domingo, 7 de abril de 2013

Igreja, criação de Deus, construção de Cristo.

                                    Foi confiada a homens o carisma de governar
     
               "Seu crescimento se identifica com o crescimento da Palavra." (At 6,7)

 "A Igreja é o templo de Deus, edificado sobre Cristo, fundamento, cabeça, pedra angular (1Cor 3,10-17 ; 2Cor 6,16ss).  A pedra viva rejeitada pelos homens mas escolhida por Deus. Ele é o Templo em que judeus e pagãos têm  indistintamente acesso ao Pai num mesmo Espirito (Ef 2, 14-22).  A casa de Deus, casa de oração, a casa de seu Pai. (Mt 21,12-17 ; Jo 2,16ss). "O corpo eclesial, só é vivo se é o Corpo de Cristo ressuscitado, que difunde o Espírito". (At 2,32) 

"A Igreja foi confiada a homens, os Apóstolos "escolhidos por Jesus sob a ação do Espírito Santo" ( At 1,2) e depois aqueles que por imposição das mãos, receberão o carisma de governar (1Tm 4,14; 2Tm 1,6). Conduzida pelo Espírito (Jo 16,13), a Igreja é coluna e suporte da verdade" ( Tm  3,15) capaz sem desfalecer, de guardar o depósito das sãs palavras recebidas dos Apóstolos ( 2Tm 1,13s). Constituída como Corpo de Cristo por meio do Evangelho (Ef 3,6) nascida de um só batismo (Ef 4,5), nutrida dum só pão (1Cor 10,17), ela reúne num só povo (Gl 3,28) os filhos do mesmo Deus e Pai (Ef 4,6);  ela desfaz as divisões humanos, reconciliando em um só povo judeus e pagãos (Ef 2,14ss), civilizados e bárbaros, senhores e escravos, homens e mulheres (Cor12,13; Cl 3,11; Gl 3,28). Essa unidade é católica, feita para reunir todas as diversidades humanas (cf At 10,13: "Mata e come"), para adaptar a todas as culturas (1Cor 9,20ss) e abraçar o universo inteiro (Mt 28,19)".

"A Igreja é *santa ( Ef  5,26), não somente sua Cabeça, suas junturas e ligamentos, mas também nos seus membros que o batismo santifica. Há sem dúvida *pecadores na Igreja (1Cor 5,12); mas eles aí são dilacerados entre o seu pecado e as exigências do chamado que os fez entrar na assembléia dos "santos" (At 9,13). A exemplo do Mestre, a Igreja não os repele e oferece-lhes o perdão e a purificação (Jo 20,23. Tg 5,15s ; 1J 1,9), sabendo que a cizânia pode se tornar trigo enquanto a morte não tiver antecipado para cada qual a *messe (Mt 13,30). A vida não tem seu fim em si mesma: ela conduz ao Reino definitivo que a parusia de Cristo introduzirá em seu lugar e no qual não entrará nada de impuro" (Ap 21,27; 22,1)"
               
 "Cada cristão é ele próprio templo de Deus, enquanto membro no Corpo de Cristo (1Cor 6,15) e seu corpo é templo do Espírito Santo". (1Cor 6,19 ).

Reflexão: "Jesus, a Cabeça da Igreja, é também o Salvador. O crescimento da Igreja se identifica com o crescimento da Palavra." (At 6,7 ; 12,24; 19,20). O ministério apostólico é essencialmente um serviço dessa Palavra que deve anunciada para ressoar no mundo inteiro (At 8,4.25; 13,5). Serviço sincero que não falsifica a mensagem (2Cor 2,17) serviço corajoso, que proclama com audácia" (At 4,31; Fp 1,14)."

 Fonte: -As Escrituras, a Bíblia
            -Vocabulário de Teologia Bíblica, Editora Vozes
            - Imagem: Igreja/Vaticano

quarta-feira, 3 de abril de 2013

A Igreja nasce na Páscoa de Cristo

                "São Pedro e São Paulo, as colunas da Igreja de Cristo"                                
                                                                                       
             "Sustentaram a Igreja tanto por sua fé, pregação, ardor e zelo missionário."

  "A Igreja nasce na Páscoa de Cristo,  quando Ele "passa" deste mundo a seu Pai (Jo 13,1).A efusão do Espírito começa desde o dia da Páscoa (Jo 20,22). Mas é em Pentecostes que se realiza a grande efusão carismática visando o testemunho dos Doze e a manifestação pública da Igreja, por isso esse dia é para ela como que a data do nascimento oficial.  Jesus "sopra" o Espírito  re-criador sobre os discípulos por Ele reunidos" ( Mc 14,27).

"Muitos sinais e maravilhas eram realizados entre o povo pelas mãos dos Apóstolos. Todos os fiéis se reuniam com muita união, no Pórtico de Salomão. Crescia sempre mais o número dos que aderiam ao Senhor pela fé, era uma multidão de homens e mulheres. A multidão vinha até das cidades vizinhas de Jerusalém, trazendo doentes e pessoas atormentadas por maus espíritos. E todos eram curados" (At. 5,12-16)

"Depois de Pentecostes, a Igreja primitiva cresce rapidamente, gerando novos cristãos. Aceitando a palavra dos Apóstolos, que gera a fé em Jesus ressuscitado, Senhor e Cristo, Chefe e Salvador, e recebendo o batismo da água e a imposição das mãos que confere o Espírito e seus carismas. Os batizados que constituem a Igreja são membros do Corpo de Cristo".

 "É sobretudo durante a fração do pão, isto é,  do banquete eucarístico que a unanimidade se faz e que se experimenta a presença de Cristo ressuscitado. Os fiéis estão agrupados sob a autoridade dos Apóstolos. Pedro está à frente, exercendo, de acordo com eles, o primado que recebeu de Cristo. E Paulo de sua parte está tomado dum amor ardente e concreto pela Igreja; e pondo em circulação em favor dos homens a preço de grandes sofrimentos ( 1Cor 4,15; Gl 4,19).  Depois, a Igreja foi dirigida por àqueles que por imposição das mãos, receberão o carisma de governar (1Tm 4,14; 2Tm 1,6). 
                            

Reflexão: "A Igreja é o Corpo de Cristo, lugar do encontro entre Deus e os homens,  sinal  da presença divina aqui na terra". Os cristãos, membros desse corpo são com ele o templo espiritual; na fé e na caridade eles devem cooperar para seu seu crescimento." (Ef 4,1-16). A Palavra de Deus é, por si  mesma, um poder de Salvação (At 13,26), Palavra de vida  (Fp 2,16), segura, viva e eficaz.( He 4,12). Graças a ela vencem as potências do mal (Ap 12,11), suscita nos homens fé, esperança e amor".

Fonte:- As Escrituras Sagradas, a Bíblia
          - Vocabulário de Teologia Bíblica- Editora Voz
          -imagem: os primeiros missionários da Igreja ;  igreja_ católica/ Vaticano