sexta-feira, 11 de maio de 2012

Existe verdadeiramente um Deus no céu ?

             Deus existe, é o Senhor da Criação: "EU SOU aquele que é"  (Ex 3,14)                    
            A revelação do Deus invisível na humanidade visível de Jesus Cristo
           
Ao ler as sábias declarações do Papa João Paulo II na entrevista realizada pelo jornalista do livro Cruzando o Limiar da Esperança, considerei preciosas as informações sobre a existência de Deus. Achei providencial transcrever algumas delas, colocando inclusive como título desta página a pergunta do entrevistador: "Existe verdadeiramente um Deus no céu?". Considerando que muitas pessoas têm dúvidas nos dias de hoje, talvez não tiveram acesso a esse conhecimento, 'a certeza da existência de Deus', por não ter tido oportunidade de ir ao encontro da Verdade sobre Deus.
DEUS existe
 Respondendo a essa e outras perguntas, Sua Santidade o Papa fala:
"A pergunta sobre a  existência  de  Deus se acha  intimamente  ligada à finalidade da existência humana. Não é só uma questão intelectual, que diz respeito à inteligência mas também, uma questão que se refere a toda existência humana" (GS 10 ).
    "A  Deus ninguém nunca viu ( nem  pode ver) "(cf .Jo 1,18). Toda vida humana é o "co-existir" na dimensão cotidiana - "tu" e "eu - e também na dimensão  absoluta e definitiva " eu" e "TU". A tradição gira  em torno  deste TU, que é antes de mais nada o Deus de Abraão, Isaac, Moisés e Jacó, o Deus dos Patriarcas, e depois o Deus de Jesus Cristo e dos Apóstolos, o Deus da fé.
    "Nossa fé vem dos nossos antepassados, do povo eleito por Deus e na comunhão com este eterno TU. Tal coexistência é essencial para a nossa tradição judeu-cristão e provém da iniciativa do próprio Deus. Ela está na linha da criação, da qual é o prolongamento, e é  como ensina o Apóstolo Paulo, ao mesmo tempo "a terna eleição do homem no Verbo que é o Filho" (cf. Ef 1,4).- ( João Paulo II, p. 52)
   " A auto-revelação de Deus se efetua em particular no Seu "humanizar-se". Deus verdadeiramente se fez homem no Seu Filho, que nasceu da Virgem Maria. Mais tarde através da Paixão, da Cruz e da Ressurreição, A auto-revelação do Deus na história do homem atingiu o ápice: a revelação do Deus invisível na humanidade visível de Jesus Cristo."
    " Os Apóstolos pediam a Cristo: " Mostra-nos o Pai" (Jo 14,8). Sua resposta é até hoje uma resposta chave:" mostra-nos o Pai?! Não credes que eu estou no Pai e o Pai está em mim?...Crede em mim... Ao menos, crede por causa das obras...Eu e o Pai  somos um" (cf. Jo 14,9-11; 10,30). As palavras de Jesus  vão muito longe. Aqui, estamos diante de uma experiência direta, aquela que aspira o homem contemporâneo. Mas não é o conhecimento "face a face" (I Cor 13,12), o conhecimento de Deus como Deus.
    "O homem não estava em condição de suportar tamanha proximidade de Deus, e começaram os protestos. Foi "escândalo para os judeus, loucura para os pagãos".  Sinagoga e depois o islamismo não  aceitaram  um Deus tão  humano."Isto não combina com Deus! "protestam eles."  Ele  tem que permanecer  absolutamente  transcendente, deve  permanecer pura Majestade. Certamente. Majestade cheia de misericórdia, mas não ao ponto de pagar as culpas da própria criatura, seus pecados.
     "Deus se desvelou ao homem, no que tem de mais divino, no que é Sua vida íntima: desvelou seu Próprio mistério. Não se preocupou que o desvelamento O ofuscaria aos olhos do homem, porque o homem não é capaz de suportar o excesso de Mistério. O homem ainda não tem consciência que Deus é  Aquele  no qual  "vivemos, nos movemos e existimos", (cf. At 1,28). (João Paulo II, p.55,  56)
  " Pergunta-se se Jesus deveria ser confirmado por sua Morte e Ressurreição?  São Paulo diz:  "Mas se Cristo não ressuscitou, é vã nossa pregação, é vã nossa fé.(1 Cor 15,14). Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e os homens."
    Se Deus é Amor por que tanto mal?
    "Sem dúvida, Deus condena toda injustiça violenta. Deus se faz defensor das vítimas das injustiças dos homens e mais especialmente do órfão, da viúva e do pobre. Deus é Amor, mas a vontade de amor de Deus se esbarra na vontade pecadora do homem. A história de Adão é sempre atual, a raiz do mal que se instalou no ser humano desde seu nascimento; o homem se afastou de Deus e sem Deus no coração, suas obras são más."
     Deus o fez livre, mas o pecado o fez escravo - " Deus criou o homem dotado de razão e liberdade, e  por isso, submeteu-se ao seu próprio juízo . Ao juízo do homem vem somar-se a intervenção do espírito maligno, que com perspicácia maior ainda se acha disposto a julgar não só o homem, mas também a ação de Deus na história da humanidade".
     " Diante da  liberdade  humana, Deus quis se fazer-Se "impotente". A sabedoria e onipotência de Deus se põem, por livre escolha, a serviço da criatura. Se na história humana está presente o sofrimento, compreende-se porque Sua onipotência se manifestou com a onipotência da humilhação mediante a Cruz. O escândalo da Cruz é para sempre a chave de interpretação do grande mistério do sofrimento, que pertence à história da humanidade. Cristo crucificado é uma prova da solidariedade de Deus com o homem sofredor. Deus fica ao lado do homem e o faz de modo radical: " Aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de servo, por solidariedade aos homens. E humilhou-se fazendo-se obediente até a morte,  morte de cruz". ( Fl 2,7-8). Tudo se encerra nisto: os sofrimentos individuais e coletivos, os sofrimento causados pelas forças naturais, e os causados pela livre vontade humana, as guerras, os holocaustos: o dos judeus e o dos escravos negros da África. Deus está sempre junto dos sofredores".
     "Este mundo na verdade foi reduzido à servidão do pecado, mas "Deus entregou Seu Filho Unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" ( Jo 3,!6). O Cristo crucificado quebrou o poder do maligno e o libertou,  para se transformar de acordo com o plano de Deus até chegar à consumação. Cristo dizia aos Apóstolos: "Coragem, pois eu venci o mundo!".
    " Deus é Amor, por isso entregou ao mundo Seu Filho, para revelá-Lo com amor. Cristo é Aquele que amou até o fim, isto é até o último suspiro. (Jo 13,1). 'Até o fim' - quer dizer: aceitando todas as consequências do pecado do homem, assumindo-o sobre si, as nossas dores, como afirmara o profeta Isaías: "Todos nós andávamos extraviados como ovelhas, cada um de nós se desviava para o próprio caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós" (Is 53,4.6). O Homem das dores é a revelação daquele Amor que "tudo suporta" (cf. 1Cor 13,13).Ele revela que Deus não apenas é Amor, mas derrama o amor em nossos corações por meio do  Espírito Santo" (cf. Rm 5,5). Assim, nos encontramos no próprio centro da história da salvação. E salvar quer dizer libertar do mal. Mal ainda mais radical é  o homem ver-se rejeitado por Deus, isto é a eterna condenação como consequência da rejeição de Deus por parte do homem. E o que é esta vida eterna? Ela é a felicidade que vem da união com Deus. Cristo nos afirma: "A vida eterna consiste em que te conheçam a ti, um só Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo que enviaste".(Jo 17,3).A união com Deus se efetua na visão do Ser divino "face a face".
     "Os julgamentos de Deus na história de cada um -"A fé no julgamento de Deus é um dado fundamental, que jamais se põe em dúvida. Nenhum pecador dele pode escapar. Será  julgado com a mesma medida que se tiver aplicado ao próximo. Deus  julgará cada um segundo as próprias obras, sem fazer acepção de pessoas." (VTB). Contudo, o amor de Deus por nós já se manifestou em Cristo e aqueles que vivem segundo os ensinamentos do Senhor, nada tem a temer. Cristo é o único mediador entre Deus e os homens. É mediador pelo fato de ser Deus-Homem. N'Ele o divino não se confunde com o humano. "O filho do Homem não veio para julgar o mundo, mas para salvá-lo" (cf. Jo 3,17)  
      "Convencer do pecado quer dizer criar as condições para a salvação:A primeira condição da salvação é ter consciência da própria pecaminosidade, da hereditariedade do pecado; é também necessário reconhecer pecador e confessá-lo diante de Deus, ou seja receber esta confissão para salvar o homem. Portanto, salvar é abraçar e soerguer com amor redentor, com amor que é sempre maior que qualquer pecado" (João Paulo II)
  
     REFLEXÃO: Deus existe e está presente  nos corações e na história daqueles que o acolhem e seguem os seus preceitos, cujos frutos são de fraternidade e amor ao próximo: a luta pela dignidade humana, pela justiça e pela edificação do homem como pessoa.
    O mal no mundo- vem com a corrupção do homem, o pecado. "O abandono a Deus, fazendo-se deus do seu próprio destino e a prática de todo tipo de maldade e injustiças sociais que tem como consequência os sofrimentos da humanidade. "Uma cegueira tão obstinada não se explica senão pela influência perversa de Satanás: o pecado escravizando o homem" (João Paulo II a/ Messori). O materialismo, a idolatria, a mentira, o dinheiro como senhor das pessoas; a vaidade do poder, do ser, do ter, o egoísmo, o orgulho e  a ausência de Deus no coração do homem, levam à prática de obras más. A ganância, caracterizada pelos falsos doutores que sob a aparência de justos, procuram o lucro desenfreado a custa da exploração do homem pelo próprio homem, gerando  miséria, violência moral e social de toda espécie, além da banalização da vida.
    "Deus nos fez livres, portanto, responsáveis pelos nossos atos. Nossa responsabilidade é pessoal e social, é uma responsabilidade diante de Deus. Quando nascemos, Deus não pediu nossa participação,  recebemos de graça o dom da vida. Com a liberdade concedida e diante das transgressões praticadas Deus nos chama à conversão, através de Jesus Cristo, o caminho de salvação. Ele é amor e misericórdia." (João Paulo II a/Messori) Somente Deus pode nos salvar, contando com nossa colaboração. "Jesus Cristo deu testemunho não só da existência de Deus, da vida e da imortalidade, a qual Deus chama todo homem" ( João Paulo a/Messori). Sejamos portanto seus seguidores.

Fonte: -Cruzando o Limiar da Esperança /Depoimentos de João Paulo II a/ Vitório Messori - Francisco Alves, 1994 - 1a.edição.
            - VTB -Vocabulário de Teologia Bíblica- 5a. edição, Editora Vozes
            - Imagem de Deus: Deus-7497 jpg - valdecionoticias.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário