quinta-feira, 13 de setembro de 2012

"Confessar tudo que nos faz menos que a integridade..."

Ao confessar, não justifique ou racionalize, confessa-os
   
                           Aceite o perdão amoroso de Deus e perdoa a si mesmo!

   Pecado - é tudo aquilo que deixa o homem aquém da imagem criada por Deus, é muito mais que a prática de um ato mau; pecado é ter relações distorcidas; é racionalização inteligente; é ser menos que a integridade; é romper-se a aliança com Deus. A racionalização e a justificação do ato, caracterizam falta de humildade em reconhecer as iniquidades,  o que denota o grande pecado do orgulho.

   Confessar tudo: "não somente os pecados evidentes da carne, mas também atitudes mentais, sentimentos hostis ainda não transformados em ação, sentimentos de culpa secretos, objetivos falsos e reações prejudiciais; os da omissão, as coisas que deixamos de fazer e que deveríamos ter feito. 
   "Confessando os pecados conhecidos, confessar agora os desconhecidos, aqueles sentimentos cuidadosamente enterrados, que não ousamos enfrentar quando ocorreram e então os reprimimos. Há centenas de coisas que racionalizamos sob o pretexto de que não podia ser de outro modo, ou porque todo o mundo faz o mesmo, ou outra evasiva inteligente qualquer, podemos convencer a nós mesmos no nível intelectual, mas não no nível emocional e espiritual. Deus conhece o seu, o meu coração.
    Diga a Deus como se sente: "se você sente hostilidade, fale de sua inveja ou ciúme, da ganância, cobiça em relação às pessoas e às coisas, sua falta de fé, sentimento de auto justiça, suas atitudes críticas que faz com que você julgue os outros e se justifique. Confesse seu sentimento de auto suficiência, que tem feito você confiar mais em si que em Deus. Conte as mentiras que você pregou ou os artifícios que você usou .... Não justifique ou racionalize, confesse-os.  Ele sabe tudo sobre você".
    "Na confissão, podemos estar certos de que a princípio, ou talvez por anos, atingiremos só a superfície. Os pecados mais profundos ficarão esquecidos ou ocultos. A pobreza de espírito, a maldade e a pequenez, a obstinação e o orgulho - estes nos enganarão, a não ser que iluminados e fortalecidos pelo Espírito Santo nos rendamos à misericórdia e o amor de Deus, confessando-os. Não deve haver racionalização, desculpas, reclamações de que os outros também eram culpados. E, não há razão para auto condenar e sim para achar a causa do problema. Ao confessar aceite o perdão amoroso de Deus e perdoa a si mesmo". 
   "Na confissão, contar os pecados e falhas dos outros  é perda de tempo. O nosso dever é  examinar a nossa culpa  e confessá-la", por menor que seja.
     "Devemos lutar sempre, mesmo sem ganhar, mesmo sem nunca alcançar a meta. A luta aqui nunca cessa, mas a cada passo da peregrinação terrena há um novo sentimento de paz e calma interior, o sentimento crescente de uma Presença trabalhando conosco e dentro de nós. Porque Deus opera em vós... Não estamos sós na luta, não somos condenados pelo nossos fracassos. Embora caiamos milhares de vezes, se nos levantarmos de novo e seguirmos Jesus Cristo, Luz que ilumina as nossas trevas, seremos aceitos e perdoados. Não há limite para seu amor e seu perdão".Jesus nos considera da mesma maneira, e ele é a manifestação de Deus. "Se me vistes, vistes também o  Pai", declarou. Reconhecer  nosso pecado e aprender a olhar com os olhos do coração em busca da misericórdia do Pai é buscar a salvação. "Detenha-se diante da Cruz!... Jesus é o único mediador entre os homens e Deus.     
   "Santo é aquele que peca menos e confessa mais e mais". A humildade é a característica principal do seu caráter; ele se rende à vontade de Deus. 
    Nunca é tempo de parar de confessar...e tenha a convicção de que Deus perdoa instantânea  e voluntariamente, e é por amor que Ele não nos condena. Mas é importante que a confissão seja completa e implacavelmente sincera. A sinceridade para com Deus é o primeiro passo absolutamente essencial. Sinceridade com Deus e consigo mesmo...

  Reflexão: "O pecado básico é a emoção, o sentimento, a atitude que induz à ação. Diga a Deus como se sente. Não justifique ou racionalize, confesse-os.  Ele sabe tudo sobre você. "Ao reconhecer diante de si mesmo e de Deus que tem sido culpado, do orgulho e o hábito de julgar, de se ter uma natureza rancorosa, de hostilidades, não se está dizendo que sua alma é a pior do que a dos outros e que merece ser condenado. Está se incluindo à raça humana e confessando de que não é melhor do que os outros que você condenou, e que precisa de perdão. "Não julgueis para não seres julgados, porque da mesma maneira que medires serás medido". Há certo orgulho sutil que nos impede de aceitar o perdão divino. Ao confessar aceite o perdão amoroso de Deus e perdoa a si mesmo".

Fonte:- As Escrituras, a Bíblia
            -Livro: A arte de compreender-se a si mesmo, Osborne Cecil G., Ed.: JUERP,  7a. ed.
            - imagem:- confiss %C3%A3o. jpg +1 - diegotales.blogspot.com

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Confessar os pecados e, arrepender-se...

                    "Não existe delito tão grande que não possa ser perdoado na confissão"
                                                                                                                                                                                                                                  "Não quero a morte do pecador, mas que ele se converta de sua conduta, e  viva" (Ez 11).  

     Confessar os pecados - "é a retratação por parte do próprio culpado que reconhece a responsabilidade individual ou social do ato que o colocou contra Deus e contra o próximo. A confissão dos próprios pecados é sempre o sinal de arrependimento e a condição normal do perdão".  
   Confissão ou Penitência é o sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo. O perdão dos pecados nos vem de Deus, de Jesus. Entretanto, Jesus antes de partir para o Pai deixou a seus ministros seu mandato: "a quem perdoardes os pecados, serão perdoados; e a quem não perdoardes os pecados, não os serão" (Jo 20,33). Quantas vezes? Sempre que o pecador de coração contrito e sincero confessar. Nenhum limite à misericórdia de Deus (cf. Mt 18,22).
  Todo homem é pecador e deve reconhecer como tal para ser purificado (1J  1,9s). Os judeus que vêm procurar João Batista confessam as suas faltas (Mt 3,6p). Pedro se reconhece pecador, indigno de aproximar de Jesus, (Lc 5,8). E Jesus descreve o arrependimento do filho pródigo que confessa sua condição de pecador (Lc 15,21). Zaqueu confessa, expressando em palavras suas faltas (Lc 19,8); o silêncio da pecadora adúltera que não se defende, ( Jo 8,9-11) é a condição do perdão que Jesus concede. 
 O reconhecimento de sua indignidade e a confissão dos lábios tem seu valor, com o arrependimento do coração". O Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém.
    "Aquele que confessa a sua fé no Deus que salva quanto aquele que confessa o seu pecado, acham-se ambos libertados do pecado pela fé ( Gl 3,22). Para eles se cumpre a palavra: "A tua fé te salvou" (Lc 7,50). 
     "Justificados, pois pela fé, temos a paz, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo". Por Ele é que temos acesso a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança de possuir um dia a glória de Deus. Sabemos que as tribulações produzem a paciência; a paciência prova a fidelidade, e a fidelidade comprovada produz a esperança. E a esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado", (Rm 5,1-5).
     "Confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos os outros para serdes curados". É o próprio Jesus que dá ordens aos seus sucessores para perdoar os pecados, assim como ele o fez. Depois de ter ressuscitado, apareceu aos Apóstolos e disse: "A paz esteja convosco, como o Pai me enviou assim também eu vos envio... recebereis o Espírito Santo; a quem perdoardes serão perdoados, àqueles a quem os retiverem, lhes serão retidos" (Tg 5,6).    A confissão sincera é um bálsamo para alma, a paz jorra do seu interior; é o abraço de Deus ao filho que volta; a ovelha que estava perdida é encontrada.   
                                                      
"Confessei o meu pecado, a minha maldade não encobri. Confessarei ao Senhor as minhas    transgressões, e tu perdoaste  a maldade do meu pecado" ( Sl 32,5).  

Reflexão: O orgulho dificulta o reconhecimento da natureza de pecador. "Quando dizemos que não temos pecados enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se reconhecemos os nossos pecados, (Deus aí está), fiel e justo para nos perdoar e para nos purificar de toda iniquidade (1Jo 1,8-9). Portanto, "Não ameis o mundo, nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. Porque tudo que há no mundo: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procedem do Pai, mas do mundo. O mundo passa com sua concupiscência, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente", ( 1Jo 2,15-17).

Fonte: As Sagradas Escrituras, a Bíblia
           VTB - Vocabulário de Teologia Bíblica - Ed. Vozes
           Imagens: confissão: celebração do amor que perdoa 

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Confissão de fé em Deus...

                                   A grandeza de Deus revela todo seu esplendor...
                                     "Deus meu Rochedo, minha Força e Salvação!

  Confissão de fé -  "É a proclamação da grandeza de Deus e de seus atos salvíficos, uma confissão pública e oficial de fé nele e na sua ação. Supõe em primeiro lugar uma atitude prática de abertura e de aceitação das suas iniciativas que reconhece ao mesmo tempo o seu pecado e a grandeza de Deus. É essa tomada de consciência que suscita a ação de graças, atos de louvor (Sl 22,23)."

  Confessar o Nome de Deus -" é a confissão de ação de graça e louvor sobre as obras de Deus, a descrição dos fatos: Javé (Deus) é Aquele "que fez Israel sair da terra do Egito" (Dt 6,12; 8,14...); o "Deus dos pais" (Ex, Dt, Cro) ; Aquele que "jurou dar (a terra) aos teus pais" ( Dt 1,8.35); detalha a história da Salvação, as promessas, a eleição, a aliança, as quais constam no Livro do Êxodo. Continua a exprimir-se em termos concretos: "meu Rochedo, minha Força, minha Salvação". Confessa que Deus é incomparável (Ex 15,11; Sl 18,22) na sua ação histórica.
    O judaísmo pré cristão é fiel a essa tradição que confessa diariamente a sua fé, afirma sua crença fundamental no Deus único que fez a aliança com Israel e cabe a nós também professar a fé a nossos filhos "Ouve, ó Israel! O senhor, nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus, de todo teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. Os mandamentos que hoje te dou serão gravados no teu coração.Tu inculcarás a teus filhos, e deles falarás seja sentado em tua casa, seja andando pelo caminho, ao te deitares e ao levantares" ( Dt. 6,4-7).

   Confessar a Jesus Cristo - "Se o ato do fiel continua essencialmente o mesmo, objeto de sua profissão de fé passa por uma verdadeira transformação. A grandeza de Deus se revela em todo seu esplendor: a libertação feita por Cristo que atinge toda a humanidade, ela destrói o pior inimigo do homem, aquele que minava por dentro, o pecado; uma salvação definitiva. Jesus é reconhecido como o único Salvador (At 4,12), Deus (Jo 20,28), Juíz do mundo futuro (At 10,42). Nesta adesão de fé àquele   que Deus dá ao mundo como Messias e Salvador, é o próprio Deus que se dirige à confissão do cristão".

  "Não basta que a palavra seja recebida e permaneça em nós (1J  2,14); ela deve ser confessada, a adesão  por oposição às negativas daquele que não crê na missão de Jesus (1J 2,22s); a proclamação pública, sendo necessária para se chegar a salvação (Rm 10,9s), desejável em todos os tempos (He 13,15) a tem por modelo a confissão que Jesus fez dando o testemunho da verdade (Jo 18,37;  1Tm 6,12s).Apesar da perseguição será preciso confessar a fé diante dos tribunais, como Pedro (At 4,20) até o martírio, como Estêvão ( At 7,56), sob pena de ser negado por Jesus diante do Pai (Mt 10,32s ; Mc 8,38), se se tiver preferido a glória humana à que vem de Deus (Jo 12,42). Os eleitos continuarão a confessar Deus e Jesus no céu (Ap 15,3s . 5,9) . Toda confissão autêntica é produzida em nós pelo Espírito de Deus (1Cor 12,3, 1J 4,2s), principalmente ante os tribunais da perseguição (Mt 10,20)".
  
Reflexão: "Se confessares com tua boca que Jesus é o Senhor e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dos mortos, será salvo. Pois quem crê de coração obtém a justiça, e quem confessa com a boca, a salvação. A Escritura diz: Quem nele crê não será confundido" ( Is 28,16). Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo ( Rm 10,9-13). A fé é condição para a salvação."

 Fonte: As Escrituras Sagradas, a Bíblia
           VTB, Vocabulário de Teologia Bíblica. Ed. Vozes.
            Imagem: o homem livre em Deus.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Confiança e fé em Deus

                                           Rezar é dialogar com Deus, com confiança...                       

                      "Os que põem a sua esperança no Senhor renovam as suas forças..." (Is 40,31)

 Confiança e fé em Deus- "Crer na palavra divina é optar entre duas sabedorias: ter confiança na de Deus e renunciar o parecer próprio. É por a confiança na onipotência e  na providência do Criador, pois tudo é obra Sua, no céu e na terra, (Gn 1,1; Sl 115,3.15).  Mas o homem e a mulher, havendo preferido confiar numa criatura, aprendem pela experiência que isso é confiar na mentira (Gn 3,4ss ; Ap 12,9) provam o fruto de sua vã confiança; sentem medo de Deus e vergonha um do outro; a fecundidade da mulher, e a do solo, passam a ser dolorosas; enfim experimentarão a morte" (Gn 3,7 - 10 , 16-19).
 
   "Defrontando com os encargos da vida e seus perigos, o homem precisa de apoio com quem possa contar, refúgios para se abrigar, superar o medo, a angústia e, perseverar, apesar das tribulações e ter esperança. Mas confiar em quem?!
    Deus convida a confiar só n'Ele para que se tenha o discernimento do bem e do mal.  É vão apoiar-se na riqueza, ( Pv 11,28; Sl 49,7s), na violência (Sl 62,11) nos poderosos... Insensato é o homem que se fia no parecer próprio ( Pv 28,26). "Desgraçado o homem que põe a sua confiança no homem. Feliz aquele que confia em Deus". Jesus lembra a necessidade da opção inicial que recusa qualquer outro senhor que não aquele cujo poder, sabedoria e amor paternal merecem confiança absoluta (Mt 6,24-34); longe de confiar na sua própria justiça ( Lc 18,9-14), é preciso buscar a justiça do Reino (Mt 5,20) que vem só de Deus e, não é acessível senão pela fé. Abraão confia até o sacrifício porque está seguro de que "Deus providenciará"...(Gn 22,8-14). Essa confiança inquebrantável, condição para a fidelidade a Deus.
 A oração humilde, quando apoiada na fé e na confiança em Deus, reconhece a onipotência e sua misericórdia que quer salvá-lo... vendo sua  condição de pecador, busca seu perdão e misericórdia;  percebe a ação maligna que desenvolve no mundo e que pretende dominá-lo... e busca refúgio e abrigo no Senhor. Abre-se ao dom de Deus como criança (Mc 10,15), orando ao Pai celeste com apelos confiantes, fica seguro de tudo obter, a proteção, a providência e a salvação. Pois, os que confiam e permanecem no amor terão, só eles terão plena segurança no Dia do julgamento e da vinda de Cristo, pois o perfeito amor desterra o temor (1J 2,28; 4,16ss). Saibam desde já, o fiel à sua vontade, Deus ouve e atende a sua oração, sua presente tristeza se mudará em alegria, uma alegria que ninguém poderá tirar, pois é a alegria do Filho de Deus.(Jo 16,20ss; 17,13).
      Reflexão: Fé e confiança andam juntas, são os elementos essenciais da perseverança. "Alegrai-vos no Senhor. Repito alegrai-vos!. Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo. Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossa preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. E a paz de Deus, que excede toda inteligência, haverá de guardar vossos pensamentos, em Cristo Jesus,( Fl 4,4 -7)".          

                                  
 Fonte: As Escrituras Sagradas, a Bíblia.
           VTB - Vocabulário de Teologia Bíblica - Ed. Vozes
           Imagens - de oração e confiança

sábado, 1 de setembro de 2012

Os obstáculos da rendição a Deus...

"Se você não se rende a Cristo, se rende ao caos!"
Render-se à graça, ao amor e a sabedoria de Deus é o melhor caminho...

  "Na civilização competitiva de hoje, somos ensinados a nunca desistir ou ceder. Se vencer é tudo, rendição é inconcebível, preferimos contar sobre as vitórias, sucessos, triunfos e conquistas. A palavra render-se sugere idéia de derrota e é utilizada quase sempre num contexto negativo, mas como vimos na página anterior que render-se a Deus é uma atitude dos fortes, dos inteligentes e sábios: é a essência da adoração, uma resposta ao maravilhoso amor e a misericórdia de Deus".

    Obstáculos que nos impedem à rendição a Deus: medo, orgulho e a falta de compreensão.Não percebemos o quanto Deus nos ama, queremos controlar nossa vida e não entendemos o significado da palavra rendição. Quanto mais compreendermos que Deus nos ama, mais fácil será nos render-se a Ele. O amor e a misericórdia são a essência do caráter de Deus.
 "A confiança é fator essencial para que você se renda. Você só irá se render a Deus e a Jesus Cristo se conhecê-los melhor. Conheça a Palavra divina e reconheça a onipotência e a misericórdia do Criador, que quer salvar a todos os homens(1Tm  2,4) e torná-los seus filhos adotivos em Jesus Cristo. Crer na palavra divina é optar e confiar na sabedoria de Deus, deixando de lado a sabedoria própria.
  O amor - a maior expressão desse amor é o sacrifício do Filho de Deus por você, por mim e por toda humanidade. Cristo morreu a nosso favor, para que tivéssemos a vida em Deus. Ele rendeu-se totalmente a Deus, por amor... Ele se preocupa com você, com cada detalhe de sua vida; ele perdoa você e tem bons planos para sua vida. Ele ama exatamente como você é; só não ama o pecado.
 O medo- impede que nos rendamos... Entregue ao Senhor todas as suas dificuldades de amar, de perdoar, peça perdão pelas suas iniquidades e confie no amor e na misericórdia de Deus e o medo desaparecerá então, experimentará a paz interior e se sentirá livre para ser conforme a vontade de Deus.  Confiar em Deus é essencial!
  O orgulho - não queremos admitir que que somos apenas criaturas e que não estamos no controle de nada. Esta é a mais antiga das tentações: "Sereis como Deus" (Gn 3,5). Essa necessidade de controle é a causa de tanto estresse na vida de todos. Não somos como Deus nem jamais seremos, somos apenas humanos. Aceitamos nossa humanidade intelectualmente, mas não emocionalmente. Quando confrontamos com nossas limitações reagimos com irritação, raiva e ressentimentos. Queremos ter tudo e fazer tudo; sermos os mais inteligentes, os mais fortes e mais talentosos... Perceber que outros receberam de Deus talentos que não temos, reagimos com inveja, ciúmes e autopiedade.
  Sua teimosia, seu orgulho obstinado e sua ambição são os grandes obstáculos ao amor de Deus na sua vida. Para muitas pessoas, o mais difícil é entregar a Deus sua ambição financeira, (o dinheiro). Elas pensam: "Quero viver para Deus, mas preciso ganhar dinheiro suficiente para viver comodamente e me aposentar algum dia". Aposentadoria não é objetivo de uma vida entregue a Deus, porque ela compete com Deus para ser o principal alvo de cuidado em sua vida. Jesus disse: "Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro (Mt 6,24), onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração, (Mt 6,21)".
   Render-se à vontade de Deus é um árduo trabalho, uma intensa guerra contra nossa natureza egoísta. É sair do comando de sua vida para que Deus vá a frente... Significa que muitas vezes fará o oposto do que deseja. Jesus disse: "Se as pessoas querem me seguir, elas precisam abrir mão de suas vontades..." (Lc 9,23).

  Reflexão: "Render-se a Deus não é a melhor maneira de viver, é a única maneira de viver; nada mais funciona.Todas as outras vias levam à frustração, decepção e autodestruição..." ( king James Version). Pessoas que confiam suas vidas a Deus têm a paz que o mundo não dá; são livres para decidirem em relação às imposições do mundo e experimentam o poder de Deus em suas vidas.

  Fonte: As Escrituras, a Bíblia
             Uma Vida Com Propósito,  Rick Warren - Ed. Vida
             imagem - quebrantamento -jpg +1