domingo, 17 de fevereiro de 2013

Quaresma, tempo de oração, penitência e conversão.




Penitência/ Conversão - "Deus nos chama a entrar em comunhão com ele. A resposta ao chamado de Deus exigirá de cada um de nós, de início, a conversão do coração, e depois durante toda a vida, uma atitude penitente. Isto nos leva a afastar-se do que é mau e voltar-se para Deus. O essencial da conversão implica numa mudança de conduta, uma nova orientação de comportamento. A insistência nas  disposições interiores, que é preciso apresentar-nos a Deus, com espírito de humildade e sinceridade, reconhecendo nossa culpa. Salmo 51( um diálogo com Deus, a confissão das culpas).
  Às pessoas de coração endurecido, Deus pode conceder uma graça, dando-lhes um coração novo e incutirá  nelas seu  Espírito, de modo que se apegarão a sua Lei e se arrependerão de sua má conduta. (Ez 36.26-31). O profeta Ezequiel nos suscita à conversão. "Rejeitai para longe de vós as transgressões que haveis cometido, e fazei-vos um coração novo e um espírito novo."Convertei-vos e haveis de viver"(18,31).
    "Digo-vos que haverá maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento." ( Lc 15,7).   "Por isso, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como por ocasião da Revolta, como no dia da tentação no deserto. ( Heb 3,7)
 
Reflexão: "Cada qual só pode responder por si mesmo, a cada qual se retribuirá conforme a sua própria conduta. Deus é um Pai cuja alegria consiste em  perdoar. (Lc 15)  O perdão de Deus vem através de Cristo. O perdão não é somente uma condição preliminar da vida nova, é um dos elementos essenciais. Jesus ordena a Pedro a perdoar incansavelmente, ao contrário do pecador que tende a vingar-se sem medida" (Mt 18,21 . Gn 4,24). Tomai precaução, meus irmãos para que ninguém de vós venha a perder interiormente a fé, a ponto de abandonar o Deus vivo. Antes, animai-vos mutuamente cada dia durante todo o tempo, compreendido na palavra hoje, para não acontecer que alguém se torne empedernido com a sedução do pecado".( Heb 3, 13)


Fonte:- As Escrituras Sagradas
          -Vocabulário de Teologia Bíblica - Ed. Vozes
          - imagem: imagens bíblicas.wordpres...

O verdadeiro jejum é

                                    romper as injustiças, dar alimento ao pobre...
                             

"Sabeis qual o jejum que eu aprecio? diz o Senhor Deus: é romper as cadeias injustas, mandar embora livre os oprimidos e quebrar toda espécie de jugo. É repartir seu alimento com aquele que tem fome, dar abrigo aos infelizes sem asilos, vestir os maltrapilhos, em vez de desviar-se de seu semelhante. Então, tua luz surgirá como  aurora, e tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se; tua justiça caminhará diante de ti, e a glória do  Senhor seguirá a tua retaguarda. Às tuas invocações o Senhor responderá, a teus gritos dirá: Eis-me aqui!  Se expulsares de tua casa toda opressão, os gestos malévolos e as más conversações, se dás do teu pão ao faminto, se alimentas os pobres, o Senhor te guiará constantemente e renovará teu vigor. Então encontrarás tua felicidade no Senhor". (Is 58).

    Deus, fonte de toda misericórdia e de toda bondade nos indica o jejum, caridade e a oração como remédio contra o pecado. E a confissão de nossa fraqueza, humilhados pela consciência de nossas faltas, possamos ser confortados pela vossa misericórdia, como aconteceu na Parábola do filho pródigo: "Levantar-me-ei e irei a meu pai e dir-lhe-ei : Meu pai pequei contra o céu e contra a ti, já não sou digno de ser chamado teu filho... O pai movido pela compaixão correu ao seu encontro abraçou e o beijou. Este filho estava morto e reviveu; tinha se perdido e foi achado, façamos uma festa." (Lc 15,18-24).

Reflexão: A generosidade, a fraternidade para com os pobres levam ao perdão de muitos pecados e trazem ricas bênçãos para quem as pratica. E um coração contrito e humilde é o caminho para se chegar a Deus.

Fonte: - As Escrituras - do Livro do Profeta Isaías;
                                    - Evangelho de São Lucas,  Parábola do filho pródigo.
           -  imagem: imagens bíblicas.wordpres...

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

"Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa".




  Mensagem do Papa Bento XVI, na abertura do início da Quaresma - fevereiro de 2013:

"Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa. Esses 40 dias nos recordam os dias que Jesus passou no deserto, sendo tentado pelo diabo para deixar o caminho indicado por Deus Pai e seguir outras estradas mais fáceis e mundanas. Refletindo sobre as tentações a que Jesus foi sujeito, cada um de nós é convidado a dar a resposta a esta pergunta fundamental. O que é que verdadeiramente conta na minha vida? O senhor dela é Deus ou sou eu?  De fato, as tentações se resumem no desejo de instrumentalizar Deus para nossos próprios interesses, em querer colocar-se no lugar de Deus. Jesus sujeitou às tentações a fim de vencer o maligno e abrir-se o caminho para Deus. Por isso, a luta contra as tentações, através da conversão que nos é pedida na Quaresma, significa colocar Deus em 1o. lugar como fez Jesus, de tal modo que o Evangelho seja  a orientação concreta de nossa vida.
   Possa cada um de vós viver estes quarenta dias como um generoso caminho de conversão a santidade que o Deus Santo vos pede e quer dar! As suas bênçãos desçam abundantemente sobre vós e vossa família!" 

Fonte:  G1: Transmissão da mensagem do Papa bento XVI, pela rádio Vaticano            
imagem: papa-bento- xvi - 170118- jpg -