sábado, 13 de outubro de 2012

A Palavra de Deus é viva, atua na nossa história

         A Palavra de Deus é um fato,  diante do qual o homem não pode ficar passivo.    
                       É "Palavra de salvação" ( At 13,36), "Palavra de vida" (Fp 2,16)        

   "A Palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante do qualquer espada de dois gumes; penetra até dividir a alma e espírito, junturas e medulas. Ela julga as disposições e as intenções do coração. E não há criatura oculta à sua presença. Tudo está nu e descoberto aos olhos Daquele a quem devemos prestar conta." ( Heb 4, 12)


   Jesus é poder que opera, e luz que revela. "Com uma palavra Jesus realiza os milagres que são os sinais do Reino de Deus ( Mt 8,8.16) Jo 4,50-53). Com uma palavra, ele realiza nos corações os efeitos espirituais de tais milagres que são símbolo, como perdão dos pecados (Mt 9,1-7p). Com uma palavra Jesus transmite aos Doze os seus poderes (Mt 18,18) Jo 20,23) e institui os sinais da nova Aliança ( Mt 26,26 -29p)."  A Palavra é por si mesma, um poder de salvação: o crescimento da Igreja se identifica com o crescimento da Palavra (At 6,7; 12,24 ; 19,20). Assim se expande na história a ação da Palavra divina, que suscitou nos homens fé, esperança e amor".
   Nele e por Ele a Palavra criadora está portanto a agir, operando aqui na terra a salvação: "Luz que revela, Jesus anuncia o Evangelho do Reino, "anuncia a Palavra" dando a conhecer as parábolas, os mistérios do Reino de Deus (Mt 13,11p) ensina em nome de Deus ( Mt 22,16p). Ele fala "com autoridade" (Mc 1,22p), como por conta própria, com certeza que "suas palavras jamais passarão" (Mt 24,35). Jesus fala as Palavras de Deus (Jo 3,34), fala "o que o Pai lhe ensinou" (Jo 8,28). Por isso que "suas Palavras são espírito e vida" ( Jo 6,63). Jesus não fala de si mesmo e sim "conforme o Pai lhe falou" (Jo 12,50).

   "Enquanto revelação e norma de vida, a Palavra é para uns Luz ( Sl 119, 105), enquanto promessa propicia uma segurança para o futuro. A resposta humana à Palavra leva a uma atitude interior de fé, uma vez que que a Palavra é a revelação do Deus vivo e de seus planos e esperança, já que ela é promessa. Deus vigia sobre ela para cumpri-la (Jr 1,12), ela produz sempre aquilo que anuncia quer se trate dos acontecimentos da história, das realidades cósmicas ou do final do plano de salvação. Nenhum acontecimento exaure-lhes o sentido enquanto os "últimos tempos" não tiverem chegado (cf, dl 9)."

    O amor, é norma de vida. "A aceitação da Palavra pelos ouvintes, deve ser uma acolhida confiante e dócil em seu coração. Somos intimados a tomar posição diante desta Palavra que nos põe em contato com o próprio Deus. Jesus nos mostra claramente o que está em jogo nessa opção. Na parábola da semente, a Palavra do Evangelho do Reino é recebida diferentemente pelas diversos ouvintes: todos a "ouvem", mas só os que a compreendem (Mt 13,23) ou a "aceitam" ou a "guardam"( Lc 8,15) chegam a vê-la produzir neles seu fruto. Da mesma forma no Sermão da Montanha, no qual proclama a nova Lei, Jesus faz contraste entre a sorte dos que "ouvem a sua Palavra e a põem prática e a sorte dos que a ouvem sem a por em prática" ( Mt 7,24.26). E nos fala as palavras de juízo que cada qual será julgado com sua atitude  diante da Palavra: "Todo aquele que se tiver envergonhado de mim e de minhas palavras, dele também se envergonhará o Filho do Homem quando vier na glória do seu Pai" ( Mc 8,38).

   "Toda a Escritura é inspirada por Deus, é útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra" (II Tm 3,16-17). Ela é o sustentáculo da fé, ela tem o condão de proporcionar a sabedoria que conduz a salvação, pela fé em Jesus Cristo. Permaneceis firmes naquilo que aprendestes e crestes ( II Tm ).

  Reflexão- As palavras de Jesus são espírito e vida: "os que ouvem e  creem na Palavra de Jesus e a guardam, permanecem nela, esses têm vida eterna ( Jo 2,22; 4,39. 41.50 ;  8,5 . 31; 5,38; 15,7 ; 5,24).Quando você vive à luz da Palavra de Deus, seus valores mudam e a sua vida simplifica.Por outro lado, há os que acham a Palavra dura demais que "não podem ouvi-la" e por isso a rejeitam e repelem a Cristo: a estes a própria Palavra de Jesus há de julgá-los no último dia, por ser a Palavra do Pai que é Verdade (Jo 12,49 ; 17,14  . 17,17). Conforme nossa decisão somos levados a uma vida de fé, de confiança e de amor, ou pelo contrário relegado às trevas do mundo mau". Somos livres quanto às nossas escolhas, mas não somos livres das consequências dessa escolha.

  Fonte: As Escrituras Sagradas, a Bíblia
           Vocabulário de Teologia Bíblica - Ed. Vozes
            Imagem bíblica: a Bíblia Sagrada