sábado, 5 de maio de 2012

Profetas, os mensageiros de Deus

                         Deus se comunica com seu povo eleito, através dos Profetas

       
  Deus escolheu os profetas e os envia para trabalhar no seu reino, o plano de Salvação.


   "O profeta é o mensageiro e interprete da palavra de Deus. O espírito do Senhor os unge e fica sobre eles ao anunciar a boa nova a todos, principalmente aos pobres, a curar os quebrantados de coração, proclamar a liberdade aos cativos, a libertação aos que estão presos..."
   Eles são os amigos de Deus, aqueles que ouvem a sua voz, seus preceitos e os põem em prática. Ao chamado de Deus, responde cada qual com seu temperamento pessoal. Deus, Senhor da vida, não exige de suas criaturas frutos sem lhes dar os meios.
  A mensagem profética raramente se dirige a um individuo, exceto em algumas situações.  Ela o faz num contexto mais amplo, às nações, reis e reinados. Sua mensagem refere-se ao presente e futuro.  Só lentamente é que Israel chegou a definição do monoteísmo: a afirmação da existência de um Deus único. A partir daí, Israel não reconhecia senão Iahweh, o Senhor dos homens e da história. Esse reconhecimento foi fruto da pregação dos profetas inspirados por Deus. Sua moral está fundada no direito promulgado por Deus. À Santidade de Deus se opõe a impureza do homem.  Os profetas pregam insistentemente que o pecado separa o homem de Deus, é um atentado contra o Deus de justiça, o Deus de amor, contra o Deus de santidade. É a morte do ser.
   Os profetas têm como missão, pregar o reino de Deus, denunciar o pecado, o dos chefes e o do povo e chamá-los à conversão dos corações, a uma mudança de vida. O pecado se torna uma realidade bem concreta na nossa vida  e ficamos sabendo no que dá o abandono de Deus: corrupção, violências, rapinas, julgamentos iníquos, homicídios, usura e todas as desordens sociais.
Assim diz Iahweh: "Foram vossas iniquidades que criaram um abismo entre vós e eu. Por causa de vossos pecados ele escondeu o seu rosto de vós, para não vos ouvir. Com efeito, vossas mãos estão manchadas de sangue e vossos dedos de iniquidades; vossos lábios falam mentiras e vossa língua profere maldade. Não há quem acuse com justiça, não há quem mova uma causa com lealdade. Todos põem a confiança em coisas vãs e pronunciam falsidades, concebem a fadiga e dão à luz à iniquidades.
Seus pés correm atrás do mal, seus pensamentos são iníquos..."  Lançai para fora todas as coisas abomináveis que seduzem vossos olhos, não contamineis com os ídolos que vos escravizam, porque eu sou vosso Deus. Escutai minha voz , e eu serei vosso Deus. Andai segundo meus estatutos, observai minhas normas e praticai-as.
    "Permanecei firmes portanto, e não vos deixeis prender de novo ao jugo da escravidão. Aguardai, no Espírito, a esperança da justiça que vem da fé agindo na caridade. Que a liberdade não sirva de pretexto para a carne, mas pela caridade, colocai-vos a serviço uns dos outros. Ora, os frutos da carne são manifestas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódio, rixas, ciúme, iras, discussões, discórdia, divisões invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos previno. Os que praticam tais coisas não herdarão o reino de Deus. É para a liberdade que Cristo nos libertou.  Mas, o fruto do Espírito é:  amor, alegria, paz, longevidade, bondade, fidelidade, mansidão, autodomínio, pois os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com suas paixões e desejos. A generosidade de Deus derrama sobre toda a carne, a sua graça não permanece guardada, somente pelo "amor por vós e fidelidade à palavra jurada aos vossos pais."
  "Deus exige fidelidade do seu povo à Aliança que ele renova livremente. Se Abraão e Moisés são modelos de fidelidade, Israel no seu conjunto imita a infidelidade da geração do deserto. E onde não se é fiel a Deus, a fidelidade para com os homens desaparece. Só lentamente é que Israel chegou a definição do monoteísmo: a afirmação da existência de um Deus único. A partir daí, Israel não reconhecia senão Iahweh, o Senhor dos homens e da história. Esse reconhecimento foi fruto da pregação dos profetas inspirados por Deus. Sua moral está fundada no direito promulgado por Deus. À Santidade de Deus se opõe a impureza do homem.  Os profetas pregam insistentemente que o pecado separa o homem de Deus, é um atentado contra o Deus de justiça, o Deus de amor, contra o Deus de santidade. Exortam à conversão.
    "A confiança que é condição para a fidelidade, pois o amor cuja prova é a fidelidade perseverante. Os que permanecem no amor terão, só eles, plena segurança no dia do julgamento e da vinda de Cristo, pois o perfeito amor desterra o temor. Deveis santificar o dia do Senhor de modo que seja um sinal entre mim e vós, para que saiba que eu sou vosso Deus."
    Dentre outros profetas, citamos:
  " -Abraão, o pai da multidão das nações e também o pai na fé, modelo de fidelidade
   -Moisés,  profeta da libertação do povo de Israel do Egito, dos prodígios diante do Faraó
   -Samuel, foi o amado pelo Senhor, ele estabeleceu a realeza e ungiu os chefes estabelecidos.
   -Isaías, foi a luz das nações e testemunho da verdadeira fé.
   -Jeremias, de alma terna feita para amar foi enviado para "arrancar e destruir, para exterminar e demolir". Denunciou a apostasia de Israel, o desvio de Israel, a corrupção moral de Judá, as desgraças das guerras, os exilados; pregando à conversão, a Aliança e o culto verdadeiro ao Deus único.
   -Ezequiel, foi considerado o pai do judaísmo; é sobretudo um homem de visões, sua doutrina tem como núcleo a renovação interior: é preciso criar um coração novo e um espírito novo. O próprio Deus dá um coração "novo", e fundirá no homem um espírito "novo", cuja benevolência divina previne o arrependimento e a  graça. Denuncia os pecados de Israel, o castigo, os falsos profetas, a idolatria e a infidelidades de Israel, a espada de Iahweh contra os crimes de Jerusalém, a profecia dos ossos secos, além de outros...
  -Daniel, interprete de sonhos e visões . Deus concedeu a Daniel e mais três jovens hebreus a ciência e a instrução nos domínios da literatura e da sabedoria, denunciam a condenação dos judeus.
  Os Profetas, Jeremias, Zacarias, Daniel, já profetizavam a vinda do Messias, Isaías profetizava sobre o Servo sofredor, a paixão e morte do Salvador. O profeta Ezequiel, sem dúvida esperava a vinda de um novo Davi, quando nenhum descendente estava mais no trono".

   REFLEXÃO:
   Deus ama o pecador, só não ama o pecado. O pecado é a morte, a morte do ser, uma ruptura com a Aliança de Deus. Entretanto, ele é um Deus misericordioso, pronto para o perdão. Ele quer nos dar a vida e vida em abundância. Não poupou nem seu próprio filho Jesus por amor à humanidade, por amor a você, por amor a mim.
   "Deus aproxima daqueles que o invocam, os que o invocam com sinceridade de coração. O Senhor nosso Deus nos diz: "Escutai a minha voz, e eu serei vosso Deus e vós sereis o meu povo. Andai em todo caminho que eu vos ordeno para que vos suceda bem. E não escutaram nem prestaram ouvido; andam conforme os seus desígnios, na dureza de seu coração perverso e deram as costas em vez da face."
  "Quando em sua oração um homem não se lembra de suas ações, ele está se esforçando em  vão  com sua oração. Auto conhecer-se é uma condição para a oração. Se quiseres chegar ao conhecimento de Deus, procura antes conhecer-te a ti mesmo" (Anselm Grün)

Fontes:  -As  Escrituras Sagradas- Os profetas -Introdução/ livros proféticos
             -Vocabulário de Teologia Bíblica, Ed. Vozes,  5a. edição
             -Oração de Autoconhecimento, de Anselm Grün,  Ed. Vozes- 3a. edição
             - Imagem para exemplificar os Profetas: IwjaI 0044 bpg bíblicasimagens.blogspot.com. Galeria de Imagens Bíblicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário