quarta-feira, 12 de março de 2014

A inveja e suas consequências...

                       "Procura-se desvalorizar o outro no intuito de revalorizar-se a si mesmo"
                                                      "Da inveja nasce o ódio..."

 Inveja - raiz do mal no coração do homem:
 Caim, fica extremamente irritado por inveja de seu irmão Abel por ter recebido do pai o reconhecimento dos seus dons e a bênção e, não o reconhecimento pelos seus dons, por isso o mata.
 Esaú conheceu o ódio por Jacó, seu irmão, por  causa da bênção que seu pai lhe concedeu; nascendo o desejo de matá-lo, contudo, Deus o protege e mantem sua vida.
  Os irmãos de José  também conheceram o ódio, ao ver que seu pai o preferia, passaram a maltratá-lo e alimentaram  o desejo de matá-lo, decidiram então vendê-lo aos viajantes que o levaram como escravo para o Egito.

A inveja é um vício capital - " leva uma pessoa a sentir tristeza diante dos bens do outro e do desejo de possuí-lo, mesmo de forma indevida. A tristeza sobrevém pela frustração, quando o ser humano não realiza seus desejos. Às vezes, ela vem acompanhado da cólera. A cólera é a mais forte das paixões; é uma ebulição da parte irascível da alma, uma indignação por não conseguir ter o que o outro tem".

"A inveja mostra-se na contínua comparação  de si mesma com os outros: "não sou capaz de encontrar-me com nenhuma outra pessoa sem comparar-me com ela. Imediatamente começo a avaliar, a valorizar, a desvalorizar e a revalorizar. De modo geral, procuro a desvalorizar o outro no intuito de revalorizar-me a mim mesmo. E inversamente quando não sou bem sucedido com isso, me desvalorizo a mim mesmo".

"Na inveja eu não estou comigo, não estou satisfeito comigo mesmo e não tenho nenhum sentimento por minha dignidade, reconhecendo meu valor somente em comparação com os outros. Essa atitude torna-se cansativa para si mesmo, esforçar a ter que superar os outros. Não se trata de nos livrar completamente dessa busca por reconhecimento, mas de relativizá-la de maneira a não tornarmos dependentes dela".

Santo Agostinho via na inveja "o pecado diabólico por excelência". "Da inveja nascem o ódio, a maledicência, a calúnia, a alegria causada pela desgraça do próximo e o desprazer causado por sua prosperidade".

"Nossa cobiça por posses jamais será satisfeita, caso orientemos exclusivamente para as coisas do mundo. Somente quando nos voltarmos para as riquezas interiores, é que a aspiração pela posse exterior ganhará seu devido lugar.  É por isso que a Bíblia transforma este instinto, apontando-nos os bens interiores, como é o caso da pérola preciosa e do tesouro do campo. Dentro de nós, isto é, em nossa alma, podemos encontrar uma imensa riqueza, é aí que encontramos Deus e todas as potencialidades com que nos agraciou"

Reflexão: - "A inveja provem muitas vezes do nosso orgulho. O cristão é chamado a exercitar a benevolência,  no caminho da humildade, a alegrar-nos com os progresso do irmão, do amigo e, imediatamente Deus será glorificado por ele. Deus será louvado, dirão, porque o servo soube vencer a inveja colocando sua alegria nos méritos dos outros".

Fonte: -As Escrituras Sagradas, a Bíblia.
            -Catecismo da Igreja Católica - Editora Vozes (...) - 3a. edição- 1993.
            - O Céu Começa em Você - de Anselm Grün - Editora Vozes - 13a. edição.
Imagem:  ("estudos gospelmais") - representando o mal que arde no coração do ser humano