domingo, 17 de fevereiro de 2013

O verdadeiro jejum é

                                    romper as injustiças, dar alimento ao pobre...
                             

"Sabeis qual o jejum que eu aprecio? diz o Senhor Deus: é romper as cadeias injustas, mandar embora livre os oprimidos e quebrar toda espécie de jugo. É repartir seu alimento com aquele que tem fome, dar abrigo aos infelizes sem asilos, vestir os maltrapilhos, em vez de desviar-se de seu semelhante. Então, tua luz surgirá como  aurora, e tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se; tua justiça caminhará diante de ti, e a glória do  Senhor seguirá a tua retaguarda. Às tuas invocações o Senhor responderá, a teus gritos dirá: Eis-me aqui!  Se expulsares de tua casa toda opressão, os gestos malévolos e as más conversações, se dás do teu pão ao faminto, se alimentas os pobres, o Senhor te guiará constantemente e renovará teu vigor. Então encontrarás tua felicidade no Senhor". (Is 58).

    Deus, fonte de toda misericórdia e de toda bondade nos indica o jejum, caridade e a oração como remédio contra o pecado. E a confissão de nossa fraqueza, humilhados pela consciência de nossas faltas, possamos ser confortados pela vossa misericórdia, como aconteceu na Parábola do filho pródigo: "Levantar-me-ei e irei a meu pai e dir-lhe-ei : Meu pai pequei contra o céu e contra a ti, já não sou digno de ser chamado teu filho... O pai movido pela compaixão correu ao seu encontro abraçou e o beijou. Este filho estava morto e reviveu; tinha se perdido e foi achado, façamos uma festa." (Lc 15,18-24).

Reflexão: A generosidade, a fraternidade para com os pobres levam ao perdão de muitos pecados e trazem ricas bênçãos para quem as pratica. E um coração contrito e humilde é o caminho para se chegar a Deus.

Fonte: - As Escrituras - do Livro do Profeta Isaías;
                                    - Evangelho de São Lucas,  Parábola do filho pródigo.
           -  imagem: imagens bíblicas.wordpres...

Nenhum comentário:

Postar um comentário