terça-feira, 15 de outubro de 2013

A ambição é uma idolatria

                          "Somos possuídos pela nossa aspiração a possuir sempre mais..."
                        
                        As posses podem nos possuir, nos levam a possuir sempre mais...

 "A ambição do possuir simplesmente  é essencial ao ser humano. Nesta aspiração encontra-se a ânsia por tranquilidade. O que esperamos das posses que possuímos é não ter mais nenhuma preocupação e poder abandonar-nos tranquilamente à vida. O homem que não possui bens é comparável a uma ave altaneira voando livremente pelo céu, sem qualquer preocupação. Por outro lado, a experiencia nos mostra que as posses podem nos possuir, que somos possuídos pela nossa aspiração a possuir sempre mais. Aquele que tem muitas posses está preso - amarrado a seus bens e mesmo quando a morte aproxima, haverá de lastimar-se por ter que deixar o presente. Entrega sua alma, mas não desvia o olhar das coisas; é separado de seu corpo, mas não se separa de suas posses. 
 Nossa cobiça por posse jamais será satisfeita, se orientarmos exclusivamente para as coisas do mundo. Por mais posses que tivermos, a nossa ansiedade mais profunda por tranquilidade e sossego e pela harmonia conosco mesmo não poderá ser satisfeita.
    É por isso que na Bíblia, a Palavra de Deus transforma este instinto, apontando-nos os bens interiores, como é o caso da pérola preciosa e do tesouro no campo. Dentro de nós, isto é,  em nossa alma,  podemos encontrar uma imensa riqueza - é aí que encontramos Deus e todas as potencialidades com que nos presenteou.  Somente em vista desse valor interior é que seremos capazes de desprender-nos dos bens exteriores e libertar-nos de querer possuir sempre mais.
    A ambição vista sob outro ângulo - consiste no contínuo vangloria-se diante dos outros. Tudo é feito unicamente para ser visto por outras pessoas.  Eu penso continuamente nas pessoas e em sua opiniões. E acabo me perguntando: como será meu modo de agir sobre elas? Elas acham bom o que eu faço? e assim eu acabo não estando comigo mesmo e torno-me dependente do juízo das outras pessoas e da necessidade de ser reconhecido.  A busca de reconhecimento, muitas vezes ocorre até mesmo em nossa ação mais piedosa. Não se trata de nos livrar completamente dessa busca de reconhecimento, mas de relativizá-la de maneira a não nos tornarmos dependentes dela".


Reflexão: "Nossa cobiça por posse jamais será satisfeita, se nos voltamos para os apelos do mundo que nos instiga a consumir sempre. Somente quando nos voltarmos para as riquezas interiores é que nossa aspiração pela posse exterior ganhará sua devida medida". Buscai portanto, as coisas do alto e tudo mais vos será acrescentado.

Fonte: Do livro: "O Céu começa em você - Autor -Anselm  Grün
                             Editora Vozes - 13ª.  Edição - 2005.
Imagem: Link para blogs:  Kdfrases. com  - ( para a reflexão sobre ambição)