sexta-feira, 29 de março de 2013

Jesus, sua despedida, sua promessa e sua exigência...

                                "Como eu vos amei, amai também uns aos outros".
                                "Não vos deixarei órfãos, estarei convosco até o fim dos séculos"...

   Jesus participa da última Ceia com seus discípulos, sabendo que chegara sua hora de passar desse mundo para o Pai. Sabendo que o Pai tudo pusera em suas mãos e que ele viera de Deus e a Deus voltava. Levantou-se da mesa, depõe o manto, toma a toalha cinge-se com ela, depois põe água numa bacia e começa a lavar os pés dos seus discípulos dando o exemplo de humildade e serviço: "Se eu, o Mestre e Senhor, vos lavei os pés, também deveis lavar-vos os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, também vós o façais." Sua vida é exemplo de amor, humildade, serviço, compaixão, misericórdia e perdão.

  -Jesus celebra já seu triunfo como realizado: "Agora o Filho do Homem foi glorificado e Deus foi glorificado nele. Se Deus foi glorificado nele, Deus também o glorificará em si mesmo e o glorificará logo".A glorificação  de Jesus liga-se à sua partida. Para os judeus, a separação será definitiva (Lc 8,21), mas para os discípulos momentânea (Lc 14,2-3).

 -Sua promessa: "Filhinhos, por pouco tempo ainda estou convosco. Para onde vou vós não podeis ir."Não vos perturbeis vosso coração: Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas, pois vou preparar-vos um lugar quando for e quando estiver preparado, virei novamente e levarei comigo, a fim de onde eu estiver estarei vós também. E para onde vou, conheceis o caminho".

 - Interpelado pelos discípulos sobre o caminho e sobre o Pai, Jesus esclarece:
 "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim".  "Se me conheceis, também conhecereis meu Pai. Desde agora o conheceis e o vistes. Eu estou no Pai e o Pai está em mim. O Pai que permanece em mim, realiza suas obras. Crede-me: Eu estou no Pai e o Pai está em mim. Crede-o ao menos, por causa dessas obras. Se me pedirdes algo em meu nome eu o farei. Não vos deixarei órfãos"Jesus amou até o fim aqueles que ele considerou como seus".

-"Se me amais, observareis  meus mandamentos e rogarei ao Pai e ele vos dará o Paráclito, para convosco permaneça para sempre. O Espírito da Verdade que o mundo não pode acolher porque não o vê, nem o conhece. Vós o conheceis porque permanece conosco".

-Sua exigência: "Dou vos um mandamento novo, que ameis uns aos outros. Como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros. Nisto reconhecerão todos que sois meus discípulos se tiverdes amor uns pelos outros".

Reflexão: Jesus se despede carinhosamente dos discípulos, num gesto de ternura e amor de Pai, chamando-os de filhinhos. Ele nos tranquiliza em relação a sua partida, prometendo-nos uma morada celeste para a todo aquele que nele crer e seguir seus mandamentos. "Amai-vos uns aos outros como eu vos tem amado". Perdoai, pois o perdão vos liberta. Praticai a caridade e a justiça para com os pobres. Sedes mansos e humildes de coração. "A obediência é o princípio da salvação, praticai  os mandamentos".

Fonte: As Escrituras- Evangelho de São João (13, 31-38 ; 14,1-31)
Imagem: Jesus e sua promessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário