domingo, 8 de junho de 2014

Solenidade de Pentecostes


                        Enviai, Senhor, o Vosso Espírito e Renovai a Face da Terra!
            
   "Reunidos como em Jerusalém, pois só quando vivemos unidos, é que o Espírito Santo nos vem!"


"A festa do Espírito Santo, o doce Hóspede de nossas almas continua a inspirar o anúncio do evangelho, nosso testemunho e a mover nossos corações para reconciliação com Deus. É o período que marca o nascimento  oficial da Igreja e a evangelização pelo mundo.

Pentecostes era uma festa hebraica celebrada cinquenta dias após a Páscoa. era originalmente uma festa de caráter agrícola, pois nela se ofertava a Deus as primícias do campo. Com o passar do tempo, passou a ser dedicada à celebração da Aliança no Sinai.

Conforme o livro dos Atos dos Apóstolos (At 2.1-11), quando era comemorada a antiga festa de Pentecostes em Jerusalém, no início da pregação apostólica, aconteceu a efusão do Espírito Santo sobre os discípulos reunidos no cenáculo.

A unidade das línguas, dom do Espírito Santo, manifesta na diversidade de dons e ministérios, em vista do bem comum" (1Cor 12,5-6), motivando os cristãos viverem unidos. Pentecostes recebeu um novo significado para os cristãos, passando a celebrar a vinda do Espírito Santo".

"Os discípulos reunidos no mesmo lugar recebem o dom de comunicar/anunciar as maravilhas de Deus na língua que as várias nações presentes poderiam entender (At2,11). "Pentecostes já é uma realidade ecumênica por si, onde o desejo de unidade como um dos dons do espírito, já é descrito pelo apóstolo Paulo, na segunda leitura: Há diversidade de: dons, ministérios, serviços (diferentes atividades) mas, um mesmo é o Espírito! (*)

"O projeto de Deus é sempre diferente e restaurador da vida humana, por essa razão o Senhor Jesus, no dia mais solene da festa dasTendas – festa que o Senhor pediu a Moisés em Lv 23,33, na qual os judeus se alegram na presença de Deus e recordam suas origens e os quarenta anos de peregrinação no deserto, saindo de suas casas e morando em tendas durante sete dias – proclamou em alta voz e de pé: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Aquele que crê em mim, do seu interior jorrarão rios de água viva.” (Jo 7, 37-38).(*)

Esta bela imagem da unidade na diversidade faz com que a Igreja, buscando ser fiel ao Senhor, experimente, além da paz – fruto da comunhão entre os que se reconhecem diferentes, um novo “ar”: O Senhor “sopra” sobre os discípulos reunidos em seu nome a fim de que no mundo possam também testemunhar a comunhão, a paz e o perdão.(*)
Reflexão: "Devemos, pois nos desinstalar de nossos projetos egoístas e, na condição de peregrinos /migrantes deixar que a proposta de Deus – que armou a sua tenda no meio de nós (Jo 1,14) nos oriente por meio do seu Espírito com todos os seus dons! O desejo de Deus já fora expresso para nós no decorrer desta semana por meio da “oração sacerdotal de Jesus” que, no capítulo 17 do Evangelho de João, apresentava a necessidade da unidade como o sinal dado ao mundo pelos discípulos-missionários: “Que todos sejam um!” O amor vivenciado como relação íntima entre o Pai e o Filho é, portanto, modelo a ser seguido por todos nós que, agora temos a missão de continuarmos a obra redentora do divino mestre".(*)
Fonte: - Palavra do Pastor: Enviai o Vosso Espírito, Senhor" de
            Dom Sergio  da Rocha - Arcebispo de Brasília, DF.
          - (*) Domingo de Pentecostes - da homília de Pe. Fernando Antonio Carvalho Costa - Meditação do Evangelho Jo 7,37-39- Vigília e Jo 20,19-23. publicado  em 10/06/2011.
          - imagem de Pentecostes - 2400 x 2097 - sitebarra.com