sábado, 1 de junho de 2013

Corpus Christi, a festa da Eucaristia

                                                O Sacramento do Corpo de Cristo.

"Isto é o meu corpo" por vós (1Cor 11,24); "Isto é meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado por uma multidão" (Mc 14,24). Os sinais do 'pão e vinho' tornam doravante presente na terra é  o corpo entregue de Jesus, o seu sangue derramado.

Depois da ressurreição, o corpo de Cristo não tem apenas uma existência invisível,"à direita de Deus" (He 10,12) pois, antes de morrer Jesus instituiu um rito para perpetuar sob sinais a presença terrestre de seu corpo sacrificado.

A experiência eucarística da Igreja- O mesmo rito repetido na Igreja, fica como memorial da morte de Cristo (1Cor 11,24ss) colocado na luz da ressurreição, pelo qual o corpo de Cristo se tornou "espírito vivificante". Por este rito, a "comunhão no corpo de Cristo", a Igreja revive todos os aspectos essenciais do mistério da salvação"
                                O corpo de Cristo se tornou "espírito vivificante" 

Reflexão: "Pela experiência eucarística tomamos consciência que somos membros do Corpo de Cristo. Nossa união com Cristo deve ser entendida de maneira muito realista, somos verdadeiramente seus membros. Nele cada cristão tem uma função particular em vista do bem conjunto (1Cor 12,27-30). É o seu próprio Corpo que unifica os múltiplos membros do corpo formado por todos os que creem  pelo batismo (1Cor 12,13.27). Em torno ao corpo individual de Jesus  realiza-se a unidade dos homens, chamados a agregar-se a esse corpo".

Fonte- As Escrituras Sagradas, a Bíblia
          -Vocabulário de Teologia Bíblica - Ed. Vozes.
          -Imagem: Corpus Christi,jpg