domingo, 19 de maio de 2013

Pentecostes, festa do dom do Espírito Santo

                         É a  efusão do Espírito, a coroação da Páscoa de Cristo

Pentecostes - Dia de alegria e ação de graça. É a manifestação pública da Igreja chamada a anunciar a Boa Nova de Cristo, com a força do Espírito a todos os povos da terra. Ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, a não ser no Espírito Santo, ( 1Cor 12,3).

Pedro mostra que Pentecostes cumpriu as promessas de Deus: nos últimos tempos o Espírito seria dado a todos (cf. Ez  36,27). João Batista anunciara já ter chegado aquele que deveria batizar no Espírito Santo (Mc 1,8). E Jesus, após a ressurreição tinha confirmado essa promessa: "Em poucos dias, sereis batizados com o Espírito Santo" (At 1,5).

 Pentecostes realiza em Jerusalém a unidade espiritual dos judeus e dos prosélitos de todas as nações, dóceis aos ensinamentos dos Apóstolos, eles comungam no amor fraterno à mesa da eucaristia (At 2,1-11). 
O Espírito Santo é dado visando um testemunho a ser levado até as extremidades da terra (At 1,8). Há diversidade de dons, de ministérios, de atividades, mas um mesmo é o Espírito, um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos ( 1Cor 12).  O Espírito Santo guia a Igreja, nos fortalece com seus dons e nos impulsiona à missão de discípulos de Jesus Cristo. 
                                                  
No dia de Pentecostes, o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos reunidos no cenáculo com Maria, a Mãe de Deus. Jesus disse: "A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou eu também vos envio". E soprou sobre eles e disse: "Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não perdoardes, eles lhes serão retidos" (Jo, 19-20). 

Reflexão: Nós, os cristãos somos o corpo de Cristo e a cada um, nos foi dado um dom, um talento. Em um só Espírito fomos batizados todos nós, para formar um só corpo, judeus ou gregos, escravos ou livres, para formarmos um único corpo, todos fomos impregnados do mesmo Espírito. Não podemos mais viver na ignorância, deixando nos levar pelas tendências pagãs, paixões e idolatrias. Viver no mundo, sem pertencer ao mundo, preservando de todo mal e santificando-nos pela verdade. "A palavra de Deus é a verdade. E a vida eterna consiste em que conheça o Pai, um só Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo que nos enviaste" (Jo 17,3). Irmãos, ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor, a não ser no Espírito Santo (1Cor12,3).

Fonte:- As Escrituras Sagradas, a Bíblia
          - imagens bíblicas.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário