sexta-feira, 20 de abril de 2012

Deus e a sua criação

                                            Deus e o grande amor pelo homem
                             Deus plantou para o homem um jardim em Éden (Gn 2,8ss)

Deus revela seu grande amor pela sua criatura, o homem.
Ele o fez à sua imagem e semelhança e entrega a ele toda sua criação . 
Deus o abençoa  e caminha com ele na sua história...

   Deus criou o mundo: a terra, a luz, a noite, os mares e todas as criaturas viventes e viu que tudo isto era bom. Deus criou o homem à sua imagem; o homem e a mulher ele os criou. Deus os abençoou e lhes disse:
 "Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a, dominai sobre os peixes do mar, as aves do céu e todos os animais que rastejam sobre a terra ".  E viu que tudo o que tinha feito e era muito bom. Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, pois nele descansou depois de toda obra de sua criação.

   Deus plantou para o homem um jardim em Éden (Gn 2,8ss). Sua vida nesse jardim implica o trabalho (Gn 2,15), embora este se revista dum caráter de felicidade ideal que recorda em mais de um pormenor as clássicas descrições da idade do ouro: familiaridade com Deus, livre uso dos frutos do jardim, domínio sobre os animais, harmoniosa união do primeiro casal (Gn 2,18ss), inocência moral que desconhece qualquer sentimento de vergonha (2,25), ausência de morte, que entrará no mundo depois do pecado.

 O Senhor Deus passeava no Jardim de Éden. Eles desfrutavam da amizade de Deus e, tinham os frutos da terra em abundância (Gn 3).

O atentado à soberania de Deus, o pecado do orgulho. Esta revolta exprimiu se concretamente pela transgressão de um preceito estabelecido por Deus e representado sob a imagem do fruto proibido. Sobre a árvore do conhecimento do bem e do mal. Este conhecimento é um privilégio que Deus se reserva e que o homem usurpará pelo pecado. A serpente serve aqui de máscara para um ser hostil a Deus e inimigo do homem, o Adversário, o Diabo( cf. Jó 1,6+). Na consciência da sua nudez há uma manifestação da desordem que o pecado introduz na harmonia da criação.O homem pecador se constituiu juiz do bem e do mal, o que é privilégio de Deus.

  A vida do homem e da mulher é profundamente afetada; sofrem as consequências de sua transgressão... Os pecados do povo de Deus fizeram de sua morada aqui na terra um lugar de desolação (Jr 4,23). As misérias de sua condição atual que traz consigo as experiências opostas: essa condição, fruto do pecado do homem está ligada ao paraíso perdido.

Fonte: Escrituras Sagradas - Livro de Gênesis.
           VTB, Vocabulário de Teologia Bíblica -Ed. Vozes
          Imagem para representar Deus e a Criação: imagem natureza 1116 pintura-jpg - emotion.com.br

  

Um comentário:

  1. É um gesto concreto de amor de Deus pelo homem, quando entrega toda sua criação a ele. Recomendo a todos a leitura dessas publicações.

    ResponderExcluir