segunda-feira, 23 de abril de 2012

A corrupção da humanidade.

Caminhando através das Escrituras: Deus e o Homem, um processo de salvação
                                         As consequências da transgressão.

    Com o pecado o homem experimenta a morte do ser, de não ser amado. O homem se separa de Deus. É a própria história de Caim.
  "A condenação divina atinge os culpados, e a vida do homem é profundamente afetada por isso. O homem deve afadigar para extrair sua subsistência de um solo hostil que está longe de assemelhar-se ao Jardim de Éden. Estas situações penosas são a sorte do ser humano, mas para que seja claramente deduzido o ensinamento de uma falta hereditária, será preciso que são Paulo ponha em paralelo a solidariedade de todos em Cristo salvador e em Adão, o pecador. 
O afastamento do Paraíso traduz em termos de espaço, o afastamento de Deus, no jardim em que o homem tinha sido colocado, o próprio Deus vinha tomar a brisa da tarde" (Gênesis).
    "Nossos ancestrais quiseram ser como Deus...talvez aí se prefigurasse nossa dificuldade em aceitar a condição humana! Vivemos querendo provar da árvore da ciência do bem e do mal, para sermos juízes e senhores absolutos... ou andamos construindo torres de Babel para chegar até o céu, afirmando nossa onipotência... ou sentimos como Caim, juízes de nossos irmãos...(Cunha, Domingos ) 
   "É difícil aceitar nossa condição de criatura! Talvez tenhamos sido cobrados para ser deuses... e talvez até em nome de Deus tenham cobrado de nós, essa perfeição que só a Deus pertence. Assim pensavam também os fariseus... e essa hipocrisia opressora, Jesus sempre procurou desmascarar. 
   "Sofremos quando não conseguimos ser onipotentes...quando não conseguimos resolver todos os problemas, nossos e dos outros".(Domingos, Cunha )
   O homem pecador se constituiu juiz do bem e do mal, o que é privilégio de Deus.(Gn, 4)
Caim e Abel estão na origem de dois modos de vida , o agricultor sedentário e o pastor nômade; de outro lado, esses dois irmãos personificam a luta do Homem contra o Homem. Ao lado da revolta do homem contra Deus, há também a violência" irmão" contra seu "irmão". O duplo mandamento do amor ( Mt. 22, 40) mostrará as exigências fundamentais com a vontade de Deus. 
  Deus viu que a maldade do homem  era grande  sobre a terra, e que era continuamente mau todo desígnio de seu coração. Deus arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra, e afligiu-se  o seu coração. E disse Deus: " Farei desaparecer da superfície do solo que criei - os homens, os animais, os répteis e as aves do céu - porque me arrependo de os ter feito, ( a exigência de sua santidade que não o suporta o pecado (1Sm 15,29). E mais frequentemente, o "arrependimento" de Deus significa o aplacamento de sua cólera e a retirada de sua ameaça -  (ver Ex. 32,11-14 e Jr.26,3+).
   A terra se  perverteu diante de Deus e encheu-se de violência. Deus viu que  a terra estava pervertida,  porque toda a carne tinha uma conduta perversa sobre a terra. Deus enviou o dilúvio que inundou a terra durante 40 dias. Fez desaparecer tudo que havia sobre a terra, cheia de violência por causa dos homens... preservando Noé, sua mulher, filhos, seus descendentes e cada casal da espécie de animais, para conservar a vida. ( Livro de Gênesis).
   Noé era um homem justo, íntegro encontrou graça aos olhos de Deus e este estabelece uma aliança de salvação com Noé e seus descendentes. Noé fez a arca e tudo que Deus lhe ordenara. A salvação concedida a Noé figura a salvação pelas águas do batismo (1Pd. 3,20-21).
   "Deus abençoou Noé, sua mulher e seus filhos e lhes disse: "sede fecundos multiplicai-vos e enchei a terra e dominai-a. Estabeleço minha aliança convosco e com os vossos descendentes e depois de vós e com todos os seres animados que estão convosco.Tudo que se move e possui vida vos servirá de alimento, tudo isso eu vos dou, como vos dei a planta das verduras.. Pedirei contas porém, do sangue de cada um de vós. Pedirei contas a todos os animais e ao homem, aos homens entre si, eu pedirei contas da alma do homem".( Gn, 9)
      Quem derrama o sangue do homem,
      pelo homem terá seu sangue derramado.
      pois à imagem de Deus,
      o homem foi feito. 
    Após o dilúvio, o homem foi de novo abençoado e consagrado rei da criação, como nas origens, mas não é mais um reinado pacífico. Deus sabe que o coração do homem permanece mau, mas ele salva sua criação e, apesar do homem, a conduzirá para onde quiser. A nova época conhecerá a luta dos animais com o homem e dos homens entre si. A paz paradisíaca só florescerá no final dos tempos".  (Gn, 6- 7)
  Todo mundo se servia de uma mesma língua e das mesmas palavras. Os homens que emigraram para o Oriente se estabeleceram no vale, na terra de Senaar. E aí decidiram construir uma cidade e uma torre cujo ápice penetre os céus e, não sejamos dispersos sobre toda a terra. Mas Iahweh (Deus) os confundiu, na sua linguagem para que não entendessem uns aos outros e os dispersou por toda face da terra. Deu-se a esse episódio o nome de torre de Babel.(Gn, 11)
    REFLEXÃO:
Todo o homem nasce com a raiz do pecado, a semente do mal; exceto Jesus Cristo,o filho de Deus. Por um ato consciente (a desobediência), deliberadamente nos opomos a Deus, violamos seus preceitos e queremos ser como deuses; pretendemos ser os únicos senhores de nossos destinos; recusamos a depender daquele que nos criou, pervertendo a relação que nos unia a Deus, com a prática de obras más. Construímos os deuses de nossa vida: o poder, o ter, o ser, o individualismo - o materialismo - a   cobiça, a idolatria:  o sucesso - a vaidade - o prestígio - a fama.
O dinheiro- é o senhor daqueles que o colocam em primeiro lugar nas suas vidas e dão a vida por ele.
"Quem pretende se construir a si próprio, independente de Deus, falo-á  às custa de outrem, principalmente dos pequenos e dos fracos."O homem que não pôs em Deus sua força rumina o crime,  o mal dia todo... enquanto que o justo confia no amor de Deus sempre e para sempre".Com o pecado, o homem perde a vida em Deus."( VTB, p. 738)

Fonte:- As Escrituras: Livro de Gênesis, do Profeta Isaías e Jeremias
                                  Da Carta de Paulo aos Apóstolos
          - VTB- Vocabulário de Teologia Bíblica, Ed. Vozes 5a. edição-2005
          -Livro: Crescendo com Eneagrama na Espiritualidade - de Domingos Cunha, CSH -Ed. Paulus /2
       -Imagens para representar a corrupção da humanidade: imagem guerra-fria 37jpg - portal são francisco.com.br - Guerra do Vietname
                                                                                     

Um comentário:

  1. É triste ver a corrupção na humanidade. Só Deus pode salvar os homens de tanto pecado.

    ResponderExcluir