quarta-feira, 3 de abril de 2013

A Igreja nasce na Páscoa de Cristo

                "São Pedro e São Paulo, as colunas da Igreja de Cristo"                                
                                                                                       
             "Sustentaram a Igreja tanto por sua fé, pregação, ardor e zelo missionário."

  "A Igreja nasce na Páscoa de Cristo,  quando Ele "passa" deste mundo a seu Pai (Jo 13,1).A efusão do Espírito começa desde o dia da Páscoa (Jo 20,22). Mas é em Pentecostes que se realiza a grande efusão carismática visando o testemunho dos Doze e a manifestação pública da Igreja, por isso esse dia é para ela como que a data do nascimento oficial.  Jesus "sopra" o Espírito  re-criador sobre os discípulos por Ele reunidos" ( Mc 14,27).

"Muitos sinais e maravilhas eram realizados entre o povo pelas mãos dos Apóstolos. Todos os fiéis se reuniam com muita união, no Pórtico de Salomão. Crescia sempre mais o número dos que aderiam ao Senhor pela fé, era uma multidão de homens e mulheres. A multidão vinha até das cidades vizinhas de Jerusalém, trazendo doentes e pessoas atormentadas por maus espíritos. E todos eram curados" (At. 5,12-16)

"Depois de Pentecostes, a Igreja primitiva cresce rapidamente, gerando novos cristãos. Aceitando a palavra dos Apóstolos, que gera a fé em Jesus ressuscitado, Senhor e Cristo, Chefe e Salvador, e recebendo o batismo da água e a imposição das mãos que confere o Espírito e seus carismas. Os batizados que constituem a Igreja são membros do Corpo de Cristo".

 "É sobretudo durante a fração do pão, isto é,  do banquete eucarístico que a unanimidade se faz e que se experimenta a presença de Cristo ressuscitado. Os fiéis estão agrupados sob a autoridade dos Apóstolos. Pedro está à frente, exercendo, de acordo com eles, o primado que recebeu de Cristo. E Paulo de sua parte está tomado dum amor ardente e concreto pela Igreja; e pondo em circulação em favor dos homens a preço de grandes sofrimentos ( 1Cor 4,15; Gl 4,19).  Depois, a Igreja foi dirigida por àqueles que por imposição das mãos, receberão o carisma de governar (1Tm 4,14; 2Tm 1,6). 
                            

Reflexão: "A Igreja é o Corpo de Cristo, lugar do encontro entre Deus e os homens,  sinal  da presença divina aqui na terra". Os cristãos, membros desse corpo são com ele o templo espiritual; na fé e na caridade eles devem cooperar para seu seu crescimento." (Ef 4,1-16). A Palavra de Deus é, por si  mesma, um poder de Salvação (At 13,26), Palavra de vida  (Fp 2,16), segura, viva e eficaz.( He 4,12). Graças a ela vencem as potências do mal (Ap 12,11), suscita nos homens fé, esperança e amor".

Fonte:- As Escrituras Sagradas, a Bíblia
          - Vocabulário de Teologia Bíblica- Editora Voz
          -imagem: os primeiros missionários da Igreja ;  igreja_ católica/ Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário