quinta-feira, 26 de abril de 2012

Deus e o Homem, o plano de salvação

 A história da salvação  se desenvolve dentro da história terrena da humanidade
                                   
Com a transgressão, o homem se afasta de Deus, fica escravo do pecado e se aliena. Mas, Deus faz uma história de salvação, através de Abraão. 

   A história de salvação se resume na fundamental constatação de uma grandiosa intervenção de Deus na história do homem e no sentido de sua existência. 
    Deus disse a Abraão: 
   " Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, vai para a terra que te mostrarei . Eu farei de ti um grande povo, eu te abençoarei, engrandecerei teu nome; sê uma bênção! ". Gn.12,1-2
   Abraão era um arameu, nômade, politeísta, vivia em Ur, na Caldeia, numa civilização adiantada. O povo tinha muitos deuses; ele não conhecia Deus até os 75 anos. Deus vem ao seu encontro e faz  promessas e as alianças divinas com ele, uma história de  salvação com ele e toda sua descendência.
  Deus diz a Abraão: "abandona tuas seguranças, a tua família, vem que eu vou te dar um filho e uma terra". Ter um filho e uma terra era tudo que queria Abraão. Sua esposa era estéril e de idade avançada. Ele não tinha terra, era um nômade.
  Abraão se põe a caminho somente com essa promessa, com essas palavras, abandona suas seguranças e vai para a terra Canaã, a terra que será sua e de sua descendência, disse Deus.
   A fé de Abraão é a confiança, numa promessa humanamente irrealizável. Deus lhe reconhece o mérito deste ato, põe na conta de sua justiça, sendo "justo" o homem cuja retidão e submissão o tornam agradável a Deus.
  A existência e o futuro do povo eleito dependem desse absoluto ato de fé. Não se trata de sua descendência carnal, mas de todos aqueles que na mesma fé tornarão filhos de Abraão. A herança vem pela fé, para que seja gratuita e para que a promessa fique garantida a toda descendência, não só a descendência segundo a Lei mas também à descendência segundo a fé de Abraão. Ele, esperando contra toda esperança, creu  e tornou-se assim  o pai de todos nós, conforme está escrito: Eu te constituirei pai de uma multidão de nações. Heb.11,8-9
   Foi pela fé , respondendo ao chamado, obedeceu e partiu para uma terra que devia receber como herança, e partiu sem saber para onde ia. Foi pela fé que residiu como estrangeiro, morando em tendas com Isaac e Jacó, os co-herdeiros da mesma promessa. Pois esperava a cidade que tem fundamentos, cujo arquiteto é o próprio Deus. Foi pela fé que também Saara, apesar da idade avançada, se tornou capaz de ter descendência, porque considerou fiel ao autor da promessa. E por isso também, que de um só homem já marcado pela morte, nasceu a multidão comparável a dos astros do céu e inumeráveis como como a areia da praia.  Heb.11, 8-12.
   Deus disse: "Ergue os olhos e olha, do lugar em que estás, para o norte e para o sul, para o Oriente e para o Ocidente. Toda a terra que vês, eu a darei a ti e a tua posteridade para sempre. Levanta-te! Percorre essa terra no seu comprimento e sua largura porque eu a darei a ti. Com suas tendas, Abraão foi estabelecer- se no Carvalho de Mambré, que está em Hebron, e lá construiu um altar a Iahweh."
   Houve uma grande fome na terra e Abraão desceu ao Egito, para aí ficar, pois a fome assolava a terra. Quando Abraão chegou ao Egito os egípcios viram que sua mulher era muito bela; os oficiais a levaram para o palácio do Faraó. Mas, Iahweh feriu Faraó com grandes pragas, e também sua casa por causa de Saara, a mulher de Abraão. Faraó soube que era a mulher de Abraão, disse a ele: toma-a e vai-te! e entregou tudo que ele possuía
   Deus viu que o pecado de Sodoma e Gomorra,  é muito grave, por isso será destruída, preservando Abraão e sua família, conforme sua promessa. Ele diz a Abraão que ordene seus filhos e  a sua casa que deixem a cidade; eles obedeceram e a deixaram. E as cidades da Planície foram destruídas, como a fumaça de uma fornalha ardente.
   Depois desses acontecimentos, a palavra de Iahweh foi dirigida, numa visão: " Não temas, Abraão! Eu sou teu escudo, tua recompensa será muito grande."  E Deus estava com Abraão em tudo que fazia; ele caminhava na presença do Senhor.
    E foi sem vacilar na fé, que considerou seu corpo já morto, ele tinha cerca de cem anos e o seio de Saara também morto. Ante a promessa de Deus, ele não deixou se abalar pela desconfiança, mas se fortaleceu na fé, dando glória a Deus, convencido do que podia cumprir o que prometeu. Eis porque isto lhe foi levado em conta de justiça.  Não foi escrito somente para ele, foi-lhe levado em conta mas também para nós. Para nós que cremos naquele que ressuscitou dos mortos, Jesus Cristo, que foi entregue pelas nossas faltas e ressuscitado para a nossa justificação.
   O primeiro ato de fé de Abraão, que se encontrará de novo por ocasião da renovação da promessa e que Deus submeterá a prova, pedindo Isaac fruto dessa promessa, seu único filho. E Abraão sem questionar entregou seu único filho e, acreditou que Deus iria prover o cordeiro para ser imolado. Deus viu a fidelidade de Abraão, providenciou o cordeiro e disse: Porque não me recusaste teu único filho, eu te cumularei de bênçãos tu e tua posteridade." 
  Vós todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus, pois todos vós que fostes batizados em Cristo, vos vestistes de Cristo. Não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem nem mulher; pois todos vós sois um só em Cristo Jesus. E se vós sois de Cristo, então sois da descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa.
  Ismael, filho da razão- Iahweh o abençoou, tornou-o fecundo, fez crescer extremamente, gerando doze príncipes e dele fez uma grande nação.
   Isaac, filho da promessa - foi com Isaac que Iahweh estabeleceu sua aliança, renova a promessa por causa do pai. A bênção de todos os homens e a aliança ele se fez repousar sobre a cabeça de Jacó. Confirmou-o com suas bênçãos e lhe deu o país em herança; dividiu-o em partes e o distribuiu às doze tribos.
  Abraão, ilustre pai de multidão de nações, ninguém foi como ele reconhecido em glória. Observou a lei do Altíssimo e encontrou em aliança como ele. Estabeleceu essa aliança na carne e foi reconhecido fiel na prova. E Isaac é a prefiguração de Jesus, o cordeiro imolado.
  O projeto de Deus só se realiza em Jesus Cristo, porque Jesus é a imagem de Deus.

 REFLEXÃO: 
    Nossa fé deve ser baseada em pessoas concretas, tais como Abraão, Isaac, Moisés que escreveram a história de salvação. A fé de Abraão guia sua conduta, é princípio de ação. Sua determinação, sua fidelidade,  retidão,  o tornou agradável aos olhos de Deus.
     Nós não acreditamos nas promessas de Deus, temos necessidade de resultados imediatos, por isso buscamos o mundo e suas promessas. Resistimos andar nos caminhos de Deus, porque somos rebeldes, desobedientes e incrédulos. É preciso deixar gestar a fé dentro de nós; a fé que vem pela escuta. A fé é gestada através da Igreja: a escuta da Palavra de Deus.
   Deus semeia no coração do homem a esperança e envia teu filho Jesus Cristo para  libertá-lo da escravidão do pecado. Precisamos conhecer Jesus Cristo e seremos seus seguidores.
   No profundo do nosso ser, lá está Deus. Deus nos fala através de nossa consciência, no silêncio interior... no encontro conosco mesmo.
 " Conhece a ti, porque és a minha imagem, assim hás de conhecer a mim, de quem és a imagem. Em ti me encontrarás." O homem em pecado é a imagem desfigurada de Deus.

Fonte: As Escrituras :- Livro de Gênesis -
                                 -Livro do   Êxodo
                                 - Da Carta aos Apóstolos aos Hebreus, aos Romanos e aos Gálatas.
                    -imagem: para representar a história da Salvação: luz1.jpg smallstationsinlife .wordpress.com   
                                                                                                                                                                                                               

2 comentários: