesus :- "O Filho do Homem veio . . . para anunciar o Evangelho, para aperfeiçoar a Lei e profetas, chamar não os justos, mas os pecadores, procurar e salvar o que estava perdido, servir e dar a sua vida em resgate ( Mc 10,45p)...Veio dar testemunho de Deus e de seu reino diante de todas as nações do mundo. O único desejo de Jesus é fazer a vontade d'Aquele que o enviou, realizar as suas obras e dizer o que dele ouviu. A fé que ele exige dos homens é uma fé na sua missão, isto implica ao mesmo tempo a fé no Filho como enviado e, a fé no Pai que o enviou".
   "A missão de Jesus se prolonga pela missão de seus profetas enviados, os Doze Apóstolos - Jesus os envia para pregar o Evangelho e curar os enfermos.   Jesus diz: "Quem vos ouve a mim ouve, quem vos rejeita a mim rejeita e quem me rejeita, rejeita Aquele que me enviou" (Jo 13,20) "Como o Pai me enviou , também vos envio" (20,21). Todas as missões  dos enviados divinos são relativos ao desígnios da salvação." (VTB p.601)
     Jesus e a Igreja: "Cristo, desde o início, se acha no centro da fé e da vida da Igreja que confessa: "Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo". Assim confessa através dos séculos, juntamente com todos aqueles aos quais o Pai revelou o Filho no Espírito Santo revelou o Pai" (Mt 11,25-27).(João Paulo II)
    A Revelação é definitiva: "Só se pode aceitá-la ou rejeitá-la. Pode aceitá-la confessando Deus Pai Onipotente Criador do céu e da Terra, e Jesus Cristo, o Filho, da mesma substância do Pai e o Espírito Santo que é Senhor e dá a vida". (João Paulo II)
    "Somente Deus pode dar ao homem a vida eterna, um dom divino (Jo 3,16).
   "O Filho do Homem não veio para julgar o mundo, mas para salvá-lo. ". Salvar significa libertar-se do mal, da morte do ser, da perda da vida em Deus". (João Paulo II).
    Jesus no  Plano de Salvação:- "O próprio Jesus se vê no centro do plano de Deus, no seu envio pelo Pai e sua vinda a este mundo, o cumprimento da vontade do Pai, a sua paixão" ( Mt 5,17 ) Se  Ele prega a Boa Nova do Reino, cura os doentes e expulsa os demônios é para significar que Ele é Aquele que devia vir e que o Reino chegou, atingindo sua etapa decisiva.  ( Mt 4,17.23p ).O Evangelho que é proclamado frente ao mundo já não é somente o Evangelho do Reino, é o Evangelho da salvação que chegou em Jesus, o Messias e Filho de Deus, salvação a partir de agora acessível a todos os homens que creem em seu Nome" (At 2,36.39)
   " Em Jesus Cristo, o Reino de Deus está presente e sua Palavra produz o efeito: os que nele creem têm a plenitude da sua alegria,  não se trata de um entusiasmo passageiro que Palavra suscita e a tribulação destrói, mas uma alegria que é fruto do Espírito que faz os Apóstolos cantarem nas piores provações (Jo.16,22). (VTB).
    A  existência de Jesus é a revelação concreta do amor de Deus. "Jesus é o homem que realiza o diálogo filial com Deus e dele dá testemunho diante dos homens. Jesus é Deus que vem viver em plena humanidade o seu amor e faz ouvir o seu ardente apelo. Na pessoa de Jesus, o homem ama a Deus e é amado por ele. Esse amor pede reciprocidade, cumprimento dos preceitos. É em Jesus que se lhe presta obediência e amando-O,  ama-se o Pai. Amar Jesus é guardar integralmente sua Palavra e segui-lo, renunciando a tudo que impede sua relação com Deus." (VTB)
    A adesão ao amor divino - "não é questão de encontro físico, nem raciocínio humano; para ele requer o dom do Espírito, que cria no homem um coração novo e uma vida transformada pela graça. Todo homem precisa do Espírito para poder dizer "Pai" e glorificar a Cristo, e o homem chega por esse caminho a um conhecimento mais profundo dos desígnios divinos. Deus quer levar os homens a uma vida de comunhão com Ele. É esta idéia fundamental para a doutrina da salvação, que se expressa no tema Aliança".(VTB)

Reflexão: - Só em Jesus Cristo encontraremos o verdadeiro sentido da vida, experimentaremos o amor que tanto buscamos, a felicidade que desejamos e o repouso da alma em Deus. Jesus é luz na vida daqueles que o seguem.

 Fonte: -As Escrituras Sagradas, a Bíblia.
            -VTB - Vocabulário  de Teologia Bíblica, Ed Vozes
           - Cruzando o Limiar da Esperança por Sua santidade João Paulo II -  de Vittório Messori - Ed. Francisco Alves - 1a. edição - 1994.
   -Imagem de Cristo:   imagem-de-cristo-1195541145_cristo_024 jpg - fabiomw.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário